Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 07, 2009

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Eleições 2010

Candidata perfeita
Recentemente, Lula definiu para um ex-ministro seu a candidatura Dilma Rousseff: "Ela é perfeita. É boa para ganhar e boa para perder".

Governo

São Paulo está quebrado
Mudança de última hora nos planos de Lula para a festa que, no dia 1º de maio, marcará o início da exploração de petróleo do pré-sal, no campo de Tupi. O plano inicial previa que Lula, ministros e uma montanha de convidados fossem até Tupi, que fica a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no porta-aviões São Paulo. Só que o porta-aviões está quebrado. A solução: Lula vai de helicóptero até Tupi e a equipe de comunicação do governo o filma dando a largada no pré-sal. Depois, participa de uma grande festa em terra firme, no Rio de Janeiro.

A "Dilma" do Aécio

Renato Cobucci
O preferido Anastasia e Aécio: o "gerentão" sobe

Assim como Lula sacou Dilma Rousseff do bolso do colete e a fez candidata, Aécio Neves tem um nome para suceder-lhe com um perfil parecido com o da chefe da Casa Civil: um técnico, com domínio da máquina governamental e não testado nas urnas. É o vice-governador de Minas, Antonio Anastasia, que é também o coordenador do "choque de gestão", uma das pedras de toque do governo Aécio. Anastasia, aliás, é elogiado até por José Serra. Assim como Lula fez com Dilma, Aécio começa a levar o seu "gerentão" às inaugurações para torná-lo conhecido.

Câmara

Herança pesada
Novo corregedor da Câmara, ACM Neto herdou uma bomba-relógio: o cofre da corregedoria, com cerca de trinta denúncias contra parlamentares. Todos os pedidos de investigação estão devidamente intocados e empoeirados. Na próxima reunião da Mesa Diretora, ACM Neto apresentará um projeto permitindo que seja dada transparência às denúncias, hoje obrigatoriamente guardadas a sete chaves.

Senado

Pragmático Lula: "Desiste, Ideli, desiste".
Ela não desistiu

Lula, o pragmático
Na véspera da entronização de Collor na presidência da Comissão de Infraestrutura do Senado, Lula pediu a Ideli Salvatti que desistisse de disputar o posto com o ex-presidente. Foi na terça-feira, durante o almoço do qual participou com os empresários do setor de seguros.

Brasil

PF investiga fraude
A Polícia Federal planeja fazer uma diligência nos próximos dias no Instituto Bio-Manguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os policiais estão investigando diretores da estatal, a principal fornecedora de vacinas para o Ministério da Saúde. A suspeita é de fraude em licitações.

Dilma é contra
Sérgio Cabral andou acusando a diretora da Anac, Solange Vieira, de querer atrapalhar a privatização do Galeão. Talvez ele esteja batendo na pessoa errada: Dilma Rousseff não está convencida de que os aeroportos devam ser desestatizados.

Veículos

Duas rodas com álcool
A Honda reunirá na segunda-feira, em Brasília, concessionários do país inteiro para apresentar um lançamento que vinha sendo mantido em segredo: o primeiro modelo de moto movida a álcool e a gasolina.

Televisão

O portal da Record
A Record está criando um megaportal de notícias. O objetivo é competir com o G1, da Globo. Será lançado no segundo semestre e terá vídeos da Record, da Record News e material próprio. Internamente, está sendo vendido como o maior investimento da emissora em 2009.

Futebol

O mais querido
Uma pesquisa inédita da TNS Sport realizada em todo o Brasil no fim de fevereiro revelou que, mesmo sem ter entrado em campo, Ronaldo já era o jogador mais querido para 30,4% dos corintianos. A pesquisa ouviu 8 018 pessoas. O goleiro Felipe, que era o predileto dos corintianos, tem
13,5% da preferência. Agora que o Fenômeno começa a entrar em campo, esse porcentual sobe ou desce? Façam suas apostas.

Dinheiro de emergente
Depois de ser procurada pelo inglês Manchester United, a Petrobras recebeu proposta de outro gigante do futebol na sexta-feira passada.
O Real Madrid, o clube mais rico do mundo, quer conversar com a estatal sobre um possível patrocínio ao clube. Quem diria, os gigantes europeus estão em busca de uma grana dos emergentes.

Claudio Reis

Indenização Xuxa: TST
deu ganho de causa ao seu ex-guarda-costas

Gente

Silvão versus Xuxa
Xuxa acaba de receber uma péssima notícia. O TST deu ganho de causa a Antônio da Silva, o Silvão, seu ex-guarda-costas, que trabalhou durante quase sete anos ao seu lado. Na ação, que se arrasta há quinze anos, Silvão alegou que Xuxa não pagou horas extras nem adicionais por viagens ao exterior, pelo trabalho à noite e nos fins de semana. Junto ao processo, anexou uma série de fotos em que aparece carregando a apresentadora, protegendo-a de fãs e acompanhando-a a eventos sociais, inclusive com o ex-presidente Carlos Menem. Há seis anos, a Justiça calculava o montante devido em 1,1 milhão de reais.

Arquivo do blog