Entrevista:O Estado inteligente

domingo, setembro 14, 2008

Por alcoolismo ou pura grosseria Por Giulio Sanmartini


Com relação às diatribes cometidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Amazonas nessa quarta feira passada, Carlos Chagas faz os seguintes comentário aos seus exageros: “Lula no Amazonas disse que de 1980 a 2002 ‘o Brasil esteve em estado de coma, atrofiado, deitado numa cama, sem saber quem era e para onde ia’.”

Fora o general João Figueiredo, que já morreu, estão os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, na obrigação de reagirem. De público foram não apenas ofendidos, mas humilhados. E receberam dose dupla por haverem sido agraciados com outra virulenta referência: “Quem governou este País já tinha feito universidade, portanto, não estava ligando para os que não fizeram”. Um formado em Sociologia, outro em Engenharia, este em Administração e aquele em Direito. Todos com diploma, agora acusados de inação completa no quesito educação e ensino.

Seria interessante que o presidente Lula enumerasse aquilo que tenha feito além de promessas vãs, inauguração de obras inacabadas, projetos inexeqüíveis e viagens inúteis.

Até agora o legado de Lula prende-se a uma corrupção, esta sim, realmente ninguém jamais viu igual na história do país. Nesse balaio de peculatários além de seus aliados políticos estão, seus amigos próximos, como Roberto Teixeira e seus parentes, como o filho e o irmão.

Com que autoridade um biltre desse baixo quilate humilha sem a mínima educação os que o antecederam. Estúpido, nos ensina Antônio Houaiss, é quem revela ausência de bom senso, de discernimento, quem se porta com descortesia, indelicado, grosseiro. Pois é, é isso aí.

Arquivo do blog