Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, setembro 16, 2008

''Não existe descolamento completo'', diz Meirelles


Célia Froufe

O presidente doBanco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que o Brasil "está preparado para enfrentar uma situação adversa dos mercados", mas "não existe descolamento completo de nenhuma economia". "Crise internacional não é bom para ninguém."


Meirelles afirmou ainda que o papel do BC é o de antecipar o risco de agravamento da crise. "O BC sempre trabalha em um cenário de pior stress", disse, acrescentando que já existe hoje uma crise de liquidez importante no mercado global.

"Está se provando que a política estratégica do Brasil aumentou a sua resistência a choques externos", enfatizou Meirelles durante entrevista coletiva concedida em São Paulo, citando o acúmulo de reservas internacionais, o uso de swaps cambiais e a diminuição do passivo externo. Na avaliação do presidente do BC, esses três pontos são um vetor de segurança para a economia. Ele afirmou que, além do "grande colchão" de liquidez obtido com as reservas, o Brasil conta com a estabilidade da economia e o regime de câmbio flutuante para enfrentar a crise. 

Meirelles disse que as autoridades americanas têm atuado de maneira decidida para evitar uma crise sistêmica. "O Banco Central do Brasil está em contato permanente com seus pares de outros países e monitorando tudo com muita atenção."

O presidente do BC considerou normal a volatilidade no mercado nacional e garantiu que os bancos brasileiros têm liquidez suficiente para passar pela turbulência. "Até o momento o Banco Central não teve que fazer gestão extraordinária nos mercados."

Arquivo do blog