Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 13, 2008

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Uma reforma de 70 milhões de reais

Fotos Ana Araujo e Lula Marques/Folha Imagem
Novo em folha
Lula quer reinaugurar o Planalto no cinqüentenário de Brasília

Foram orçadas pelo governo em 70 milhões de reais a reforma e a restauração do Palácio do Planalto. Até o fim do mês, será lançada uma licitação para escolher a empresa que tocará a obra – para o projeto já foi contratado Oscar Niemeyer. Vai ser uma obra longa. A previsão é que Lula deixe o palácio em dezembro e só retorne em abril de 2010. As 600 pessoas que trabalham no Planalto se dividirão em dois grupos. Um de elite, que incluirá Lula e passará a despachar no Centro Cultural do Banco do Brasil. Outro irá para o Palácio do Buriti, onde Lula também terá um gabinete.

PT

Te cuida, Tarso Genro
José Dirceu decidiu voltar à vida partidária com força total em 2009. Vai disputar poder dentro do PT.

Pecado mortal
A propósito de Dirceu, na semana passada ele comentou com um interlocutor: "Me acusam de tudo, só falta dizerem que eu indiquei o Dunga para a seleção".

Luta de classes
Duda Mendonça aconselhou Marcelo Crivella a desistir de tentar ganhar votos da classe média carioca. A palavra de ordem é jogar o foco no eleitor pobre. E tentar colar em Eduardo Paes, candidato de Sérgio Cabral, a pecha de "candidato dos ricos".

Eleições 2008

André Valentin

Mão fechada
Eike Batista ficou mais rico e mais seletivo

Eike, o doador
Eike Batista, que costuma ser pródigo doador para campanhas majoritárias, resolveu fechar a mão. Restringirá sua contribuição a três candidatos: Eduardo Paes e Fernando Gabeira, no Rio de Janeiro, e Marcio Lacerda, em Belo Horizonte. Em 2006, Eike foi o maior doador pessoa física. Fez contribuições de 4,5 milhões de reais.

Eleições 2010

FHC cético
FHC tem dito aos mais próximos que não considera definitiva a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. Para FHC, a ministra ainda é apenas uma aposta de Lula.

Uma penca de vices
Cresce visivelmente a lista de possíveis candidatos do PMDB a vice-presidente numa chapa com Dilma Rousseff. No partido, discutem-se os nomes de Sérgio Cabral, Geddel Vieira Lima, Edison Lobão e até Garibaldi Alves. Por enquanto.

Brasil

A volta do carequinha
O "publicitário" Marcos Valério está de ocupação nova: presta consultoria para a Petrópolis, dona da marca Itaipava e de 9,3% do mercado nacional de cerveja.

PMDB

Dobradinha
Está tudo acertado: se Michel Temer se eleger presidente da Câmara em fevereiro de 2009, Eunício Oliveira o substituirá na presidência do PMDB.

Governo

Marca registrada
Na quarta-feira, voltando de uma viagem a Manaus, Lula disse a Edison Lobão e Dilma Rousseff que, quando estiver perto de concluir seu mandato, vai registrar em cartório as obras que planejou e iniciou. Não quer que elas fiquem nacabadas.

Grampo

A polícia do Tarso
Yeda Crusius revelou a um interlocutor na semana passada que certa vez, já como governadora, pediu uma varredura em seu gabinete. Três agentes da Polícia Federal apareceram para a inspeção e disseram nada ter encontrado. Foi a deixa para ela brincar com um assessor: "Bem, se já não estava grampeada, acabei de ser". Yeda considera a PF do Rio Grande do Sul um feudo que age sob forte influência de Tarso Genro, seu adversário político.

Economia

O gigante de papel
A rearrumação societária por que passa a Aracruz está perto de se resolver. A Votorantim e o Safra dividirão o controle da gigante do papel e celulose. A Suzano, que chegou a negociar seu ingresso no negócio, está fora.

Aviação

Nova aliança
A TAM anuncia em breve seu ingresso na Star Alliance, que durante anos teve a Varig como sua representante no Brasil.

Telecomunicações

Apetite italiano
A TIM e a Intelig estão namorando firme: os italianos fizeram oferta pela empresa hoje comandada por Nelson Tanure.

Consumo

Troca de sabor
Sem alarde, mas após uma longa negociação, a Coca-Cola conseguiu que o McDonald’s mudasse de guaraná: depois de quase trinta anos vendendo o Antarctica, trocou-o pelo Kuat, fabricado pela Coca.

Futebol

Lembrança zero
As empresas pagam quantias milionárias para ter seu nome nas camisas dos clubes. A Petrobras, por exemplo, gasta 16,2 milhões de reais por ano com o Flamengo. Como medir o resultado dessa exposição? De várias maneiras. Uma delas: a TNS Sport entrevistou 7 001 torcedores de catorze estados, em junho. E perguntou se eles se lembravam do que estava estampado na camisa do Flamengo, o clube mais popular do país. Na ocasião, aparecia escrito na frente e nas costas: BR/Cartão Petrobras. Sabe quantos entrevistados deram a resposta certa? Nenhum. Do total, 41,3% não se lembravam de nada e 29,7% acertaram pela metade e disseram BR. Do Cartão, ninguém fez uma mísera referência.

Tecnologia

Quase chegando
Está tudo pronto para o lançamento do iPhone 3G no Brasil no fim do mês. A Apple vem comandando todo o processo e planeja fazer o anúncio oficial da data de lançamento nos próximos dias. E quanto vai custar o aparelho que será vendido pela Vivo e pela Claro? O preço médio será de 1 500 reais – o valor variará de acordo com o plano de cada cliente. É caro. Nos EUA, o modelo com 8 GB de memória custa 199 dólares.

Grampolândia

Andre Dusek/AE

Temor justificado
Gilmar Mendes: todo o cuidado é pouco

Cortinas fechadas
Senadores que freqüentam o gabinete do presidente do Supremo notaram uma mudança substancial desde que Gilmar Mendes assumiu. Vítima permanente de espionagem, Gilmar mantém as cortinas, escuras, permanentemente fechadas. Seus antecessores as mantinham sempre abertas.

Jatos

Dassault Aviation/AP

Céu azul
Um Falcon 7X igual a esse vai decolar com Abilio Diniz

Compra e venda nos ares
O mercado de jatos executivos de altíssimo padrão vive um momento de milionárias compras e vendas. Primeiro, quem está comprando: chega nos próximos dias o novo jatinho de Abilio Diniz, o Falcon 7X, um trimotor para dezenove passageiros. Vale 40 milhões de dólares e virá para substituir o Falcon 900 de Abilio. No Brasil, Roberto Irineu Marinho, da Globo, era até hoje o único feliz proprietário de um desses. Agora, quem está vendendo: além de pôr à venda o Medley Laboratórios – um gigante dos genéricos –, o polêmico empresário Alexandre Negrão quer desfazer-se também de seu Global 5 000 e de seu Bell 430. Está pedindo 45 milhões de reais pelo jatinho, capaz de fazer vôos intercontinentais sem escalas, e 5,5 milhões de dólares pelo helicóptero. Preço de ocasião.

Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Carlos Rydlewski



Publicidade

Arquivo do blog