Radar
Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br
O favorito e o lanterna dos paulistas para o Senado
|
BRASIL
O fim da marolinha
Mais um indicador de que a crise acabou por aqui: os índices de desigualdade e renda voltaram aos mesmos níveis pré-crise – e que eram os melhores da história. Segundo um estudo coordenado pelo economista Marcelo Neri, da FGV-RJ, que será lançado na quarta-feira, a desigualdade de renda passou por forte deterioração em janeiro, quando 30% das melhoras dos últimos anos se perderam. Mas já retornou ao mesmo patamar de julho de 2008. A classe C, que reúne 53% da população, continuou sorrindo até na crise: entre julho de 2008 e julho de 2009, sua renda cresceu 2,5%. As classes A e B estão somente 0,5% abaixo dos níveis de um ano atrás.
Governo
O poder abomina o vácuo
Franklin Martins virou uma espécie de ministro adjunto de coordenação política do governo.
Eleições 2010
Andre Dusek/ AE |
Palocci? Quem é?
O PT tem pesquisa mostrando que o conhecimento do paulista em relação a Antonio Palocci é surpreendentemente baixo para quem ocupou por mais de dois anos o posto de ministro da Fazenda e de lá saiu em meio a um barulhento escândalo. Aos números: apenas cerca de 25% dos paulistas sabem quem é ele. Ou seja, somente um quarto dos eleitores é capaz de dizer que cargo Palocci ocupou e de ter uma opinião sobre ele. O governo paulista é o seu objeto de desejo.
É a Dilma
Dilma Rousseff é a candidata, e ponto final. Lula nem em particular admite um plano B – ou "plano P", de Antonio Palocci. José Dirceu é outro que repete o mantra em todas as conversas que tem tido. A insistência dos dois dá a medida da incerteza que ainda paira..
Amigas de infância
A propósito de Dilma, não há uma temporada de dois dias que ela passe em São Paulo sem que Marta Suplicy a convide para almoçarem ou jantarem juntas em sua casa.
Ação pró-Roriz
O presidente do PMDB, Iris de Araújo, está convocando uma reunião extraordinária da executiva nacional para quinta-feira, com apenas um assunto em pauta: a intervenção no diretório do PMDB do Distrito Federal com o objetivo de jogar o partido no colo de Joaquim Roriz. Isso abriria caminho para que Roriz se candidatasse ao governo em 2010.
Pré-sal
Mágoa salgada
Em particular, os governadores Sérgio Cabral (RJ) e Paulo Hartung (ES) reclamaram do que julgaram falta de consideração de Dilma Rousseff durante a redação do marco regulatório do pré-sal. A dupla não recebeu um telefonema sequer da presidenciável no período.
Economia
Confusão imobiliária
Está destinada a virar uma grande encrenca judicial a criação da Agre, que já veio ao mundo como a maior empresa do setor imobiliário do Brasil, a partir da fusão das operações da Abyara, Klabin Segall e Agra. A nova companhia foi anunciada na semana passada, mas a Cyrela, uma das controladoras da Agra, não autorizou a operação, feita à sua revelia, segundo diz. E agora estuda as alternativas para barrar a nova empresa.
Um ano em seis meses
Para enfrentar a crise, a Inbev (dona da AmBev) recorreu ao calendário: dividiu 2009 em dois e criou metas para cada semestre como se fosse para um ano inteiro. O resultado é que o primeiro semestre fechou com um excelente desempenho – e a distribuição de lucros é talvez a mais generosa já feita pela cervejaria.
Imprensa
Fim de linha
Nelson Tanure tem procurado políticos e empresários para tentar passar adiante o Jornal do Brasil. A todos tem dito que, se não arranjar alguém que o compre, fechará em dezembro o jornal, que circula desde 1891.
Segurança
Banco blindadoO andar onde trabalham Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, na sede do Itaú Unibanco, em São Paulo, acaba de ter suas janelas e fachada totalmente blindadas.
Futebol
Martin Meissner/AP | O 9 da número 1 O atacante Luis Fabiano foi o brasileiro escolhido para estrelar a nova campanha mundial da Nike. Ele assume pela primeira vez o posto que estava sendo ocupado por Alexandre Pato e que já foi cativo de Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Adriano. Cristiano Ronaldo e o inglês Wayne Rooney, do Manchester, foram os outros jogadores escolhidos para a campanha, que chega às ruas em outubro. O slogan de Luis Fabiano já está definido: "Ser o número 9 da número 1 na África do Sul. Estou ralando para isso". |
A estrela sobe Luis Fabiano: com a bola toda na seleção e no mundo da propaganda |
|
Com Paulo Celso Pereira