Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 06, 2008

A genética masculina é contra as relações estáveis?

Fobia de compromisso

Pesquisadores suecos identificam que alterações
no gene responsável pela formação de laços afetivos
predispõem o homem a ser um péssimo marido


Adriana Dias Lopes e Anna Paula Buchalla

Negreiros

Aos 47 anos, o ator americano George Clooney é um solteirão convicto. Casou-se uma única vez, em 1989, com a atriz Talia Balsam. Depois de quatro anos, o bonitão já estava separado – e jurando que nunca mais juntaria sua escova de dentes à de uma mulher que quisesse prendê-lo por mais de uma noite. No processo de divórcio, Talia reclamou que Clooney passava mais tempo com os amigos do que com ela. "O casamento me deixava acuado", justificou o guapo. Tamanha é sua fobia de casamento que o ator apostou com as amigas Nicole Kidman e Michelle Pfeiffer que chegaria aos 40 anos solteiríssimo. Aposta vencida, Clooney recusou-se a aceitar o prêmio: 10.000 dólares de cada uma. Preferiu renovar o acordo para 2011, quando completará 50 anos – e ninguém mais duvida que ele vencerá novamente o desafio. A explicação para a aversão do ator à vida a dois pode estar – em parte, frise-se – nos seus genes. Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que os homens portadores de mutações no gene AVPR1A, quando casados, tendem a se revelar péssimos maridos. Entre inúmeras funções, o AVPR1A ajuda a regular os níveis cerebrais de vasopressina, uma substância associada à agressividade e à capacidade masculina de estabelecer laços afetivos. Publicado na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences, o trabalho foi liderado por Hasse Walum, de apenas 27 anos e jeitão do roqueiro Kurt Cobain. O jovem pesquisador não sabe se é portador de alterações no AVPR1A, mas se diz totalmente fiel à parceira – quando tem uma.

As bases genéticas da fobia de compromisso foram identificadas pela primeira vez em arganazes. Um tipo de rato do campo, o arganaz é, de todo o reino animal, uma das raras espécies em que predomina a monogamia. Quando um arganaz macho escolhe uma fêmea, mantém-se fiel a ela até o fim, ajudando na criação dos filhotes e na defesa do ninho. Nos anos 90, pesquisadores americanos dos Institutos Nacionais de Saúde descobriram que os roedores que carregavam variações no AVPR1A fugiam aos padrões de um arganaz típico. Imediatamente após o acasalamento, eles abandonavam as fêmeas. Agora, Walum e sua equipe relacionaram tais diferenças genéticas ao modo como os homens se relacionam com suas parceiras. No estudo sueco, foram avaliados 552 pares de gêmeos, com idades entre 37 e 64 anos. Todos moravam com uma mulher. Dos 220 que possuíam mutações no AVPR1A, 48% não se consideravam casados, apesar de dividir o mesmo teto com a parceira. No grupo dos homens sem as alterações no gene, esse índice foi de apenas 17%. Além disso, os portadores da variação se diziam mais infelizes na relação – metade havia pensado em desfazer a união no ano anterior à pesquisa. A descoberta dos suecos representa mais um passo rumo à compreensão da influência da genética no comportamento humano, mas está longe de apresentar resultados práticos. Não, minha senhora, ainda não é possível criar uma pílula do apego ou a fórmula de um xarope antiinfidelidade.

Damien Meyer/AFP

Casamento? Nem pensar
O ator americano George Clooney aposta que jamais se unirá a uma mulher que queira prendê-lo por mais de uma noite

A genética não explica totalmente a ojeriza de certos homens ao compromisso amoroso. Os genes sozinhos não determinam nada – eles apenas predispõem. Ou seja, o homem portador de mutações no AVPR1A não está condenado a casamentos fracassados. A disposição masculina para a vida a dois é resultado da interação entre genética e ambiente. "Tudo depende de como esse homem foi criado, quais os valores que acumulou ao longo da vida", diz Marcelo Nóbrega, professor de genética da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. "A religião, por exemplo, pode fazer toda a diferença no modo como os homens encaram o casamento."

O ser humano tem entre 20 000 e 25 000 genes. Pelo menos uma centena deles já foi associada ao modo como percebemos e reagimos ao mundo (veja o quadro abaixo). Mas eles nunca agem sozinhos. As raízes biológicas do vício, da inteligência, da violência, entre outros fatores, são determinadas pela interação entre vários genes. O ambiente, no entanto, tem papel preponderante na manifestação dessas características. No que se refere ao comportamento agressivo, um dos trabalhos mais relevantes foi realizado por pesquisadores do Instituto de Psiquiatria de Londres. Eles descobriram que homens portadores de uma alteração genética, a MAOA, tendem a cometer crimes bárbaros. Essa predisposição, porém, só se concretiza se o indivíduo, quando criança, tiver sido vítima de maus-tratos. Nesse caso, a probabilidade de ele se transformar num criminoso é dez vezes maior do que a de um portador da mesma anomalia genética que tenha tido uma infância tranqüila.

Sebastian Dahlgren

O nórdico precoce
Com jeitão de roqueiro, o sueco Hasse Walum, de 27 anos, foi o líder das pesquisas sobre o gene do compromisso


Os estudos mais recentes indicam que o impacto das experiências pessoais na formação da personalidade é especialmente marcante na infância e na adolescência. Em seu livro Não Há Dois Iguais, a psicóloga americana Judith Rich Harris defende que, nessa fase da vida, a maior influência vem dos amigos – e o julgamento deles pode ser essencial para definir a forma como uma criança se comportará na idade adulta. "Nossos genes estão à mercê de nossas experiências pessoais", corrobora o geneticista Matt Ridley, da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, autor do livro O que Nos Faz Humanos.

Diversas pesquisas já demonstraram que alguns fatores externos são capazes de "ligar" e "desligar" genes. Esses trabalhos pertencem a um campo de investigação científica relativamente novo: a epigenética. Criado há menos de dez anos, esse ramo da ciência procura descobrir como a ação dos genes pode ser detida ou acelerada em razão do meio. "Ele já está trazendo respostas surpreendentes para questões do comportamento humano", diz o psicólogo César Ades, da Universidade de São Paulo. Aí está uma desculpa para você, prezado leitor que não gosta de compromisso: não é a genética, é a epigenética.

 

Dois tumores e 123 genes

Dois estudos publicados na última edição da revista científica Science desvendam quais os genes por trás da formação de cânceres. Coordenados por médicos do Centro de Câncer da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, os trabalhos traçaram o mapa genético dos tumores malignos de cérebro (glioma) e de pâncreas. Os pesquisadores identificaram sessenta genes envolvidos com a origem do câncer cerebral, o mesmo que acomete o senador americano Ted Kennedy. No tumor pancreático, foram 63 genes encontrados. Associados a um único tipo de tumor ajudam a explicar por que o câncer é uma enfermidade extremamente complexa. "Se você tem 100 pacientes, tem 100 doenças", diz Bert Vogelstein, pesquisador da Johns Hopkins.

O glioma e o tumor pancreático estão entre os cânceres mais letais e com menores ofertas de tratamento. "A partir de agora, em vez de avaliar o comportamento de milhares de genes na investigação desses cânceres, podemos nos concentrar num número exato deles, o que facilita o trabalho de investigação da doença e o desenvolvimento de novas terapias", diz Bernardo Garicochea, diretor do serviço de oncologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Dos sessenta genes relacionados ao glioma, os pesquisadores da Johns Hopkins conseguiram identificar mutações num deles, o IDH1, ao qual estão associados 12% dos casos da doença, principalmente entre os pacientes jovens. No tocante ao câncer de pâncreas, além de determinar os 63 genes, os pesquisadores identificaram doze combinações entre eles, que facilitam o aparecimento da enfermidade. O levantamento foi feito a partir da análise do DNA de 46 pacientes – 22 vítimas do glioma e 24, do câncer de pâncreas.

Outros dois tipos de câncer haviam sido mapeados geneticamente – o de cólon e o de mama. Esses trabalhos também foram conduzidos pela equipe da Universidade Johns Hopkins. Dos 7 000 novos casos de glioma registrados anualmente no Brasil, apenas 25% dos pacientes sobrevivem por mais de dois anos. Isso porque se trata de um câncer de proliferação muito rápida. Também no caso do câncer de pâncreas a principal dificuldade para o seu controle está na forma de evolução da doença. Oito de cada dez doentes só descobrem o tumor em estágios avançados. Assintomático, ele cresce sem fornecer nenhuma pista de sua existência.

 

Arquivo do blog