Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, setembro 28, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“A gente vota com tristeza em um caso desse, mas tem que votar”
Ministra Carmen Lúcia (STF) sobre o dever de condenar os políticos mensaleiros


ATÉ CRIANÇA FURA SISTEMA DE SEGURANÇA DA ABIN

Além de usarem o Google para investigações “sigilosas”, arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) trabalham com níveis primitivos de segurança, vulneráveis até a internautas infantis, segundo revelou um experimentado agente. O espião William, que pode ser preso por “roubo de dados confidenciais”, não precisou quebrar a cabeça: os sistemas não detectam cópia de arquivo, só sua abertura.

REFÉNS

A conclusão do agente é que não se sabe o que o hacker araponga copiou, se copiou, se vai usar ou não. O pânico na Abin é geral.

DEVER DE ARAPONGA...

Apesar da decisão do Supremo para que ele fosse readmitido, o agente Nery Kluwe foi demitido outra vez da Agência Brasileira de Inteligência.

...É PRESERVAR O ESTADO

Demitido por “abandono de emprego”, Nery Kluwe, líder da associação de servidores da Abin, diz que “só revelou problemas, nunca segredos”.

É CONTRA

O senador Pedro Taques (PDT-MG) considera “negativa” eventual participação de Teori Zavascki no julgamento do mensalão.

TSE: RECADASTRAMENTO FRACASSA E EXCLUI ELEITORES

Responsável pelo recadastramento eleitoral no País, a corregedora-geral da Justiça Eleitoral, ministra Nancy Andrigui, está com uma batata quente nas mãos; mais de quatro mil eleitores em sete Estados podem ficar sem votar no dia 7. Eles se recadastraram, para usar a impressão digital na votação, e agora foram informados de que seus títulos “não foram processados”. Só em Alagoas são mais de 3.600 casos.

OUTROS CASOS

Também ficarão sem votar eleitores em Goiás (269), Bahia (169), Rio Grande do Sul (159), Piauí (19), Amapá (13) e Santa Catarina (2).

CALÇA DE VELUDO

A Presidência da República pagará R$ 119,2 mil na compra de quatro novas bombas de aquecimento da piscina do Palácio da Alvorada.

SAGAZ

Do novelista Aguinaldo Silva, no Twitter: “Não entendo: os muçulmanos protestam contra o filme anti-Islã se matando uns aos outros.”

PILHA NOVA

A linguagem clara e a dicção perfeita dos ministros Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia, ontem, tiveram efeito Coca-Cola com café nos espectadores chapados com os longos votos de Ricardo Lewandowski.

BRASÍLIA 2060

O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), vai a Cingapura, dia 3, assinar um contrato para a elaboração do projeto “Brasília 2060”, que moldará o crescimento da capital pelas próximas cinco décadas.

CARAS NOVAS

A nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, já provocou a primeira baixa na equipe da ex: está demissionário o secretário executivo Vitor Ortiz, homem de confiança e que mandava mais do que Ana de Hollanda.

ME ERREM 

Ao receber ofício da Receita cobrando o imposto de renda sobre os 14º e 15º salários, o senador João Capiberibe (PSB-AP) informou que nesse período não era senador. Tomou posse em novembro de 2011.

LEI DE MURPHY

Com a “classe C” endividada, o deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) ressuscita a penhora de parte do salário de devedores acima de seis mínimos, no novo Código Civil. Lula barrou projeto anterior.

MÃO DUPLA

De olho na sua reeleição em 2014, o governador capixaba Renato Casagrande (PSB) faz jogo duplo em Vitória. Apoia a petista Iriny Lopes, mas, nos bastidores, ajuda candidatura de Luciano Rezende (PPS), segundo nas pesquisas contra o favorito, Luiz Paulo (PSDB).

CHAMA A D. BENTA

O Ministério da Educação garante que não aceitará qualquer tipo de censura ao livro As Caçadas de Pedrinho, considerado “racista” por “inspetores” educacionais. Basta nota explicativa nas próximas edições.

MALANDRAGEM

Quem tem plano Infinity, pagando pelo número de telefonemas e não pela duração, acusa a TIM de continuar derrubando de propósito as ligações. A indulgente Anatel já merece ser chamada de “Anatim”.

MARÉ BAIXA

A “marolinha” citada pelo ex-presidente Lula bateu ontem na canela de Guido Mantega: PIBinho de 1,6%. 

PODER SEM PUDOR

O ROSTO DO FUTURO


José Sarney foi à sua cidade natal, Pinheiro (MA), para comemorar seu 50º aniversário. Na praça principal, uma bandeira cobria a obra de arte que o homenagearia. Rufaram os tambores, o locutor anunciou e finalmente a bandeira foi retirada, descobrindo o busto do senador-poeta. O aniversariante ficou desapontado: os olhos arregalados denunciavam o susto diante da expressão envelhecida que o artista atribuiu ao seu rosto de bronze. Refeito, ele sorriu e brincou, vingando-se do escultor:

- Não tem problema. O busto já está pronto para a comemoração do meu centenário...

Arquivo do blog