Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 28, 2009

Guia VEJA de Medicina e Saúde

Informações preciosas

A partir do dia 7, a Editora Abril e VEJA lançam
a coleção Guia VEJA de Medicina e Saúde

Riqueza de detalhes
Desenhos em 3D esmiúçam as estruturas do corpo humano

A partir do próximo dia 7, sempre aos sábados, a Editora Abril e VEJA levam às bancas, livrarias e a algumas redes de supermercados – também por meio de seu sistema de assinaturas – o Guia VEJA de Medicina e Saúde. São 21 fascículos da maior e mais completa coleção do gênero já lançada no Brasil. O Guia VEJA de Medicina e Saúde é uma adaptação das melhores obras do gênero no mundo, publicadas originalmente pela tradicional editora inglesa Dorling Kindersley, famosa pela beleza, clareza e didatismo de seus livros de consulta. A versão brasileira foi adaptada às particularidades de saúde dos brasileiros e enriquecida com verbetes e informações locais. A revisão médica e técnica foi entregue a especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, referência em medicina na América Latina. Organizados em quatro blocos, os volumes se dividem em Atlas do Corpo Humano, Guia de Saúde da Família, Guia de Alimentação Saudável e Terapias Complementares.

Os livros sobre o funcionamento do corpo humano são ilustrados com imagens realistas e funcionais obtidas por microscópio, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Acompanha o segundo volume um DVD-ROM com todos os sistemas da anatomia humana e animações em 3D que conduzem o leitor em uma viagem pelo interior do corpo humano. A seção sobre saúde da família traz, em dez livros, a prevenção, os sintomas e os tratamentos de diversas doenças segundo as mais modernas descobertas da medicina. É nessa seção que se encontram os quadros de diagnósticos. Feitos com base no livro Complete Family Health Guide (Guia Completo da Saúde da Família), da Associação Médica Britânica, eles obviamente não dispensam a consulta médica, mas fornecem quadros com as informações básicas sobre as causas, a gravidade e as possíveis soluções para os problemas de saúde mais comuns. Os quadros são organizados em forma de "árvores do conhecimento", em que respostas "sim ou não" a perguntas simples sobre os sintomas conduzem à resposta mais exata. A palpitação, por exemplo, pode ter inúmeras causas – desde o excesso de cafeína até condições sérias, que exigem cuidados médicos especializados, como hipertireoidismo, e emergências, como um ataque cardíaco. Saber diferenciar uma palpitação benigna de uma que exige ação imediata pode ser vital.

Indispensáveis
A coleção conta com 21 livros e um CD-ROM

Os dois volumes sobre nutrição esmiúçam a importância de uma dieta equilibrada em todas as fases da vida. Eles trazem ainda sugestões dos cardápios mais adequados aos diferentes estilos de vida – do atlético ao sedentário. A seção sobre terapias complementares fornece informações sobre homeopatia, acupuntura e ioga, entre outros recursos que comprovadamente podem servir de adjuvantes à medicina tradicional na prevenção e no tratamento de várias doenças. O primeiro volume do Guia VEJA de Medicina e Saúde apresenta dados sobre como funcionam células, tecidos, órgãos, esqueleto e músculos do corpo. O fascículo tem preço promocional de 7,90 reais se adquirido com VEJA – ou de 9,90 reais se comprado avulso. Os outros vinte exemplares custam 17,90 reais. Também é possível assinar o Guia por seis parcelas de 51,50 reais cada uma – assinantes têm desconto de 16% sobre o valor da assinatura. Inicialmente, o lançamento está restrito aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos demais estados, o Guia chega em junho.

Arquivo do blog