Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 10, 2009

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Economia

Pressão de quem?
No fim do ano, a Cemig fechou a compra da participação de 14,3% da Votorantim na CPFL por 2 bilhões de reais, numa operação intermediada pelo Santander. Na véspera de o fato relevante ser enviado ao mercado, a Votorantim deu para trás. Alegou que fortes pressões a obrigavam a esperar um pouco mais para fechar o negócio. Não disse, porém, que forças poderosas eram essas.

Longe do rolo
O suíço-carioca Alex Haegler, que vendia os fundos do megafraudador Bernard Madoff no Brasil, deixou o país na semana passada. Pretende passar um bom tempo fora.

A Oi dá início aos cortes
Uma das exigências da Anatel para aprovar a compra da Brasil Telecom pela Oi foi que só a partir de 2011 poderia haver demissões. O número de funcionários teria de permanecer igual ao de fevereiro de 2008.
Beleza. Mas há uma brecha para o enxugamento – ela será usada já a partir desta semana. Como nos últimos meses a Oi contratou centenas de funcionários para o seu ingresso no mercado paulista, há espaço para demitir na BrT sem ferir a imposição da Anatel. A cúpula da supertele reúne-se nos próximos dias e a decisão é cortar de cima para baixo: primeiro diretores e depois os escalões abaixo.

Números superlativos
A Vale acaba de comprar 600 000 metros de tecido – a maior aquisição do gênero de que se tem notícia na história do país. E para que uma mineradora quer tanto pano? Para a confecção dos novos uniformes dos 48 000 empregados da empresa, que recentemente mudou sua logomarca. Santista, Vicunha e Santanense tiveram de dedicar toda a produção de dezembro à Vale.

Sergio Dutti/AE
A favorita Dilma, em sorriso típico
de campanha: chegou a hora da conversa formal com Lula

Agora, sim:
Dilma vem aí

Depois de mais de um ano falando em Dilma Rousseff como sua candidata à sucessão, finalmente Lula dirá isso a ela pessoalmente. O encontro entre os dois está marcado para o início desta semana. Será, repita-se, a primeira vez que Lula conversará com Dilma sobre o assunto. É o estilo Lula: ele já deu entrevista, já falou em palanques e em reuniões com políticos – mas com ela nunca. Lula dirá a Dilma que ela deverá reduzir um pouco a carga de trabalho para cuidar de sua candidatura.

Brasil

Coincidência?
No fim de novembro, Aécio Neves nomeou o novo procurador-geral de Minas Gerais, Alceu Marques. Ele foi escolhido apesar de ter sido o segundo mais votado pelos integrantes do Ministério Público. Não foi a primeira vez que Aécio deixou de acompanhar a preferência dos procuradores, mas nesse caso há uma particularidade: Marques é casado com a juíza Rogéria Debelli, da 4ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais. Foi nessa vara que foram apresentadas as denúncias contra Marcos Valério e outras 26 pessoas supostamente envolvidas no "mensalão mineiro", o esquema de arrecadação paralela criado em 1998 para a campanha a governador do ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo.

André Dusek/AE
Sem ferrugem
Lobão: 2 milhões de geladeiras para aquecer a economia

Bolsa-governo
O bolsa-geladeira, projeto que consiste em trocar as velhas geladeiras da população pobre por outras zero-quilômetro, começa a sair do papel. O ministro Edison Lobão leva nos próximos dias o projeto pronto para a aprovação de Lula. A ideia é que 10 milhões de geladeiras sejam substituídas em quatro anos. Em 2009, seriam 2 milhões de unidades.

Justiça

Busca e apreensão
Desde o dia 16 de dezembro repousa na mesa do ministro Joaquim Barbosa, do STF, um pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, de busca e apreensão de documentos que está deixando muita gente inquieta. No pedido do procurador consta o nome do dono do miúdo banco BVA, José Augusto dos Santos, e de outras sete pessoas, entre empresários e um ex-diretor de banco. O processo corre em segredo de Justiça.

Futebol

Ele venceu
O ano virou e nenhum dos vaticínios em relação a Dunga se concretizou – ele continua com seu emprego na seleção, que lhe garante 200 000 reais por mês de salário, com carteira assinada e tudo.

Livros

O fenômeno Stephenie Meyer
A Intrínseca lança na sexta-feira Eclipse, o terceiro livro da série escrita pela dona-de-casa americana Stephenie Meyer, que trata de um romance entre uma adolescente e um vampiro. A tiragem inicial será de 300 000 exemplares, um número raríssimo no mercado editorial brasileiro. Os dois primeiros volumes – Crepúsculo (215 000 livros vendidos) e Lua Nova (140 000 vendidos) – ocupam o primeiro e o segundo lugar na lista dos mais vendidos de VEJA.

Cigarros

Troca-troca
A Souza Cruz está aposentando a marca Capri, depois de 43 anos no mercado, assim como fez com o Carlton no fim de 2008. E está trazendo a marca Vogue, vendida há 75 anos nos EUA e na Europa.


André Rodrigues

Escolha difícil
Dias, o Lula das telas: parecido com o presidente da República?

Cinema

"Lula" renunciou
Às vésperas do início das filmagens, o desconhecido Tay Lopez, anunciado semanas atrás como o ator que protagonizaria Lula, o Filho do Brasil, dirigido por Fábio Barreto, deixou o elenco do filme. Tay teria de engordar e emagrecer em poucos meses e seguir uma pesada rotina de exercícios físicos para ganhar massa muscular. Hipertenso, passou a ter problemas de pressão nos ensaios, não segurou a onda e pediu para sair. Para substituí-lo, a produção escolheu o também desconhecido Rui Ricardo Dias. As filmagens começam no dia 21, em Pernambuco.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog