Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 18, 2009

Radar Lauro Jardim



ljardim@abril.com.br

Governo

O estado de espírito do "cara"
De Lula para um governador petista na semana retrasada: "De que eu posso reclamar da vida neste momento? De nada".

Eleições 2010

Curiosa parceria
O polêmico empresário Valmir Amaral quer voltar ao Senado, onde ocupou uma cadeira como suplente do cassado Luiz Estevão. E já acertou com Renan Calheiros uma dobradinha em Alagoas: Amaral seria candidato a suplente de Renan. Nascido em Brasília, nunca morou em Alagoas. Mas quem disse que isso é problema? Amaral negocia a compra de um apartamento em Maceió. Não sendo de Alagoas, não deve ajudar Renan com um voto sequer. Qual seria, então, o motivo da dobradinha?

Eraldo Perez/AP
Apreensivo Lula acha pequena a vantagem de Sérgio Cabral e diz que o PT tem de apoiá-lo logo

O xodó de Lula
Em conversa recente com um governador, Lula revelou-se preocupado com a reeleição de um dos seus aliados prediletos, Sérgio Cabral. Considera acanhada a vantagem de Cabral nas últimas pesquisas. "Investi muito no Rio, gosto muito do Sérgio. Ele tem de ganhar", disse. Lula garantiu ao interlocutor que instruirá o PT do Rio de Janeiro a parar de brigar com Cabral e apoiá-lo desde já.

Justiça

Agora, a irmã pede por Sean
O advogado Sérgio Tostes, contratado pela família brasileira do menino Sean Goldman, protagonista de uma disputa internacional de paternidade, acrescentou ao processo uma nova personagem – a irmã de Sean, Chiara, de 8 meses – como parte interessada. Segundo petição enviada por Tostes à Justiça na semana passada, toda e qualquer decisão sobre Sean afetaria também a menina, pelas relações afetivas entre os dois.

Para ele, dívida é solução

Germano Luders
Lucro bruto Tanure: dever é com ele


Poucos negócios nos últimos tempos podem ser considerados tão bons como o que Nelson Tanure fechou com a TIM para a venda da Intelig, concretizada na noite de quinta-feira. Em janeiro de 2008, Tanure comprou a Intelig por 20 milhões de dólares. Levou a operadora e um mar de dívidas com o UBS e o Deutsche Bank – algo como 200 milhões de dólares. Com o negócio fechado com os italianos, na semana passada, Tanure será dono de 6,1% da TIM Brasil. Esse porcentual está avaliado em 750 milhões de reais. Ainda que, pelo acordo, as dívidas com os dois bancos tenham de ser quitadas por Tanure, o que sobra é uma bolada e tanto. Até porque, se Tanure é especialista em algo, ele o é em negociar dívidas.

Brasil

Meu pirão primeiro
O ministro José Gomes Temporão não esqueceu suas origens na hora de preparar o orçamento do governo para a Saúde. Professor da Fundação Oswaldo Cruz desde 1980, o ministro quase dobrou o orçamento da autarquia. A Fiocruz recebeu 1,5 bilhão de reais do Orçamento deste ano – um aumento de 92,5% em relação ao previsto em 2008. No mesmo período, a verba para o ministério subiu 13,2%. A área mais beneficiada foi a vigilância epidemiológica, para a compra de vacinas e outras ações de prevenção de doenças.

Aviação

Mudanças na Gol
Na quinta-feira, Álvaro de Souza, ex-número 1 do Citibank, assume a presidência do conselho de administração da Gol no lugar de Nenê Constantino, que deixa o conselho. A presidência da Gol, no entanto, continuará sendo pilotada por Constantino Júnior.

Economia

Me dá um dinheiro aí
O volume total de crédito consignado para aposentados e pensionistas baterá os 2 bilhões de reais neste mês. Uma dinheirama do tamanho dos tempos pré-crise.

Te cuida, Odebrecht
Deve vir chumbo grosso do governo do Equador nos próximos dias contra a Odebrecht. A proximidade da eleição presidencial é um momento perfeito para ressurgirem ações espetaculares do presidente Rafael Correa contra a empreiteira brasileira. A eleição é no domingo que vem. Segundo as pesquisas, Correa lidera com 47% dos votos – mas é uma dianteira muito magra. No ano passado, durante a campanha do referendo da nova Constituição, a cada ataque contra empresas estrangeiras Correa subia nas pesquisas.

Petrobras

De volta à F1
A Petrobras está negociando seu retorno à Fórmula 1. Desta vez, as conversas são com a McLaren. Os testes com a gasolina Podium já foram aprovados. Testa-se agora o óleo Lubrax. A fase final será a discussão sobre os valores do patrocínio. A Petrobras pagava 10 milhões de dólares à Williams por temporada até o ano passado. Mas os tempos mudaram. Na estatal, a estimativa é que se possa bater o martelo por algo em torno dos 7,5 milhões de dólares.

Copa 2014

No bolso do colete
Ricardo Teixeira tem uma carta na manga para compensar pelo menos uma das cinco cidades finalistas que não serão escolhidas no mês que vem como uma das sedes da Copa 2014. A última partida do Brasil nas eliminatórias da Copa 2010, prevista para o fim do ano, será disputada justamente numa das cidades preteridas.

Livros

Henrique Manreza/Folha Imagem
Zombeteiro Hosmany: entrevistas ao vivo, via internet, para lançar livro

Um lançamento foragido
Hosmany Ramos, o cirurgião plástico criminoso que está foragido da polícia de São Paulo desde o início de janeiro, prepara-se para zombar mais um pouco da Justiça: em meados de maio, chega às livrarias O Goleador, Morte e Corrupção no Futebol (Geração Editorial), um romance inspirado em pessoas e fatos reais, segundo ele. Hosmany fará um lançamento virtual, via internet, dando entrevistas ao vivo de um país da Europa onde está escondido.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog