Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 24, 2009

RADAR


Senado

A festa vai recomeçar
Na terça-feira à noite, Renan Calheiros jantou com Gim Argello, em Brasília. O clima era de festa entre os dois senadores. Na mesa, contavam os votos pró-José Sarney na eleição à presidência do Senado. Quem deve ter trabalho com a volta desse grupo ao poder é a Justiça. Renan é o velho conhecido que deixou a presidência do Senado em 2007 após ser acusado de ter usado dinheiro de lobista para pagar pensão alimentícia e utilizado laranjas para se tornar sócio de uma emissora de rádio e um jornal, entre outras estripulias. Mas seu companheiro na comemoração não fica atrás. Argello responde a um inquérito no Supremo por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro e, ufa!, ainda foi investigado pelo Ministério Público por suspeita de corrupção, grilagem de terras e improbidade administrativa.

Dias D
A propósito, a primeira semana de fevereiro é a mais importante do ano para a família Sarney. Em dois dias, será decidido o tamanho do poder e da influência que os Sarney terão nos próximos anos no Brasil. No dia 2, acontece a eleição à presidência do Senado. E, no dia 4, o TSE se reúne para decidir se cassa o mandato de Jackson Lago por abuso de poder econômico, o que levaria Roseana Sarney de volta ao governo do Maranhão.

 

Barack Obama vem aí

Ed Ferreira/AE
Jason Reed/Reuters
Diálogo Lula e Obama: o primeiro encontro deve ser no Brasil

Na carta de congratulações que enviou a Barack Obama na semana passada, Lula escreveu que queria "dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso em um futuro próximo". A oportunidade pode estar mais perto do que se pensa: o general James Jones, chefe do conselho de segurança dos EUA, que auxilia o presidente americano a formular a política externa, recomendou a Obama que visite o Brasil em abril, logo após a reunião da Cúpula das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago. Em geral, essas "recomendações" são seguidas. A informação foi dada pelo próprio Jones ao embaixador do Brasil em Washington, Antonio Patriota, que já a repassou ao governo brasileiro.

 

Câmara

O que define a eleição
Se a disputa entre Michel Temer, Ciro Nogueira e Aldo Rebelo pela presidência da Câmara estiver apertada – e se o governo quiser desempatá-la –, há uma velha e infalível arma: aprovar um festival de emendas parlamentares e promover o loteamento de cargos. Por enquanto, todavia, nada indica que o governo fará isso.

 

Economia

Negócio bilionário
A Camargo Corrêa anunciará no início da semana que comprou a participação de 14,5% da Votorantim na CPFL.

Não é hora de briga
A guerra judicial que opõe há tempos Vale e CSN tem boas chances de ir para o espaço. Está sendo negociada a retirada das ações de parte a parte. A crise econômica deu uma mãozinha no entendimento.

 

Governo

Carlos Roberto/Hoje em Dia/Folha Imagem
No Planalto Pimentel: aceno de Lula,
mas sem cargo definido

Um lugar para Pimentel
Na conversa a sós que Lula e Fernando Pimentel tiveram na quarta-feira passada, o presidente disse ao ex-prefeito de Belo Horizonte que em fevereiro se reunirá com Guido Mantega e Dilma Rousseff para definir o lugar mais adequado para ele no governo. Tem se falado em Pimentel para presidir o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Mas nada está decidido.

 

Museus

Roubo sem solução
O roubo dos quadros de Picasso, Dalí, Matisse e Monet no Museu da Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, o maior crime do gênero no Brasil, e um dos dez maiores do mundo, segundo o FBI, completa três anos em fevereiro e... nem sinal dos culpados. A investigação da Polícia Federal na ocasião chegou a um único suspeito – o motorista do carro que foi forçado a levar os bandidos até o museu. Depois de quase oito meses na cadeia, o motorista foi absolvido em julho do ano passado por falta de provas. Outro inquérito paralelo, aberto para investigar o envolvimento de funcionários do museu, está paralisado na PF do Rio por falta de contingente.

 

Aviação

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Donas do mercado
Aviões na pista: Anac diz
que falta concorrência


Pouca concorrência

A Anac acabou de botar um ponto final num estudo inédito sobre concorrência no setor. O resultado do estudo não vai agradar aos usuários, tampouco às companhias aéreas – por motivos diferentes, ressalte-se. Pelos cálculos da Anac, o valor médio das tarifas aéreas no mercado doméstico brasileiro caiu 27,6% entre 2002 e 2007. Em compensação, entre janeiro e outubro de 2008, a tarifa média dos voos domésticos subiu 39,9%. Qual o motivo da mudança de rota? Na avaliação da Anac, esse aumento foi provocado pela falta de concorrência no setor. Nesse período, saíram do mercado Vasp, Varig (e suas subsidiárias Nordeste e Rio Sul), BRA e miúdas como a Fly. Hoje, TAM e Gol/Varig têm 93% de participação no mercado doméstico. O levantamento da Anac vai acirrar o mau humor das duas empresas em relação à agência.

 

Livros

Ela conseguiu
A americana Stephenie Meyer vendeu 128 000 exemplares de Eclipse do dia 16 até sexta-feira passada, ou seja, em uma semana. Assim, alcançou um raro feito: é dona dos três primeiros lugares da lista dos mais vendidos de ficção de VEJA. No total, a escritora já vendeu
610 000 livros no país desde abril, quando foi lançado o primeiro volume da série, Crepúsculo, que conta a história de uma jovem que se apaixona por um vampiro.

 

Com Paulo Celso Pereira.
Colaborou Marcelo Bortolotti

Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário:

Arquivo do blog