Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 24, 2012

Miau! Miau! Miau! - RICARDO NOBLAT

O GLOBO - 24/09


“Sou inocente e não cometi nenhum crime. Fui só presidente do PT”

JOSÉ GENOINO, um dos réus do mensalão



Tem rabo de gato. Focinho de gato. Olhos de gato. Pelo de gato. Mia como um gato. Mas está longe de ser um gato, segundo a malta dos que nada veem demais na escolha em tempo recorde do ministro Teori Zavascki para a vaga do ministro Cesar Peluzo no Supremo Tribunal Federal (STF). E também na pressa com que estão sendo tomadas as providências para que ele assuma o cargo o mais rapidamente possível.

PORTA-VOZES de Dilma juram que ela quer distância do julgamento do processo do mensalão. Trata-se de herança pesada deixada pelo governo anterior. Logo... Logo, por que ela se envolveria com a manobra esperta de indicar um ministro para influir no resultado das votações do processo? Ou pior: para tentar adiar o julgamento, como sempre foi desejo expresso de Lula?

MAS A ESCOLHA foi relâmpago (Miau!). Dois dias após anunciada, Teori começou a bater perna no Senado atrás de votos (Miau! Miau!). Renan Calhei-ros (PMDB-AL) pediu para relatar a indicação de Teori (Miau! Miau! Miau!). Esvaziado pela eleição, o Senado foi convocado para aprovar o novo Código Florestal. De quebra, aprovará o nome da predileção de Dilma para o StF (Miau! Miau! Miau! Miau!).

TEORI TEM FAMA de homem sério. Por sério não se prestaria a ser peão de jogada política. Sua seriedade, porém, o impediria de retardar o exame do seu nome pelo Senado. Uma vez no STF, deixaria de ser considerado sério só por estar disposto a exercer de imediato a função de juiz? Que juiz sério e responsável votaria sem antes estudar detidamente o que tivesse de votar? Para estudar, só pedindo vistas (Miau! Miau! Miau! Miau! Miau!).

SENTADO NUMA DAQUELAS cadeiras do plenário do STF, um ministro só deve satisfações à sua consciência. Cada um à sua maneira, é assim que procedem, por exemplo, os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski. Graças a Lula ambos ganharam assento no STF. Lula está furioso com a independência de Joaquim e satisfeito com o bom comportamento de Lewandowski.

NÃO COBREM de Lula apego férreo ao princípio da separação dos poderes. Lula concorda com todos os princípios que balizam o sistema democrático desde que possa ignorá-los sempre que lhe convier. O mensalão atingiu em cheio a soberania do Legislativo. Lula foi contra o suborno de deputados? Marcos Valério deu a entender que Lula só não caiu porque ele, José Dirceu e Delúbio jamais contaram o que sabem.

ACUSAÇÃO TÃO GRAVE ficou sem resposta de Lula. O que ele teme? Que Valério faça novas revelações? E que elas acabem forçando a Justiça a processá-lo? O PT e partidos aliados acusaram "setores conservadores’ da sociedade de pressionarem o STF para que faça do julgamento do mensalão um meio de "golpear a democracia’! Santo Deus! Como se o STF fosse formado por um bando de tontos.

SANDICES! Sandices à farta que aos ignorantes impressiona, e somente a eles. Digam lá: em que parte do mundo civilizado já se ouviu falar de ameaça de golpe contra um ex-presidente? Golpeia-se presidentes; ex, não. O PT denuncia a iminência de um golpe contra Lula! Ahahahahah! O PT está no poder há dez anos. Oito dos atuais dez ministros do STF devem o emprego a Lula e a Dilma. E, contudo...

HÁ UM GOLPE em marcha contra Lula! Ouve-se ao longe o barulho produzido pelo atrito com o asfalto das esteiras dos tanques a caminho de São Bernardo. No país da jabuticaba, golpe contra ex-presidente é coisa nossa! Quanto a golpe a favor... Miau! Miau!

Arquivo do blog