Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br
Ciro vai para o tudo ou nada
Ciro Gomes já decidiu: se Aécio Neves for o candidato do PSDB à Presidência, terá seu apoio. A princípio, seu plano é trabalhar para ser o candidato a vice-presidente da chapa – e para isso precisa convencer Eduardo Campos, o "dono" do PSB e aliado de primeiríssima hora do PT, a aderir à empreitada. Mas, a alguns interlocutores, já avisou: estará na campanha de Aécio ainda que seu partido decida apoiar a candidatura da ministra Dilma Rousseff. Está tudo certo, a não ser por um detalhe: o favorito dos tucanos hoje é seu desafeto José Serra. |
• AVIAÇÃO
Guerra nos ares
Numa reunião com Lula, Dilma Rousseff e Guido Mantega, há duas semanas, Nelson Jobim reafirmou que, no fim de abril, a Anac vai liberar as tarifas aéreas internacionais. Ou seja, será extinto o piso mínimo dos preços das passagens – uma medida que a TAM quer barrar com todas as suas forças.
• INTERNACIONAL
Marqueteando na América Central
Depois de levar Mauricio Funes à vitória na eleição presidencial em El Salvador, o marqueteiro de Lula, João Santana, recebeu convites para trabalhar em campanhas presidenciais em Honduras e na Guatemala.
Um exemplo saudável
Sarah Brown, mulher do primeiro-ministro inglês Gordon Brown, prometeu ao ministro José Gomes Temporão que citará o Brasil no discurso que fará, em maio, na Assembleia-Geral da Organização Mundial de Saúde. O país servirá como bom exemplo no combate à mortalidade infantil e materna.
• NEGÓCIOS
Celso Junior/AE |
Rei do gado Duda Mendonça trocou a briga de galo pelas vaquejadas |
Agora são vacas
Depois que decidiu se afastar das brigas de galo por problemas com a Polícia Federal, Duda Mendonça passou a se dedicar às vaquejadas. Ele montou uma equipe – isso mesmo, como as de Fórmula 1 –, chamada Haras LM, que viaja o Brasil participando de torneios. A empreitada já é um exemplo de profissionalismo: a equipe lidera o ranking nacional da modalidade.
• ECONOMIA
Invasão brasileira
Nesta segunda e terça-feira, o primeiro time mundial de executivos da ABInBev reúne-se em Saint Louis para uma convenção anual – a primeira depois que a InBev comprou a Anheuser-Busch. Na cidade americana em que a dona da Budweiser foi criada no século XIX, estarão os comandantes das seis regiões onde a maior cervejaria do mundo atua. É uma brasileirada só: cinco das seis regiões, que equivalem a continentes, são comandadas por brasileiros.
• EDUCAÇÃO
Ordem na classe
Com Paulo Renato na Secretaria de Educação de São Paulo, José Serra pretende acalmar os professores, uma das categorias mais rebeldes do funcionalismo público do estado. A ex-secretária Maria Helena Guimarães, que angariou a antipatia da classe, não entra em ocaso. Ao contrário, continuará apitando no destino das escolas como assessora de Paulo Renato e ainda ganhará tempo livre para construir sua eventual candidatura a deputada federal em 2010.
• CÂMARA
Fraude estancada
A Medida Provisória 451, que pode ser votada ainda nesta semana na Câmara, fecha a porta para uma fraude no seguro obrigatório de veículos, o DPVAT. Vários hospitais, além de receberem pelo SUS, pediam que o paciente transferisse para eles o reembolso de seu seguro do DPVAT, de até 2 700 reais. Os cinco maiores hospitais beneficiados – três deles de Curitiba – receberam juntos mais de 16 milhões de reais.
Lobby contra
Surpreendentemente, um grupo de deputados, capitaneado pelo peemedebista Andre Zacharow, vem se esforçando para impedir a aprovação da mudança. Zacharow preside a mantenedora do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, o segundo mais bem aquinhoado com o DPVAT no país. Só em 2008, o hospital recebeu 3,96 milhões de reais do seguro.
• LIVROS
Chip East/Reuters |
Nouriel Roubini Livro será lançado ao mesmo tempo nos EUA e no Brasil |
O "Doutor Apocalipse"
A Intrínseca acaba de adquirir os direitos de publicação do próximo livro de Nouriel Roubini – o economista que ficou com a fama, injustificada, de ter sido o único a prever a crise atual. A editora pagou 25 000 dólares pela obra, que sai dentro de um ano simultaneamente nos EUA e no Brasil e tem o título provisório de Beyond Voodoo Finance (Além das Finanças Vodus).
Com Paulo Celso Pereira