Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, março 20, 2009

Nelson Motta - Águias e abutres

O GLOBO
Por ironia do destino, o novo guardião da ética e do dinheiro público na Comissão de Infraestrutura do Senado é o ex-presidente Collor. Com seus olhos de águia, para uns, de doidão, para outros, ele diz que vai jogar duro e acabar com a moleza para a base aliada e o sindicalismo de resultados aparelharem o Estado, indicando corruptos e incompetentes para agências reguladoras e bons empregos em estatais.

É o que ele promete. Se já estivesse lá na época, certamente o comendador Zuanazzi, Denise Charuto e Jutahyzinho não teriam comandado a Anac. Nem as maracutaias de Zuleido Veras teriam prosperado.

Ninguém pode negar qualificação a Collor, que conhece a podridão do poder por dentro, para identificar e denunciar os esquemas criminosos que vampirizam as nossas obras públicas. Sem ironia.

Collor vai ficar de olho nesse pessoal do PMDB, que, além de roubar o dinheiro dos nossos impostos, faz questão de humilhar a nossa inteligência e tripudiar sobre a nossa honestidade. O truque deles agora é dizer que os seus indicadospara diretorias de estatais e de fundos de pensão são funcionários com não sei quantos anos de carreira, que pode significar apenas que é um péssimo funcionário e um corrupto há muitos anos, com a vantagem de conhecer a máquina por dentro e ter subordinados prontos para prestar serviço sujo aos políticos quadrilheiros.

Olho neles, Collor! É preciso alguém com aquilo roxo para dar um ippon na roubalheira e no aparelhamento do Estado. Com certeza as sabatinas dos indicados na Comissão de Infraestrutura terão uma audiência que raramente a TV Senado alcança. Todos vão estar de olho nos coitados que serão inquiridos por Collor, de dedo em riste e olho no olho: será impossível esconder a verdade dele, que é do ramo, sabe do que está falando.

Collor pode ser até meio louco, mas burro não é. Depois de tudo que lhe aconteceu, só um demente usaria a oportunidade para reforçar o caixa de futuras campanhas. É a sua última chance de mostrar que aprendeu alguma coisa com seus erros e desventuras.

Ele vai ser cruel, sua vingança será terrível. Vai nessa, Fernandão!

Arquivo do blog