Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 24, 2009

Minas Gerais Newtão reclama: "Sou muito mais rico!"

O sultão de Minas

Newton Cardoso afirma que sua fortuna supera em muito
a avaliação de 2,5 bilhões de reais feita por sua mulher


José Edward

Cristiano Machado/AE
LÁGRIMAS, GRITOS E PALAVRÕES
O ex-governador mostra edição de VEJA na entrevista em que assumiu ter um patrimônio de "mais de 3 bilhões de reais"

O ex-governador mineiro Newton Cardoso é, sem dúvida, um personagem peculiar. Na semana passada, Newtão, como é conhecido, reagiu com fúria a uma reportagem de VEJA sobre seu processo de divórcio. A revista revelou que sua mulher, a deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), o acusa de violência doméstica. Segundo ela, o ex-marido a agrediu com unhadas, puxões de cabelo e bofetões. O trecho que mais incomodou o político mineiro, porém, foi o que tratou de seu patrimônio, em boa parte sob suspeita de ter sido amealhado em prejuízo da coletividade do estado. Em 2006, o ex-governador declarou à Justiça Eleitoral ter um patrimônio de 12,7 milhões de reais. Cinco anos antes, um levantamento feito por VEJA em cartórios e juntas comerciais havia apurado um montante muito superior: 150 milhões de reais. No processo de divórcio, sua mulher diz que a fortuna do marido poderia alcançar 2,5 bilhões de reais. Enfurecido, o ex-governador convocou uma entrevista para desmentir a reportagem. Era de esperar que ele interpretasse o papel costumeiro de homem público ofendido. Surpresa! No encontro, Newtão encarnou uma combinação de Suharto, Idi Amin e Papa Doc para demonstrar, com rara franqueza, as dimensões de sua fortuna. "A revista escondeu meu patrimônio. Minha fortuna é muito maior que o que eles falaram."

Na entrevista, Newtão confirmou ser dono de todos os bens que VEJA lhe atribuiu e relacionou outros mais. De acordo com a reportagem, o ex-governador possuiria 25 carros. Ele disse que são 150. VEJA afirmou que o ex-governador é dono de setenta fazendas. Ele se vangloriou de ter o dobro: "Não tenho só essa m... de setenta fazendas. São 145, sendo que em uma delas foram encontrados dois poços de petróleo". Newtão declarou que não é dono só de um, mas de dois apartamentos nos Estados Unidos. Um fica em Nova York. O outro, em São Francisco. Na Europa, possui não apenas um apartamento e um hotel em Paris, mas também um refúgio em Roma. Na Bahia, tem uma praia. No Rio de Janeiro, uma ilha em Angra dos Reis.

A reação do marido surpreendeu os advogados da deputada Maria Lúcia, que imaginavam que teriam um trabalhão para provar a extensão do patrimônio privado do homem público. Depois da entrevista de Newtão, sua tarefa ficou mais fácil. Newtão gritou, chorou, falou palavrões e deu socos na mesa. Disse que Maria Lúcia perdeu o juízo e que os jornalistas de VEJA são "jumentos" e "imbecis" – provavelmente, por terem subestimado o tamanho da riqueza que um político de resultados pode juntar impunemente em uma vida pública dedicada prioritariamente aos interesses financeiros e patrimoniais pessoais. Que belo currículo... 145 fazendas, uma ilha, dois poços de petróleo, um hotel em Paris, 150 carros... de fazer inveja a Suharto, Idi Amin e Papa Doc.


Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário:

Arquivo do blog