Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 21, 2009

VEJA Recomenda


LIVROS

Cendamo Leonardo/AFP
Andrea Camilleri: de produtor de TV a um dos escritores mais populares da Itália

A PENSÃO EVA, de Andrea Camilleri (tradução de Andrea Ciacchi; Record; 160 páginas; 25 reais)

• Nascido em 1925, o italiano Camilleri foi produtor de TV e fez uma estreia tardia na literatura – publicou o primeiro romance em 1978. Hoje, é um dos mais populares escritores da Itália, graças ao sucesso da série de policiais humorísticos protagonizados pelo comissário Montalbano. A Pensão Eva traz a mesma paisagem siciliana dos livros de Montalbano – mas não é um policial: com uma veia entre nostálgica e cômica, Camilleri reconstitui a vida numa aldeia dos anos 30. A pensão do título é um prostíbulo que adota a curiosa prática de renovar seu plantel de meninas a cada quinzena. No bordel, os rapazes que têm suas primeiras experiências sexuais convivem com o veterano Calcedonio Lardera, que redescobre a virilidade com a ajuda de uma prostituta comunista. Leia trecho.


PRIMEIROS CONTOS,
de Miguel Sanches Neto (Arte & Letra; 116 páginas; 25 reais)

• Talvez como nenhum outro nome da literatura brasileira mais recente, Sanches Neto é um polígrafo – exercita-se com competência do romance policial (A Primeira Mulher) e histórico (Um Amor Anarquista) à literatura infantil (O Rinoceronte Ri). É também um excelente contista, como o leitor pode constatar nesta coletânea, que recolhe textos que o autor tinha fazia tempos na gaveta, sem publicar. Quase todos muito breves, os 21 contos trazem quadros cotidianos de vidas frustradas pela limitação afetiva – que aflige o desencontrado casal de Porque Era Verão – ou pela pobreza material – como no brutal Uma Infância Feliz, cujos personagens ganham do pai nomes de leite em pó que a família não tem dinheiro para comprar. Leia trecho.

DISCOS

Mathias Bothor/Divulgação


O venezuelano Dudamel:
Tchaikovsky
com paixão

TCHAIKOVSKY: QUINTA SINFONIA, FRANCESCA DA RIMINI, Gustavo Dudamel & Simon Bolívar Youth Orchestra (Universal)

• Gustavo Dudamel, venezuelano de 28 anos, é o mais novo fenômeno da regência mundial. Diretor artístico da Simon Bolívar Youth Orchestra, tem entre seus admiradores maestros consagrados como Daniel Barenboim e Claudio Abbado. Uma de suas qualidades mais evidentes é a paixão com que se entrega às obras dos grandes compositores (nos últimos anos, lançou discos com as sinfonias de Beethoven e Mahler). Ela também se faz presente neste disco, em que rege a Quinta Sinfonia e o poema sinfônico Francesca da Rimini, do compositor romântico russo Tchaikovsky. A atuação de Dudamel é impecável, bem como o desempenho da Simon Bolívar, formada em sua maioria por jovens recrutados das comunidades carentes de Caracas.

YEARS OF REFUSAL, Morrissey (Universal)

• Nos anos 80, quando foi cantor da extinta banda The Smiths, o inglês Morrissey consagrou-se como um dos melhores compositores do rock. Na carreira-solo, suas letras confessionais continuaram afiadas. Mas, musicalmente, só com o CD You Are the Quarry (2004) ele se libertou do fantasma de seu antigo grupo. Years of Refusal prossegue nessa excelente trilha. O CD traz rocks e baladas compostos em parceria com Boz Boorer e Alain Whyte (que tentam bravamente suprir a ausência de Johnny Marr, guitarrista e parceiro de Morrissey nos Smiths). Como de praxe, ele faz referências a fatos e pessoas em suas letras. O produtor Jerry Finn, que morreu pouco tempo depois da gravação, é o personagem de Somebody Is Squeezing My Skull. Já You Were Good in Your Time é um recado para um fã.

DVD

Divulgação
Fatal: bela adaptação de romance do americano Philip Roth

FATAL (Elegy, Estados Unidos, 2007. Swen)

• Com um casamento desfeito no passado remoto, um filho que, embora quase quarentão, continua a culpá-lo por seus desarranjos emocionais, e um amigo de longa data com quem pode contar em todas as horas (Dennis Hopper), o crítico literário David Kepesh (Ben Kingsley) acredita que o estado de independência masculina em que vive é a única alternativa possível. Quando conhece a jovem Consuela (Penélope Cruz), essa convicção é abalada pelo desejo de posse que ela desperta nele. Preso assim entre uma paixão incandescente e sua descrença de que ela pode ter um futuro, Kepesh examina, em sobressalto, a chegada da velhice e o que ela pode significar, nesta bela adaptação do romance O Animal Agonizante, de Philip Roth, dirigida pela catalã Isabel Coixet, de A Vida Secreta das Palavras.

Cinemateca VEJA

Nos Estados Unidos da Depressão, nos anos 30, um jovem e belo casal ganha as manchetes – e a admiração do público – com seus assaltos a bancos e assassinatos. Perseguidos pelo país inteiro, acabam destroçados por rajadas de metralhadora. Quando Bonnie e Clyde, que a Cinemateca VEJA lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi lançado, em 1967, nunca se havia visto tamanha violência, e de forma tão crua, no cinema. E nunca também a violência estivera associada a um sentimento tão nítido de desespero e de desejo por algo indefinível, como o que Faye Dunaway e Warren Beatty, nos papéis de Bonnie e de Clyde, exprimem tão bem nesta obra-prima do diretor Arthur Penn.

Nos demais estados, nesta semana:
O Sexto Sentido
, o marco do suspense em que o menino Haley Joel Osment vê pessoas mortas.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com




[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog