Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 28, 2009

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Ciro vai para o tudo ou nada

Joel Silva
Duro na queda Mesmo que seu partido não queira, Ciro apoiará Aécio

Ciro Gomes já decidiu: se Aécio Neves for o candidato do PSDB à Presidência, terá seu apoio. A princípio, seu plano é trabalhar para ser o candidato a vice-presidente da chapa – e para isso precisa convencer Eduardo Campos, o "dono" do PSB e aliado de primeiríssima hora do PT, a aderir à empreitada. Mas, a alguns interlocutores, já avisou: estará na campanha de Aécio ainda que seu partido decida apoiar a candidatura da ministra Dilma Rousseff. Está tudo certo, a não ser por um detalhe: o favorito dos tucanos hoje é seu desafeto José Serra.

AVIAÇÃO

Guerra nos ares
Numa reunião com Lula, Dilma Rousseff e Guido Mantega, há duas semanas, Nelson Jobim reafirmou que, no fim de abril, a Anac vai liberar as tarifas aéreas internacionais. Ou seja, será extinto o piso mínimo dos preços das passagens – uma medida que a TAM quer barrar com todas as suas forças.

INTERNACIONAL

Marqueteando na América Central
Depois de levar Mauricio Funes à vitória na eleição presidencial em El Salvador, o marqueteiro de Lula, João Santana, recebeu convites para trabalhar em campanhas presidenciais em Honduras e na Guatemala.

Um exemplo saudável
Sarah Brown, mulher do primeiro-ministro inglês Gordon Brown, prometeu ao ministro José Gomes Temporão que citará o Brasil no discurso que fará, em maio, na Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde. O país servirá como bom exemplo no combate à mortalidade infantil e materna.

NEGÓCIOS

Celso Junior/AE
Rei do gado Duda Mendonça trocou a briga de galo pelas vaquejadas

Agora são vacas
Depois que decidiu se afastar das brigas de galo por problemas com a Polícia Federal, Duda Mendonça passou a se dedicar às vaquejadas. Ele montou uma equipe – isso mesmo, como as de Fórmula 1 –, chamada Haras LM, que viaja o Brasil participando de torneios. A empreitada já é um exemplo de profissionalismo: a equipe lidera o ranking nacional da modalidade.

ECONOMIA

Invasão brasileira
Nesta segunda e terça-feira, o primeiro time mundial de executivos da ABInBev reúne-se em Saint Louis para uma convenção anual – a primeira depois que a InBev comprou a Anheuser-Busch. Na cidade americana em que a dona da Budweiser foi criada no século XIX, estarão os comandantes das seis regiões onde a maior cervejaria do mundo atua. É uma brasileirada só: cinco das seis regiões, que equivalem a continentes, são comandadas por brasileiros.

EDUCAÇÃO

Ordem na classe
Com Paulo Renato na Secretaria de Educação de São Paulo, José Serra pretende acalmar os professores, uma das categorias mais rebeldes do funcionalismo público do estado. A ex-secretária Maria Helena Guimarães, que angariou a antipatia da classe, não entra em ocaso. Ao contrário, continuará apitando no destino das escolas como assessora de Paulo Renato e ainda ganhará tempo livre para construir sua eventual candidatura a deputada federal em 2010.

CÂMARA

Fraude estancada
A Medida Provisória 451, que pode ser votada ainda nesta semana na Câmara, fecha a porta para uma fraude no seguro obrigatório de veículos, o DPVAT. Vários hospitais, além de receberem pelo SUS, pediam que o paciente transferisse para eles o reembolso de seu seguro do DPVAT, de até 2 700 reais. Os cinco maiores hospitais beneficiados – três deles de Curitiba – receberam juntos mais de 16 milhões de reais.

Lobby contra
Surpreendentemente, um grupo de deputados, capitaneado pelo peemedebista Andre Zacharow, vem se esforçando para impedir a aprovação da mudança. Zacharow preside a mantenedora do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, o segundo mais bem aquinhoado com o DPVAT no país. Só em 2008, o hospital recebeu 3,96 milhões de reais do seguro.

LIVROS

Chip East/Reuters
Nouriel Roubini Livro será lançado ao mesmo tempo nos EUA e no Brasil


O "Doutor Apocalipse"

A Intrínseca acaba de adquirir os direitos de publicação do próximo livro de Nouriel Roubini – o economista que ficou com a fama, injustificada, de ter sido o único a prever a crise atual. A editora pagou 25 000 dólares pela obra, que sai dentro de um ano simultaneamente nos EUA e no Brasil e tem o título provisório de Beyond Voodoo Finance (Além das Finanças Vodus).

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog