Entrevista:O Estado inteligente

domingo, abril 24, 2011

Velhas e novas implicâncias JOÃO UBALDO RIBEIRO


O GLOBO - 24/04/11
Semana Santa, bairro quieto e silencioso, jornais sem muitas notícias, uma certa preguiça. Ligo a televisão e um cavalheiro está falando sobre um assunto sem dúvida relevante, a julgar pelo semblante grave com que se dirige à câmera. Já por natureza lerdo de entendimento, cheguei no meio e não consigo atinar qual é o palpitante assunto. E deixo de tentar, assim que ele solta o terceiro ou quarto anacoluto em menos de um minuto. Anacoluto, já comentei aqui, é quando um elemento da oração fica sem função sintática, meio dependurado, como, por exemplo, "o Brasil, ele tem experimentado", que o homem da televisão acaba de dizer.
Há quem estude esse tipo de fenômeno, porque realmente é interessante, pelo menos para linguistas e cientistas sociais. De alguns anos para cá, sem dar sinal nenhum de que irá embora, está perigando tornar-se regra tacar o anacoluto sempre que se usa um verbo na terceira pessoa. "Os deputados, eles não têm interesse nas reformas", "o obeso, ele não deve ingerir açúcar" e assim por diante. Fala-se assim em toda parte, com essa espécie de sujeito duplo, e piora quando o falante está dando uma entrevista ou declaração pública, ocasião em que muita gente acha que deve botar paletó e gravata na linguagem. O anacoluto, que em si não tem nada de mau e é até um recurso estilístico, talvez seja visto como sofisticação de linguagem, ou sinal de que quem está falando tem bom conhecimento ou grande convicção do que diz. Sei lá, só sei que implico com esse abuso, que, na minha opinião, aleija a língua.
É engraçado esse negócio de querer enfarpelar a linguagem, quando se fala em circunstâncias formais, mesmo que apenas numa breve entrevista para um noticiário de televisão. Muitos se empertigam, abandonam sua maneira habitual de expressar-se e não só passam a caprichar nos anacolutos e similares, como na escolha das palavras, principalmente verbos terminados em "izar". O que em casa seria usado, na entrevista é utilizado, assim como não se vê mais nada, só se visualiza. "Comerciar" praticamente não existe mais e chegará talvez o dia em que os que comerciam serão comercializantes. Aliás, ninguém vende mais nada, só comercializa.
Acho que foi essa necessidade de usar palavras por algum motivo consideradas preferíveis, ou chiques, que ocasionou o triste banimento dos verbos "botar" e "pôr", preteridos universalmente por "colocar". Ainda não vi referência a galinhas colocadeiras, em lugar de poedeiras, mas já li sobre galinhas colocando ovos e o dia das colocadeiras não deve tardar. Destino semelhante teve "penalizar", que de uma só cajadada botou (colocou, já ouvi isso até em narrações esportivas) "prejudicar" para escanteio e nos obrigou a ficar, se for o caso, comiserados ou condoídos com o sofrimento alheio, mas nunca penalizados. Ainda no setor de banimentos, temos o caso de "difícil", que, quem sabe se por ser politicamente incorreto, é hoje sempre substituído por "complicado". E acredito que estamos presenciando o degredo talvez permanente da locução "por causa de". Acho que a maioria de vocês nem deu por isso, mas agora prestem atenção e notarão. Ninguém mais diz "por causa de", diz "por conta de". "Ficou em casa por conta de uma dor de cabeça", "brigou por conta de uma dívida".
E o "você"? Continua também, mais firme do que nunca. "Você armar um time ofensivo é mole, o que você não pode é deixar a defesa adiantada demais, porque aí você fica exposto a contra-ataques que você poderia evitar, se você posicionasse melhor a zaga." E "jovial"? Creio que deve resignar-se a não querer mais dizer "cortês" ou "afável". Já fiz uma checagem entre conhecidos e me surpreendi com a quantidade de gente que o liga a juventude. E o "então"? Observem como é cada vez maior o número de pessoas que inicia uma resposta com um "então" de significado obscuro. "Você foi lá hoje?" perguntamos. "Então", começa a outra pessoa. "Não, não fui." Acho que já tem gente que só responde depois de dizer "então", deve ser cabalístico.
E "acontecer de", como em "aconteceu de eu ver"? Não existe a menor necessidade desse "de" aí e o verbo sempre passou muito bem sem essa preposição. Prescinde dela como em "aconteceu ele estar presente" , ou se usa a integrante "que". Imagino Caymmi cantando "acontece de eu ser baiano, acontece de ela não ser". E "meio que", que é isso? "Ele estava meio que preocupado com a situação", "ela ficou meio que na dúvida" - que faz esse "que" aí? E "combinar de"? "Combinar" jamais teve necessidade desse "de".
Finalmente, é cada vez mais observável que a tendência é dizer "brasileiros e brasileiras". O plural no masculino, como era a regra, parece que não está valendo mais. Agora é "eleitoras e eleitores", "agricultores e agricultoras", "professores e professoras". A tendência, imagino eu, será eliminar as palavras comuns de dois gêneros. Teremos, assim, "estudantos e estudantas", "dentistos e dentistas", "crianços e crianças" e - por que não? - "pessoos e pessoas". Isso é reforçado pela preferência que a presidente Dilma tem revelado. Ela não somente quer ser chamada de "presidenta" - o que, aliás, já está dicionarizado - como, quando tem plateia, dirige a palavra aos presentes distinguindo o gênero deles, como, por exemplo, "operários e operárias". Tudo bem, a língua é viva e não para de mudar. Mas não se pode deixar que ela corra solta, a norma culta é indispensável para a sobrevivência da língua como instrumento de comunicação científica e artística. Além disso, certas coisas acabam não dando certo. Por exemplo, a presidente pode preferir ser presidenta, mas, quando mencionada na condição mais genérica de "governante", duvido que ela queira ser designada pela forma feminina da palavra. 

Arquivo do blog