Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 21, 2009

Panorama Radar

VEJA

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Diferenças dentro do Salão Oval

Pablo Martinez/AP

Os presidentes
Obama e Lula: gracejos, piadas e sapatos brilhantes

No primeiro encontro de Lula e Obama, apareceram diferenças entre os dois presidentes, quando deram entrevista no Salão Oval da Casa Branca. Eis algumas:

• Enquanto Lula fala, Obama olha-o fixamente. Quando Obama fala, Lula olha para o teto, a plateia, o chão, o tradutor – para qualquer coisa, menos para o interlocutor.

• Obama entende algumas palavras em português, anuindo com a cabeça antes que o tradutor entre em ação. Ou finge entender. Lula não pesca nada de inglês. Ou finge não pescar.

• Lula e Obama gostam de descontrair o ambiente. Lula expressa sua informalidade em gracejos e piadas. Obama acompanha, mas sua descontração está na linguagem corporal.

• Atenção, atenção, itamaratecas de punhos de renda: os sapatos pretos de Obama brilhavam mais que os sapatos pretos de Lula.

Petróleo

Marcelo Sayão/EFE

No mar
Plataforma da Petrobras: convite

O Brasil na Opep?
Parece brincadeira, mas não é: na quinta-feira passada, o Brasil foi convidado oficialmente a integrar a lendária Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep, pela Arábia Saudita, Catar, Venezuela e Irã. O convite foi feito diretamente ao ministro Edison Lobão, que participava de um encontro da organização, em Viena. O mais provável é que o Brasil agradeça e recuse. Segundo Lobão disse a um interlocutor, é preciso que haja mais excedente na produção de petróleo do país para pensar nisso. Do contrário, haveria o risco de, numa crise, a Opep determinar aos seus associados uma redução da produção, e o Brasil acabaria tendo de importar petróleo.

PT

"Gilbertinho fica"...
Num jantar há duas semanas com governadores petistas, Lula descartou a possibilidade de seu faz-tudo, Gilberto Carvalho, deixar o Planalto para ser o novo presidente do PT. "Vocês vão ter de arranjar outro. O Gilbertinho vai ficar aqui para ajudar o começo do governo Dilma", disse Lula, num acesso de otimismo pré-queda de popularidade verificada nas últimas pesquisas.

...e Berzoini também
O barco do PT navega em direção à reeleição de Ricardo Berzoini à presidência do partido.

Eleições 2010

Cenário estrelado
No mesmo jantar descrito anteriormente, um governador ficou impressionado ao ver como o otimismo de Lula resiste, mesmo numa conversa a sós. Lula até admite que a eleição será difícil, que a crise vai atrapalhar, mas não fala da hipótese da derrota. Para Lula, "(José) Serra sai de São Paulo com uma grande vantagem, mas o Nordeste vai inteiro para a Dilma". Por ter nascido em Minas Gerais e feito carreira no Rio Grande do Sul, Dilma teria boa votação nos dois estados, ainda segundo Lula, que conta com Sérgio Cabral para levar os eleitores fluminenses para a sua ministra.

Descrença de Lula
Em nenhuma das suas avaliações Lula citou a possibilidade de Aécio Neves vir a ser o candidato do PSDB.

Futebol

André Mourão/AGIF

Gol contra
Kléberson: depósito na Suíça


Uma jogada misteriosa

Foi descoberto um depósito nebuloso que interessa à torcida do Flamengo e, mais do que isso, à Receita Federal: quem é o titular da conta bancária de número 680442040811 da agência do Barclays Bank, em Genebra? O Flamengo depositou ali 647 000 reais, em dezembro de 2007, a título de comissão pela negociação do meia Kléberson. O problema é que o único documento de comprovação não identifica os beneficiários. Fala apenas em uma empresa, a Deporte Marketing Ltd, que não existe oficialmente no endereço citado, em Londres. A Deporte também não é credenciada junto à Fifa para intermediar jogadores. E, ainda que fosse, Kléberson já era dono do próprio passe quando foi comprado. Não havia, portanto, necessidade do pagamento de comissão.

Com Paulo Celso Pereira
Colaborou Ronaldo França

Arquivo do blog