Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 31, 2009

VEJA RECOMENDA


DVD

BURN NOTICE – A PRIMEIRA TEMPORADA (Estados Unidos, 2007. Fox)

• No meio de uma missão arriscadíssima, um espião americano recebe o aviso de que foi "queimado" – ou seja, o governo acaba de cortar ligações com ele e o deixar a descoberto. Michael Westen (o carismático Jeffrey Donovan) salva a pele por um triz e retorna à sua cidade natal, Miami, para viver de bicos e buscar um motivo para a demissão repentina. Tudo indica que algum figurão de sua agência tem planos para ele, e que eles não são dos melhores. Não bastasse isso, Michael tem de lidar com a ex-namorada, treinada por terroristas irlandeses, e com a mãe dominadora e hipocondríaca, contando apenas com a ajuda de um outro renegado (o adorável canastrão Bruce Campbell). Ensolarada e movimentada, a série equilibra com agilidade as tramas de espionagem e a comédia.

 

LIVROS

Divulgação


Alberto Mussa: entre o ensaio, a ficção e os mitos tupinambás

MEU DESTINO É SER ONÇA, de Alberto Mussa (Record; 272 páginas; 39 reais)

• O carioca Alberto Mussa tem se destacado por sua mistura de ensaio e ficção. Depois de visitar a literatura árabe antiga em O Enigma de Qaf e compilar histórias de adultério de várias eras e culturas em O Movimento Pendular, ele agora se volta para as lendas indígenas brasileiras. A partir de relatos de viajantes do Brasil colônia, Mussa "restaura" (para usar sua expressão) o mito cosmológico dos tupinambás – no qual o canibalismo tem lugar central. Além da versão do próprio Mussa, o livro traz, no apêndice, os relatos originais que a inspiraram, como o do padre francês André Thevet, que esteve no Brasil no século XVI. Leia trecho.


A CICATRIZ DE DAVID,
de Susan Abulhawa (tradução de Maria Alice Máximo; Record; 448 páginas; 39 reais).

• Filha de pais palestinos desalojados na Guerra dos Seis Dias, em 1967, Susan cresceu mudando-se de um lugar para outro no Oriente Médio – Kuwait, Jordânia, Jerusalém Oriental – antes de se estabelecer nos Estados Unidos. É fundadora de uma ONG que se dedica a construir praças para crianças palestinas em áreas conflagradas. Repleto de indignação apaixonada, A Cicatriz de David, seu primeiro romance, oferece a perspectiva palestina sobre os conflitos entre árabes e israelenses. O livro acompanha os dramas de um clã palestino de 1941 (antes da criação de Israel) a 2002. A família é dividida por um incidente dramático: o menino Ismael é raptado e criado por um israelense – e, sem saber, acaba combatendo seu próprio irmão. Leia trecho.

 

DISCOS

Divulgação
Little Joy: encontro de talentos do pop brasileiro e do americano

LITTLE JOY, Little Joy (Som Livre)

• O grupo nasceu da reunião de dois talentos do rock atual: Fabrizio Moretti, baterista dos Strokes, e Rodrigo Amarante, guitarrista e vocalista do Los Hermanos (a terceira integrante é a cantora e guitarrista Binki Shapiro). Desse encontro nasceram onze faixas agradáveis. Moretti revela-se um bom músico (além da bateria, ele toca guitarra, piano e baixo) e um compositor sensível. Brand New Start, rock de sua autoria, é digno de figurar em qualquer bom disco dos Strokes. Amarante confirma o talento que havia demonstrado no Los Hermanos. É um vocalista de interpretação bastante particular, como mostram Keep Me in Mind e No One's Better Sake.

Marcelo Corrêa/Divulgação


Alceu Valença: regravações de sua própria música – com sotaque árabe

CIRANDA MOURISCA, Alceu Valença (Biscoito Fino)

• Em 99% dos casos, discos de releituras são uma estratégia criada por artistas para maquiar a perda da inspiração. Ciranda Mourisca pertence ao 1% que realmente vale. Neste CD, o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença recria músicas de diferentes fases de sua carreira e dá a elas um acento árabe. O primeiro acerto foi ignorar os sucessos. Só assim se pode perceber a beleza de Deusa da Noite (Dia Branco), que fazia parte de Molhado de Suor (1974), sua estreia como artista-solo, e de Sino de Ouro, escondida em Estação da Luz (1985). Outro trunfo é a simplicidade dos arranjos. A maioria das faixas é executada apenas por Valença e pelo guitarrista Paulo Rafael, parceiro mais constante do compositor.

 

Cinemateca VEJA

Há certas qualidades que é impossível imitar – como a harmonia do faroeste Onde Começa o Inferno, que a Cinemateca VEJA lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Howard Hawks, um tremendo talento, dirige o velho conhecido John Wayne no papel de um xerife que está numa sinuca: tem de impedir que uma gangue liberte um prisioneiro da cadeia, mas está sozinho. Recruta como ajudantes, então, um bêbado (Dean Martin), um velhinho (Walter Brennan) e um pistoleiro inexperiente e afoito (Ricky Nelson). Atores e diretor se entendem todos às mil maravilhas, e as transições entre humor e ação são um primor de costura. Demorou para a crítica perceber, mas eis aí um verdadeiro clássico.

Nos demais estados, nesta semana:
O Estranho sem Nome,
a intrigante estreia de Clint Eastwood na direção de westerns.

 

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

 

 

 



[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Cultura, Fnac, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d'Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

 

Arquivo do blog