Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 11, 2009

Radar

da Veja


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

O policial federal de Paulinho

Ricardo Marques/Folha Imagem e Luiz Costa/Jornal hoje em Dia
Causa comum Paulinho e Protógenes, futuros companheiros de partido: afinidades políticas

O deputado Paulinho da Força tem tido vários encontros com um delegado da Polícia Federal. Mas não se trata de nenhuma sobra da Operação Santa Tereza, da PF, que em 2008 investigou desvio de verbas do BNDES e o envolveu. Paulinho é o grande articulador da entrada de Protógenes Queiroz no PDT. Nos últimos tempos, Protógenes jantou várias vezes no apartamento de Paulinho, em Brasília. Em pelo menos uma delas levou colegas policiais federais para dividir a conversa. Na terça-feira passada, conduzido por Paulinho, Protógenes reuniu-se com o presidente do PDT, Carlos Lupi, e disse formalmente que queria entrar no partido para ser candidato a deputado federal por São Paulo.



 Governo

Francois Mori/AP
O dono da bola Lula: quem ele quer para o lugar de Mangabeira?


Depois de Mangabeira 

Cândido Vaccarezza e Henrique Alves, líderes do PT e do PMDB na Câmara, decidiram levar a Lula o nome do cientista político Murillo de Aragão, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, para ocupar o ministério que era de Mangabeira Unger. Michel Temer também o apoia.

 

 CPI da Petrobras

Tropa de elite 
Junto com a instalação da CPI da Petrobras na terça-feira, o PSDB e o DEM darão à luz um gabinete técnico para acompanhar os trabalhos da comissão. Será integrado por ex-diretores da Petrobras da era FHC e técnicos aposentados. O objetivo é ajudar a revelar as vulnerabilidades de certos contratos da Petrobras.

Pente-fino na Transpetro
Um dos alvos dessa tropa de elite será a Transpetro, subsidiária da Petrobras comandada desde 2003 por Sergio Machado, ex-tucano nos tempos FHC e hoje peemedebista do time de Renan Calheiros.

 

 Brasil

Quanto mais transparência, melhor
Gilberto Kassab causou um barulhão ao divulgar os salários de todos os servidores da prefeitura de São Paulo na internet. A (ótima) medida foi proibida, mas, afinal, o STF anulou o veto. Agora, Kassab abrirá mais dados: passará a mostrar também na internet os horários e locais de trabalho dos servidores.

Cesarianas voltam a crescer
Apesar das campanhas pró-parto normal feitas pelo governo e pelas operadoras de seguro-saúde, o índice de cesarianas entre as mulheres que têm plano de saúde subiu de 81,3% para 82,3% entre 2007 e 2008, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Quando a pesquisa é feita com todas as mulheres, a taxa cai para 44%. Mas está em crescimento: há nove anos, esse porcentual era de 37,8%.

 

 Economia

Lacerda deixa o Citi
Ricardo Lacerda, presidente do banco de investimentos do Citibank desde 2005 e ex-presidente do Goldman Sachs, está deixando a instituição nas próximas semanas. Internamente, era considerado o executivo mais promissor do banco no Brasil.

 

 Produto

O novo Rider
Dentro de dois meses, a Grendene relança um dos seus maiores sucessos de vendas, os chinelos Rider, que desde 1986 já venderam 500 milhões de pares. O Rider agora virá em 23 versões.

 

 Voo AF 447

Vai começar a batalha judicial
Desembarca nos próximos dias no Brasil Steven Marks, talvez o mais experiente advogado do mundo em ações indenizatórias de acidentes aéreos. Vem contratado pela Associação das Famílias Brasileiras das Vítimas do Acidente do Voo AF 447. Associado ao escritório brasileiro Leoni Siqueira, Marks, que já cuidou de 400 casos semelhantes, vai acionar no exterior os responsáveis pela tragédia. A expectativa é que cada família obtenha 10 milhões de reais de indenização.

 

 Cinema

Lailson Santos
Nas telas Pelé: um time à altura de sua vida


Versão hollywoodiana 
A trajetória de Pelé será contada no cinema com os toques hollywoodianos que ela merece. Pelé assinou um contrato para que sua história seja produzida pela americana Imagine (responsável, entre outros filmes, por O Código da Vinci) e roteirizada por Greg Howard, que tem no currículo Ali e Ray, as cinebiografias de Muhammad Ali e Ray Charles. O estúdio ainda não foi definido.

 

Arquivo do blog