Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 06, 2008

Holofote


Felipe Patury

A pesquisa de Kassab

Fernando Moraes


Desde o início do ano, o instituto de pesquisas GPP monitora, para o DEM, a variação das intenções de voto em São Paulo. Nesta semana, registrará e divulgará seus resultados. A decisão foi tomada pelo prefeito Gilberto Kassab, que contratou o instituto. Kassab está certo de que a aferição o mostrará em segundo lugar, posição que pertencia ao tucano Geraldo Alckmin. Seria, assim, o mais forte opositor da petista Marta Suplicy.

 

Ele não quer mais saber de sushi

Lailson Santos


Está para ser dissolvida a sociedade do apresentador Fausto Silva com os empresários Marcus Buaiz e Felipe Faria no restaurante japonês Shaya, de São Paulo. Há dez dias, Faustão e Buaiz se desentenderam sobre a gestão financeira do estabelecimento. O apresentador decidiu abandonar a parceria. A discórdia ameaça uma relação que transcende os negócios. Faustão é padrinho do casamento de Buaiz com a cantora Wanessa Camargo. Pelo jeito, o apresentador não dá sorte no quesito culinária oriental. Há uma década, um quadro inspirado nos sushis abalou o prestígio de seu Domingão.

 

Por que Rachid caiu

Ed Ferreira/AE


A demissão do ex-secretário da Receita Federal Jorge Rachid está relacionada a uma obscura questão tributária. Rachid opunha-se à ressurreição do crédito-prêmio do imposto sobre produtos industrializados (IPI), um benefício fiscal que vigorou até 1983. Por meio dele, as empresas eram ressarcidas do IPI dos produtos exportados. Até quem era isento do imposto fazia jus à bondade. Desde o fim dos anos 90 os grandes exportadores recorrem sem sucesso aos tribunais para reinstituí-lo. Agora, o Ministério da Fazenda se inclina a atender à demanda dos empresários. Rachid não aceitou sequer discutir o tema, que pode abrir um rombo de 20 bilhões de reais nas contas públicas.

 

Ah, como é bom ser governo...

Roosewelt Pinheiro/ABR


Os projetos aprovados pelo BNDES excedem em 40 bilhões de reais a sua capacidade de empréstimos. Para garantir a execução de tudo o que passou pelo crivo do banco, o governo fez quatro mágicas. O Tesouro fará um aporte de 12,5 bilhões de reais. O FGTS repassará 7 bilhões de reais em títulos e outros 10 bilhões de reais de um fundo de investimento. Foi acertado também que o presidente do BNDES,Luciano Coutinho, poderá obter 10 bilhões de reais com empréstimos externos.

 

Jato com jeito brasileiro

Germando Luders/Exame


A Gol está entre as maiores compradoras de aviões 737 da Boeing. Tanto que a fabricante americana de jatos convidou a empresa brasileira para participar do desenvolvimento do 797, o avião a ser lançado em 2015 para suceder ao 737. O presidente da Gol, Constantino Junior, destacou uma equipe de engenheiros para a tarefa. Eles têm trabalhado em conjunto com técnicos da irlandesa Ryanair e da americana Southwest, duas outras grandes compradoras de 737. O objetivo é fazer com que o novo avião gaste 30% menos combustível do que o modelo atual.

 

Arquivo do blog