Entrevista:O Estado inteligente

domingo, novembro 09, 2008

JOÃO UBALDO - Itaparica se moderniza

O GLOBO

Sei que, depois de todo o rebuliço em torno das eleições americanas, agora vocês mal podem esperar as novidades lá da ilha. Por favor não briguem para ver quem lê primeiro. Reconheço que trago notícias extraordinárias, mas não vamos brigar no domingo, já basta o resto da semana. E já basta o que tem rolado ultimamente lá em Itaparica. No cemitério onde jaz o coronel Ubaldo, meu avô, ele já deve ter ganho o apelido de Carrapeta, de tanto que há de estar rolando na tumba.

Os mais velhos se benzem e se preparam para o fim do mundo, enquanto outros opinam que ele já chegou.

Meu avô costumava ficar indignado com quem não acreditava que em Itaparica não se fechava porta ou janela e nem se trancava porta ou janela, fosse noite, fosse dia, porque não tinha ladrão, a não ser os de galinha, mas, como todo mundo sabe, ladrão de galinha não vale. (Reconheço nesta ressalva interesse próprio, pois, caso roubar galinha valesse, eu seria forçado a confessar não ser de todo inocente em vários casos rumorosos nessa área — maus passos da juventude, sei que vocês entendem.) Um ou outro podia usar tranca ou chave, mas por motivos diferentes, tais como na natural reserva da conjunção carnal ou no exercício do anticorneamento preventivo, com um dinheirinho malocado no colchão ou com vergonha de desmazelo doméstico, razões, entre muitas outras, encontradiças em qualquer lugar e naturais à humana condição.

Ser destacado para servir na polícia de Itaparica era visto como adiantamento de aposentadoria, ou prêmio por longa conduta incriticável, na carreira. Justiça seja feita, conheci vários delegados que faziam muita força para trabalhar, até inventando proibições tiradas das cabeças deles, mas acho que logo a famosa radioatividade da ilha os pegava de jeito, conduzindo a nova vítima ao destino de todos os que contamina, ou seja, uma moleza que impede cruelmente qualquer tipo de trabalho. Todo itaparicano que trabalha, inclusive eu, é um herói, porque vence a tremenda pressão da radioatividade. É por isso que o visitante desinformado não entende por que vê tantas mulheres trabalhando, enquanto os homens jogam dominó ou trocam idéias em desapressadas conversações. É que até nisso as mulheres levam vantagem sobre os homens, nelas a radioatividade raramente pega. E aí, felizardas, podem trabalhar à vontade, enquanto os homens, pobres doentes, sofrem o vexame de serem injustamente chamados de preguiçosos.

Pois hoje tudo mudou, estamos em perfeita sintonia com o resto do país.

Deveremos em breve ocupar um lugar de destaque no ranking de assaltos, furtos e arrombamentos, talvez à frente de algumas grandes capitais.

Assim que cheguei, fui informado de que minha casa tinha sido incluída na longa lista das arrombadas por semana, que não andasse sozinho em algumas áreas, especialmente à noite, procurasse não desfilar bestamente com meu notebook a tiracolo e escondesse dinheiro e cartões em locais secretos.

E não era só isso. Não é necessário que o morador esteja ausente, para que a casa seja invadida. Sublinhando o que já disse sobre como nada ficamos a dever aos grandes centros, os ladrões usam armas de calibre grosso, não é brincadeirinha de amador, não. Como acontece, por exemplo, no Rio, acho que não conversei com ninguém na ilha que não tivesse pelo menos um assalto, próprio, com parente ou com amigo, para relatar.

Se tem polícia para cuidar da segurança? Tem, tem. Tem uma polícia com dois carros para uma ilha de 290km2, o que certamente obedece a normas internacionais. Os carros é que estão com um problema. Como seus similares em toda parte, se recusam a funcionar sem gasolina. Foi essa a razão para o que sucedeu a uma recente assaltada que, enquanto o ladrão ainda lhe saqueava a casa, conseguiu falar com a polícia. Sim, era a polícia, sim, em que podia servirlhe? Ah, um ladrão. "Isso é um absurdo, minha senhora, a senhora pode contar com toda a solidariedade", esclareceu o bem-educado policial.

"Lamentavelmente, não temos gasolina nos carros e receio que só podemos desejar à senhora que tenha um bom assalto. E, de manhã, estando viva, compareça à delegacia para dar queixa, passar bem." Não creio que tenham sido essas as palavras que o policial usou, mas foi o que ele disse: a mulher roubada que se virasse, porque não tinha gasolina no carro. Ou seja, não tem polícia nenhuma na cidade e já surgem várias hipóteses sobre o que está ocorrendo, inclusive uma que considero paranóica, mas interessante. Itaparica faria parte de um novo plano de segurança do governo, para criar Centros de Concentração de Criminosos (os famosos Cecezões, com sede em Brasília) e Itaparica teria sido contemplada com essa condição. O plano é fazer com que todos os não-criminosos deixem a ilha, que assim será povoada exclusivamente por bandidos e depois severamente isolada pelo governo, que, num experimento sem precedentes, botaria lá os assaltantes assaltando uns aos outros e deixando o resto da sociedade em paz.

Bem, não sei, acho isso um delírio.

Sou um homem realista e fui lá para mandar botar grades de ferro em minha casa. Sina é sina: nasci no paraíso, morrerei atrás das grades. Não há o que discutir, até porque pode não ser nada disso, pode ser apenas um projeto do governo estadual, que é do PT e está lá para desenvolver, para estimular a pequena indústria metalúrgica, com a feliz coincidência de que é a metalurgia onde tudo indica que o presidente da República efetivamente trabalhou, enquanto não pôde evitar essa vicissitude. Bem, não sei o que é, a mim só cabe mandar botar as grades. E, por enquanto, aconselhar aos que queiram visitar a ilha com a qual estão agora acabando, que façam um treinamentozinho preliminar no Morro do Alemão.

Arquivo do blog