Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 23, 2010

Radar Lauro Jardim

Panorama

Radar


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Eleições

Ed Ferreira/AE
Lobão no páreo
De um jeito mineiro, o maranhense Edison Lobão trabalha para ser o companheiro de chapa de Dilma Rousseff. Se o candidato do PMDB não for Michel Temer e tiver de ser um nome do Nordeste, Lobão quer surgir como uma espécie de "solução natural".
De olho na vice
Lobão: aposta no vice nordestino


Se Lula deixar, Marta disputa

Antonio Milena/AE
Enquanto Lula trabalha para empurrar goela abaixo do PT paulista Ciro Gomes como candidato ao governo, Marta Suplicy voltou a trabalhar a possibilidade de sair candidata. Se Lula bater na mesa, o PT abaixa a cabeça e vai de Ciro. Mas, até lá, Marta virou o nome do partido para a disputa.
Alternativa
Marta: se não for Ciro, a ex-prefeita
sairá candidata ao governo paulista

Brasil

Enfim, deprimiu
Depois de quase dois meses de brutais revelações, José Roberto Arruda finalmente deu sinais de estar deprimido no meio da semana passada.

Economia

Um furo de 200 milhões de dólares
Depois de gastar 200 milhões de dólares para tentar achar petróleo no bloco BMS-4, localizado na Bacia de Santos, a Vale entregou os pontos. Não achou óleo que valesse a pena e acaba de devolver o bloco para a ANP. Para entrar de sócia do BMS-4, pertencente à italiana Eni, a Vale se comprometeu a bancar sozinha os 200 milhões de dólares para a exploração do bloco.

Clima de divórcio
Não é boa a relação entre a SulAmérica e o Banco do Brasil, sócios na seguradora Brasilsaúde. As negociações para que um compre a parte do outro na empresa começaram há três meses e estão emperradas.

Dentes afiados
A propósito, o Banco do Brasil prepara, via aquisição, sua entrada no setor de planos odontológicos.

Muita energia 1
A Camargo Corrêa está negociando a compra da parte de distribuição de energia da AES, ou seja, a AES Eletropaulo, a maior da América Latina, e a AES Sul. Coisa de gente grande: é um negócio avaliado em 4 bilhões de reais. A Camargo já tem o o.k. do governo para a transação.

Muita energia 2
O apetite da Camargo é grande: está de olho também no terceiro maior grupo privado do setor elétrico, a Neoenergia, empresa de geração, transmissão e distribuição de energia da Previ, do Banco do Brasil e da espanhola Iberdrola.

A novela do cimento
A compra da cimenteira portuguesa Cimpor passa por lances emocionantes nos bastidores. Depois das ofertas de compra por parte da CSN, Camargo Corrêa e Votorantim, o governo entrou no jogo – a suspeita é que a Camargo e a Votorantim tenham feito ofertas apenas para barrar a entrada de um novo concorrente, ou seja, a CSN. Na sexta-feira passada, a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, que comanda investigações por prática de cartel no setor, notificou as interessadas na Cimpor para prestar esclarecimentos detalhados sobre as respectivas ofertas.

Futebol

Patrocínio de técnico
O Palmeiras descobriu um jeito inédito de faturar: lança nos próximos dias o patrocínio de treinador. Por 840 000 reais por ano, a Unimed terá o direito de estampar sua marca no uniforme de Muricy Ramalho. Chegou-se à conclusão de que, dada a quantidade de vezes que um técnico aparece dando entrevista ou é filmado durante os jogos e treinos, se estava deixando de ganhar dinheiro com um fabuloso outdoor ambulante.

Livros

Fernando Moraes

Papo de bibliófilo
Um diálogo apaixonado sobre livros (e o futuro deles) entre o italiano Umberto Eco e o escritor e roteirista francês Jean-Claude Carrière, publicado na França no fim de 2009, traz diversas menções elogiosas ao bibliófilo José Mindlin. Em Não Contem com o Fim dos Livros, que sai aqui em abril pela Record, Carrière se refere, admirado, a uma edição de Os Miseráveis traduzida para o português, impressa no Rio de Janeiro em 1862, que viu na biblioteca "do grande colecionador brasileiro". A razão do assombro: o livro de Mindlin foi impresso no mesmo ano da primeira edição francesa.

Pré-Kindle
Mindlin: uma biblioteca de tirar o fôlego

Com Paulo Celso Pereira Colaborou Felipe Patury

Arquivo do blog