Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 10, 2009

VEJA Recomenda


CINEMA

Divulgação
O Corajoso Ratinho Despereaux: a bravura não tem tamanho

O CORAJOSO RATINHO DESPEREAUX (The Tale of Despereaux, Inglaterra/Estados Unidos, 2008. Estreia nesta sexta-feira)

• Baseada no livro infantil da americana Kate Di Camillo, esta animação de traços delicados traz uma história de fantasia e bravura. Ao contrário dos outros ratinhos, Despereaux Tilling não tem medo dos seres humanos e, devido a essa peculiaridade, conhece a jovem princesa Pea, que vive trancada no castelo. Banido do convívio de sua espécie, é mandado para a escuridão, junto a monstruosas ratazanas. Encantado com as histórias de honra cavalheiresca que conhece dos livros, o nobre ratinho terá de se provar um herói de conto de fadas para salvar seu reino da invasão das trevas.

DVD

Divulgação
A Questão Humana: um absorvente thriller de ideias francês

A QUESTÃO HUMANA (La Question Humaine, França, 2007. Imovision)

• O psicólogo residente da filial francesa de uma corporação alemã é encarregado de observar sigilosamente um dos diretores, de quem se suspeita comportamento errático que pode interferir nos negócios. Pouco a pouco, ele percebe que pode haver uma conexão entre a esterilidade de seu ambiente de trabalho no presente e o nazifascismo do século XX. Pesado e lento, mas absorvente, esse thriller de ideias do diretor francês Nicolas Klotz garante a atenção sobretudo pelo desempenho magistral de Mathieu Amalric, o ator francês do momento, como o psicólogo, e do veterano Michael Lonsdale como o executivo.

LIVROS

ECLIPSE, de Stephenie Meyer (tradução de Ryta Vinagre; Intrínseca; 464 páginas; 39,90 reais)

• Terceiro livro da bem-sucedida série de vampiros criada pela americana Stephenie Meyer, Eclipse segue acompanhando o difícil romance adolescente de Bella, humana normal, e Edward, um vampiro do bem. Em Eclipse, Bella é cortejada com intensidade por Jacob – um lobisomem. E, claro, há mais batalhas com os vampiros do mal. Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, os livros de Stephenie são cultuados pelos adolescentes. Não poderia ser diferente: Eclipse conjuga paixão exasperada – como toda paixão juvenil – com ação empolgante.
Leia trecho.

JOAQUIM NABUCO E OS ABOLICIONISTAS BRITÂNICOS – CORRESPONDÊNCIA 1880-1905 (tradução de Vera Joscelyne; Topbooks; 454 páginas; 49 reais)

• Autor de O Abolicionismo e um dos principais líderes da causa antiescravista no Brasil, Joaquim Nabuco (1849-1910) manteve uma intensa correspondência com a Sociedade Antiescravista de Londres, com o intuito de dar repercussão internacional à sua cruzada. Organizada pelos historiadores Leslie Bethell e José Murilo de Carvalho, esta edição bilíngue traz 110 cartas trocadas entre o abolicionista brasileiro e seus apoiadores britânicos. São documentos preciosos da história brasileira – e um testemunho do esforço de idealistas de todo o mundo para pôr fim à vergonha da escravidão.

DISCOS

Tim Mosenfelder/Getty Images


Conor Oberst: jovem com maturidade musical de quarentão

CONOR OBERST, Conor Oberst (Music Brokers)

• O cantor e compositor Conor Oberst é um talento precoce do rock alternativo americano. Tão precoce que o crítico Jon Pareles, do New York Times, afirmou que Oberst, aos 28 anos, escreve coisas que somente homens de 40 deveriam conhecer. Na adolescência, Oberst criou o Bright Eyes, grupo que fez incursões pelo rock e pela música folk. Conor Oberst, seu primeiro disco-solo, é recomendável para quem aprecia o trabalho de Bob Dylan, Neil Young e Gram Parsons. O country-rock I Don’t Want to Die (In the Hospital) e a balada Milk Thistle poderiam muito bem figurar nos discos desses artistas.


Paulo Vitale


Ana Kruger, cantora
do Delicatessen: compreensão exata
de cada canção

MY BABY JUST CARES FOR ME, Delicatessen (Tratore)

• O quarteto gaúcho toca jazz com uma pesada de bossa nova. Não é uma fórmula original: artistas como Diana Krall exploram a mesma seara. Mas o trunfo do Delicatessen está nos vocais de Ana Kruger. Ex-crooner de bar em Porto Alegre (seu repertório ia de Elis Regina a Led Zeppelin), Ana tem voz delicada e sabe o significado exato de cada canção. Ela faz a diferença em Mickey, de Diane Nalini, e em Be Careful, It’s My Heart, de Irving Berlin. O disco traz ainda Delicatessen e Amores Musicais, duas boas composições de autoria da banda.

Cinemateca VEJA

Sally abre o berreiro: "Eu vou fazer 42 anos!". Harry, que nunca daria a ela essa idade, assusta-se: "Mas quando?". "Um dia", responde a moça, chorando em dobro. Não é exagero dizer que não se escrevem mais comédias românticas como Harry & Sally – Feitos Um para o Outro, que a Cinemateca VEJA lança neste sábado no país (menos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro). Naturalmente, os protagonistas Meg Ryan e Billy Crystal vão terminar juntos. Mas o que faz com que eles demorem tanto para chegar a esse desfecho não são truques do acaso ou do roteiro: os anos de amizade são o tempo de que eles precisam para se conhecer, e assim se tolerar e se apreciar.
Uma ideia antiga, e sempre nova.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: Quem Vai Ficar com Mary?, o sucesso protagonizado por Cameron Diaz e Ben Stiller.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775 3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

Publicidade



Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog