Entrevista:O Estado inteligente

domingo, setembro 21, 2008

VINICIUS TORRES FREIRE Dúvidas sobre o pacotão americano



Economia dos EUA terá bancos sem capital, menos crédito para as empresas, menos emprego e risco de mais calote

O GOVERNO americano interveio em quase cada canto do mercado financeiro e preanunciou que vai intervir em escala ainda maior, com a intenção de conter desastre e anarquia adicionais.
Passou a garantir as aplicações em fundos de investimento. Vai financiar e comprar títulos lastreados em prestação de carros e cartão de crédito a fim de ajudar esses fundos de investimento, que detêm tais papéis. Interveio no mercado de ações e títulos privados (proibindo vendas a descoberto de ações, o que não afeta apenas tais papéis). Financiou e fez o seguro da compra de banco quebrado. Tenta forçar fusões ou leilões de outras instituições. Estatizou as maiores financeiras imobiliárias e a maior seguradora. Quer centenas de bilhões de dólares para retirar de circulação outros tantos ativos financeiros micados. Preanunciar esse último passo foi crucial para debelar a ameaça de destruição iminente do sistema financeiro. Mas vai funcionar? O que significa "funcionar? Se o governo comprar os papéis podres de instituições financeiras pelo menor preço (em leilões), os bancos terão ainda menos capital, pois seus ativos perderão ainda mais valor. Menos capital, menos empréstimos.
Isto é: recessão, mais ou menos profunda. Se o governo paga caro por tais ativos, gasta mais e faz ainda mais dívida, além de subsidiar enorme e grotescamente os bancos (embora, enfim, sem resolver o problema da descapitalização). A fim de reduzir seus riscos, o governo teria de obter, ao menos como garantia, ações dos bancos -mais estatização parcial e temporária, ao menos. Mas por que ninguém levanta a hipótese de obrigar os credores a trocarem dívidas por ações de instituições financeiras? O mercado financeiro quer subsídio e ponto? O governo vai revender tais papéis para instituições financeiras fortes.
Quando? Vai permitir que fundos estrangeiros venham para a xepa? Durante o processo de compra desses papéis na bacia das almas, mais instituições veriam seus ativos virarem pó (aqueles que ainda não terão vendido seus micos e anotarão coisas que não valem nada em seus balanços). O governo vai proibir a falência desses bancos? Vai emprestar dinheiro diretamente a eles ou comprar suas ações?
Também não resolve proibir que tais ativos sejam registrados pelo valor de mercado nos balanços (o governo assim "tabelaria" preços, na prática) -ninguém acreditaria nesses balanços. Ou a intenção do governo é mesmo deixar parte das instituições financeiras ir à breca, salvando apenas algumas?
O que será de uma economia com bancos descapitalizados, empresas sem crédito e dívida pública turbinada? Pessoas que financiaram suas casas e estão em dificuldades terão alívio nas prestações? Essa economia deteriorada terá mais desemprego. Desempregados, além de não comprarem, não pagam prestações de casa, carro e cartão de crédito.
Tal inadimplência tenderia a criar outra onda de degradação de preços de ativos financeiros que dependem desses fluxos de renda (as prestações), de um modo parecido com o que ocorreu com os títulos lastreados em prestações imobiliárias. O que o governo fará a fim de estimular a economia? Construir pirâmides (nome irônico para obras públicas)?

Arquivo do blog