Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 01, 2008

VEJA Recomenda



TELEVISÃO

Divulgação
Generation Kill: a Guerra do Iraque vista pelo prisma dos jovens no front

GENERATION KILL (Estados Unidos, 2008. Estréia nesta segunda-feira, às 21h, na HBO)

• Em 2003, enquanto se espera o sinal verde do governo dos Estados Unidos para a invasão do Iraque, o tédio num batalhão de marines é quebrado por duas bombas. Uma delas é o boato que dá conta da morte da cantora Jennifer Lopez. A outra é a chegada inesperada (e surreal) de um comboio da Pizza Hut à base, no meio do deserto. As situações ilustram do que trata Generation Kill. Baseada no relato de Evan Wright, repórter da revista Rolling Stone que cobriu a invasão "incrustado" nas Forças americanas, a minissérie capta o conflito pelo prisma da soldadesca – jovens que ouvem hip hop, jogam videogame e estão ali para matar "bad guys". À medida que avançam pelas cidades iraquianas, tem-se uma visão realista do mergulho dessa geração no caos da guerra. Roteirizada por David Simon e Ed Burns, Generation Kill tem a ironia e a crueza que fazem do cartão de visita da dupla, The Wire, uma série excepcional.

Divulgação
George, o Curioso: macaco de
fama mundial nascido no Rio


GEORGE, O CURIOSO
(estréia nesta segunda-feira, às 13h30, no Discovery Kids)

Nos anos 30, os judeus alemães Margret e H.A. Rey refugiaram-se no Rio de Janeiro para escapar à perseguição nazista. Eles se conheceram e se apaixonaram na cidade – e, também por aqui, criaram o personagem que lhes deu fama. Os primeiros esboços do macaco George, o Curioso, foram inspirados nos dois sagüis que o casal possuía em sua residência carioca. Depois de voltarem à Europa (e quase caírem nas mãos das tropas de Adolf Hitler em Paris, de onde fugiram de bicicleta), George finalmente ganhou o mundo. Desde os anos 40, seus livros venderam 30 milhões de cópias e foram traduzidos em catorze línguas. Em 2006, ele deu mote a um longa-metragem de sucesso – e ainda ao desenho de teor educativo que agora chega à TV brasileira. Nas aventuras de George, as crianças (em especial, as de 4 a 6 anos) se divertem enquanto aprendem noções de matemática e ciências.

DVD

MARTHA ARGERICH: CONVERSA NOTURNA (França/Alemanha/Suíça, 2003. Biscoito Fino)

A argentina Martha Argerich é uma pianista exemplar – e um ser humano excêntrico. Desmarca recitais e foge de entrevistas com o mesmo desembaraço com que se entrega às obras de Chopin, Liszt e Schumann. Portanto, não é de admirar que o suíço Georges Gachot tenha demorado quase vinte anos para concluir este documentário. Mas a espera valeu a pena. Trata-se de um retrato revelador. Num certo momento, Martha conta que tem uma relação pessoal com os compositores – evita tocar Liszt e Chopin na mesma récita porque este último, morto em 1849, ficaria "enciumado". Os extras incluem belos concertos da artista. O único deslize fica por conta dos erros de grafia das legendas.

LIVRO

ÁRVORE DE FUMAÇA, de Denis Johnson (tradução de Luiz Araújo; Companhia das Letras; 656 páginas; 69 reais)

Vencedor do National Book Award, um dos principais prêmios literários dos Estados Unidos, este romance é uma espécie de reedição atualizada de Apocalypse Now. A história também se passa principalmente no Vietnã dos anos 60 (com ecos da atual Guerra do Iraque). Skip Sands é um jovem agente dos serviços de inteligência que atua no Vietnã – e, aos poucos, aprende a desconfiar de tudo e de todos. Ao lado da história de Skip – e de seu tio e mentor, o coronel Francis Sand –, o romance enreda várias trajetórias de soldados que se perdem no Vietnã, num painel da tragédia da guerra.

DISCO

B.B. King: depois de dez anos, o virtuose do blues finalmente lança um CD de lavar a alma

ONE KIND FAVOR, B.B. King (Universal)

Fazia pelo menos dez anos que o americano B.B. King devia um disco como One Kind Favor. Os últimos CDs do bluesman tinham repertório fraco e sonoridade artificial – até Lucille, sua guitarra famosa, soava como um instrumento qualquer. O novo álbum foi produzido por T Bone Burnett, que trabalhou com Robert Plant e Cassandra Wilson, e a banda que o acompanha também é de primeira. King acertou ainda no repertório, que traz três canções de Lonnie Johnson, um de seus maiores ídolos (a melhor delas é Backwater Blues), além de See that My Grave Is Kept Clean, um lindo blues de Blind Lemon Jefferson.

Cinemateca VEJA

Nada é mais lembrado em Instinto Selvagem, que a Cinemateca VEJA lança nesta semana no país (menos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro), do que aquela cruzada de pernas de Sharon Stone. Mas justiça seja feita: a parceria entre o diretor holandês Paul Verhoeven e o roteirista húngaro Joe Eszterhas é dessas conjunções perfeitas que só o acaso é capaz de produzir. Michael Douglas é o detetive que busca identificar o autor de um assassinato; as pistas apontam para Sharon, uma escritora de livros policiais; mas calha de ela ser uma dessas mulheres de irresistível poder de sedução. Ou seja, essa é uma investigação que vai trilhar caminhos inesperados – assim como o filme.

Nesta semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro: Fale com Ela, a inusitada obra-prima do diretor espanhol Pedro Almodóvar.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2179 (Grande São Paulo) ou 0800-775-2979 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

Publicidade



Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Curitiba; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Saraiva, Siciliano; Campinas: Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; João Pessoa: Siciliano; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Manaus: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Porto Alegre: Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Porto Seguro: Laselva; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano; Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Teresina: Laselva; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog