Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 24, 2009

Caminho das Índias: que dança é essa?

Televisão
Sob o domínio da bhangra

Dança indiana desafia o elenco da nova novela das 8


Marcelo Marthe

Trabalhar numa novela de Glória Perez não requer apenas que o ator "mergulhe no seu personagem". Exige também que ele procure, se não o seu Fred Astaire, ao menos o seu Carlinhos de Jesus interior. Pé-de-valsa notória, a noveleira invariavelmente põe seus intérpretes para bailar. Na semana de estreia de Caminho das Índias, novo folhetim das 8 da Globo, os capítulos tiveram, em média, dois números dançantes. Jovens ou veteranos, vários atores mostraram como o corpo humano em movimento pode ser gracioso – ou travadão.

De todo o elenco, apenas Juliana Paes e a garota Karina Ferrari tiveram preparo intensivo. Ambas aprenderam a bhangra, uma dança típica e hoje muito em voga na Índia. Karina mostrou bom molejo, mas Juliana traiu certa tensão ao fazer aqueles movimentos sinuosos com os braços. Sua personagem, Maya, é ainda adepta da Bollywood dance, modalidade praticada pelas estrelas dos filmes indianos. No segundo capítulo, trancada em seu quarto, ela explodiu em piruetas ao descobrir-se apaixonada pelo até agora não-dançante Bahuan (Márcio Garcia).

Ao contrário de Karina e Juliana, os demais atores só treinaram num workshop. Rodrigo Lombardi, o Raj, foi quem mais requebrou até agora. No capítulo de abertura, Raj saltou de uma boate brasileira, onde fez a dança do acasalamento com a namorada, para um arrasta-pé na casa dos pais, na Índia. "Ele ainda está travadinho, mas tem tudo para se soltar", diz a coreógrafa Maria Pia Finocchio. Colegas de Lombardi, contudo, não deixam tal esperança. No mesmo bailão indiano, Eliane Giardini misturava a bhangra e a quadrilha caipira, enquanto Caio Blat tentava safar-se ondulando dois dedos diante dos olhos. Até Tony Ramos, quem diria, se saiu melhor.

Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário:

Arquivo do blog