Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 13, 2008

Bolívia Crise ameaça o abastecimento de gás para o Brasil

Ameaças ao nosso gasoduto

Um risco na crise criada pelos desmandos populistas de
Evo Morales: a interrupção no fornecimento de gás ao Brasil


Duda Teixeira, de Santa Cruz de la Sierra, e Leonardo Coutinho, de Cobija

Carlos Hugo Vaca/Reuters
BARRICADAS NAS RUAS Militares enfrentam manifestantes
em uma rua de Santa Cruz de la Sierra: nas últimas duas semanas,
o Exército evitou sair dos quartéis

VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
As crises da Bolívia

Os moradores de Cobija, capital do Departamento de Pando, na fronteira com o Acre, preparavam-se há dias para resistir à invasão da cidade pelos partidários do presidente Evo Morales. O confronto finalmente ocorreu na manhã de quinta-feira passada. Foi uma verdadeira batalha campal num lugarejo a 15 quilômetros do centro, com catorze mortos e meia centena de feridos, a maioria deles por tiros ou golpes de porrete. Durante o restante do dia, com os moradores trancados em suas casas, grupos de manifestantes empolgados com a batalha continuaram nas ruas, saqueando e queimando qualquer coisa que lembrasse o governo nacional. Uma loja saqueada pertencia a uma prima de Morales. Outra, atacada com bombas, era de propriedade de uma família acusada de fornecer armas aos governistas. O que se via em Cobija foi uma síntese do que a política deletéria de Morales produziu na Bolívia: um país dilacerado, em que cinco dos nove departamentos simplesmente ignoram as ordens vindas da capital, La Paz.

Bolívia é um lugar sem relevância internacional – exceto para o Brasil. Fosse apenas o alarido causado pelo discurso atrasado de Morales, o que acontece por lá seria somente um foco de constrangimento para os países vizinhos. Torna-se um problema grave para o Brasil devido à dependência nacional em relação ao gás natural produzido em território boliviano. Na semana passada, sabotagens nos gasodutos provocaram a redução de 10% no fornecimento, situação que pode persistir por uma ou duas semanas. "O Brasil fez uma aposta muito arriscada ao permitir que metade do gás consumido no país estivesse nas mãos da Bolívia e agora corre o risco de pagar caro por isso", diz o economista Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura. Quando Morales nacionalizou a produção de gás, em 2006, e o governo Lula preferiu colocar panos quentes na afronta, a Petrobras viu-se sem outra saída, exceto aceitar os contratos desfavoráveis impostos pelo governo boliviano, sob o risco de uma crise de abastecimento no país. O corte de 10% é administrável – os reservatórios das hidrelétricas estão cheios e a Petrobras pode substituir o gás por óleo como combustível para as usinas termelétricas –, mas há risco de ocorrerem novas sabotagens nos gasodutos.

Fotos Fernanda Preto e Rodrigo Buendia/AFP

DESTRUIÇÃO EM COBIJA Lojistas recuperam mercadorias depois dos saques. À direita, Morales: ele quer dividir o país em 36 nações indígenas

O futuro do abastecimento é agora tão incerto quanto o da própria Bolívia. Nas últimas duas semanas, os bloqueios de estradas e as manifestações oposicionistas paralisaram o país. A culpa é de Morales e de sua ideologia do século passado. No poder desde janeiro de 2006, ele quer colocar toda a economia nacional sob controle do estado boliviano. Ao receber dois terços dos votos num referendo revogatório que ele próprio convocou, no mês passado, o presidente interpretou que a população boliviana estava a favor de seu projeto de Constituição, aprovado de madrugada numa base militar sem a presença de opositores. Nesse texto, Morales quer provocar a divisão étnica de um país onde sete em cada dez habitantes se consideram mestiços. A Bolívia seria separada em 36 nações indígenas, cada uma delas com autonomia para criar sistemas judiciários próprios e aplicar castigos tradicionais, como o açoite. "Desde que assumiu, Morales virou as costas para o povo que vive fora de sua base eleitoral e só governa para os andinos", diz Ana Milena de Suzuki, presidente do Comitê Cívico de Pando. Para os oposicionistas, a gota d’água foi a convocação, ao arrepio da lei, de um referendo para ratificar a nova Constituição e o corte das verbas destinadas aos departamentos, desviadas para os programas clientelistas de Morales.

A oposição regional ao governo de Evo Morales, organizada pelos comitês cívicos, conta com enorme apoio popular e raízes profundas: a União da Juventude Cruzenha, líder nas manifestações em Santa Cruz, existe desde 1957 como esforço para dar alguma representação política aos moradores do departamento. A primeira eleição para governadores foi em 2005 – até então, eles eram indicados pelo presidente. À frente da oposição está Santa Cruz, o departamento mais empreendedor, próspero e com maior presença de fazendeiros brasileiros. Os cruzenhos não querem um novo país, mas a autonomia de um estado brasileiro: autoridade para criar leis, decidir o que vai ser ensinado nas escolas e determinar o trajeto dos ônibus municipais. Hoje, tudo isso é resolvido em La Paz. Não se vê vestígio do governo de Evo Morales em Santa Cruz de La Sierra, a capital do departamento. É impossível percorrer uma quadra do centro sem ler uma pichação pedindo resistência, a sigla de um partido regional ou uma ofensa a Morales. "O presidente quer voltar quarenta anos e fazer uma mudança similar à de Cuba, mas nós somos um povo progressista que quer o futuro", disse a VEJA o arquiteto Daniel Saavedra, que na quinta-feira examinava o que sobrou da sede saqueada do Ministério do Trabalho.

No país onde bastam dez pessoas, dois pneus e um pouco de gasolina para interromper o fluxo de uma estrada, os bloqueios se multiplicaram. No caminho para a refinaria Guillermo Bell, a 2 quilômetros de Santa Cruz de la Sierra, um grupo de apenas vinte pessoas impedia o trânsito na avenida. "O gasoduto passa perto das nossas casas, mas temos de fazer fila para comprar gás de cozinha", disse Loreto Moreno, presidente da associação de moradores do bairro, que organizou o protesto. Bloqueio de estradas, saques e protestos violentos são estratégias que a oposição copiou do próprio Evo Morales. Com esses métodos violentos ele tornou impossível a vida de vários presidentes, até chegar ao poder. Hoje, o presidente tenta asfixiar a oposição impedindo que os cinco departamentos recebam alimentos e combustível. Como sempre na Bolívia, o futuro depende de quem controla as Forças Armadas. Na noite de sexta-feira passada, pela primeira vez, a soldadesca apareceu na crise atual e recuperou, a tiros, o aeroporto de Cobija, que tinha sido fechado pelos oposicionistas. Morales preferiu atirar em outra direção. Fiel ao manual populista, ele tratou de expulsar o embaixador americano. A medida foi combinada com o venezuelano Hugo Chávez, que fez a mesma coisa (veja quadro). Ao escolher o governo americano para bode expiatório, Morales quis dar proporções internacionais à crise que está descosturando a Bolívia. Um esforço inútil para jogar para fora das fronteiras o problema doméstico que ele próprio criou. "O primeiro dia de paz será o último do meu mandato", previu Simon Bolívar em seu famoso discurso de Angostura, em 1818. Neste momento, a frase de Bolívar, o herói que a Bolívia homenageia com o próprio nome, ajusta-se com perfeição à situação em que se encontra Evo Morales.

Chávez, Cristina e o caso da mala

Edwin Montilva/Reuters

EM BUSCA DE DESCULPA Expulsão de embaixador para desviar as atenções das ligações com as Farc

A expulsão do embaixador americano, na quinta-feira passada, foi justificada pelo presidente Hugo Chávez como uma manifestação de solidariedade ao boliviano Evo Morales, que rachou seu país em dois e colocou a culpa no "imperialismo". No dia seguinte, duas notícias vindas dos Estados Unidos desvendaram a real face da manobra chavista: desviar a atenção de revelações sobre crimes cometidos por gente de sua confiança. Três membros do governo venezuelano tiveram seus bens congelados pelo Departamento do Tesouro americano por patrocinar o terrorismo. De acordo com as provas existentes nos computadores das Farc capturados em março, Rodríguez Chacín, que foi ministro do Interior, auxiliou os narcoterroristas a transportar drogas, comprar armas e obter um empréstimo de 250 milhões de dólares. A outra notícia foi a confirmação do envolvimento de Chávez no dinheiro sujo que apareceu na campanha eleitoral da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O escândalo, conhecido como "caso da mala", foi descoberto em agosto de 2007, quando o empresário venezuelano Guido Alejandro Antonini Wilson foi pego no aeroporto de Buenos Aires com 790 550 dólares numa mala. Depois de ter o dinheiro confiscado, Wilson se reuniu na Casa Rosada com o ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido, antes de voltar para Miami, onde mora.

Enrique Marcarian/Reuters

CRISTINA Surgem as provas de que o dinheiro sujo era para a campanha Kirchner

Da mesma maneira como orquestraram o envio do dinheiro, as autoridades dos dois países conspiraram para tentar abafar o caso. Chávez designou o chefe da agência de inteligência do país, o general Henry Rangel Silva – que também está entre os acusados de colaborar com as Farc –, para resolver o problema. Rangel foi a Miami tentar subornar Antonini para que não revelasse a origem do dinheiro. O homem da mala seria levado para a Argentina, onde o julgariam por lavagem de dinheiro, com as despesas pagas pelo governo da Venezuela. Os presidentes da Argentina e da Venezuela garantiam que ele não iria para a prisão. Entre as diversas propostas de suborno oferecidas estavam privilégios no comércio de carne argentina e até o controle de uma refinaria da petroleira venezuelana. Antonini desconfiou: "Isso é mentira. É o mesmo que eu quebrar um copo e você me oferecer um iPhone". Temendo ser preso, o empresário rejeitou as propostas e passou a cooperar com o FBI na investigação. Como resultado, Antonini, que já foi recebido na Casa Rosada, hoje é chamado de "um personagem nefasto que faz negócios com dinheiro sujo" pelos kirchneristas. Toda a negociação foi gravada pelo FBI e agora não há como Chávez e Cristina negarem o envolvimento.

O que o Brasil pretende fazer se faltar gás

Se o corte atual de 10% no fornecimento persistir ou aumentar, os planos de emergência prevêem que:

o gás usado nas termelétricas seria
reduzido em até 2/3,

substituído por óleo diesel e
outros combustíveis

o uso nas refinarias de petróleo seria
reduzido pela metade,

adotando-se o óleo diesel
como substituto

seriam estabelecidas
cotas para a indústria,

com prioridade para os setores
de vidro e cerâmica

a injeção de gás no processo de
extração de petróleo
seria suspensa

o fornecimento aos
postos de combustíveis

seria reduzido pela metade

o fornecimento a
residências não seria afetado,

já que responde por apenas 1,2%
do gás consumido no país

Publicidade



Arquivo do blog