Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 17, 2009

Radar



Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

O "cara" e o Nobel

Ricardo Stuckert/PR
Imerecido?
Obama e Lula: parabéns pelo telefone e dúvidas quanto ao mérito

Lula seguiu o protocolo e ligou na terça-feira passada para Barack Obama para parabenizá-lo pelo Nobel da Paz. Aos mais próximos, porém, Lula tem dito que o prêmio dado ao presidente americano não foi tão merecido assim. Aliás, no papo telefônico, que durou dez minutos, o próprio Obama disse a Lula que ficou surpreso com a homenagem.

Governo

Samir Batista
Punhos de renda
Dirceu: sonhando com uma embaixada


O embaixador Zé
Dias atrás, José Dirceu especulou privadamente sobre como poderia ser sua reinserção na vida pública – cassado, ele não pode disputar eleição em 2010. Dirceu julga que, se Dilma Rousseff vencer em 2010, um cargo de embaixador lhe cairá bem. Entre o sonho e a realidade, no entanto, ainda existe um muro chamado Joaquim Barbosa, que julgará o escândalo do Mensalão entre 2010 e 2011.

Improbidade da cota do PMDB
A Justiça Federal aceitou na semana passada uma ação civil de improbidade administrativa contra o presidente da Funasa, Danilo Forte, indicado pelo PMDB. O Ministério Público Federal acusa Forte de malversação no custeio de passagens e diárias da Funasa. Sobre a Funasa, o próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deu o seu veredicto há menos de um ano: "As denúncias de escândalos, corrupção e desvio de dinheiro estão todos os dias na imprensa, no MP e no TCU. A situação é muito grave, não podemos deixá-la do jeito que está". Pois é. Não podia, mas ficou.

Eleições 2010

Metade Serra, metade Aécio
Os tucanos queriam fazer como seus adversários e usar o programa de televisão a que terão direito em novembro para projetar o pré-candidato do partido à Presidência. Mas não teve jeito. Como não existe ainda o nome, José Serra e Aécio Neves dividirão o tempo de TV e rádio meio a meio.

Orlando vai ou fica?
O PCdoB quer lançar o ministro Orlando Silva candidato a deputado em São Paulo. Acredita que, inflado pelo Rio 2016, seria um puxador de votos. Mas Lula tem repetido a Orlando que não quer que ele saia do ministério até o fim de seu mandato. Lula acha que ainda há muito trabalho a ser feito – ainda mais agora com a Olimpíada.

Na contramão
Enquanto a maioria dos petistas afirma dia e noite que a eleição de 2010 deve ser um plebiscito comparando o que fizeram Lula e FHC, Luiz Gushiken vai no sentido oposto. "O debate não pode ser feito pelo retrovisor. Com um crescimento entre 5% e 7% em 2010, as pessoas vão querer saber o que vai ser feito", diz.

Aviação

Danos morais
A Air France procurou os parentes brasileiros das vítimas do voo AF 447 para tratar do pagamento das indenizações por danos morais (as por danos materiais só serão discutidas após a conclusão das investigações sobre as causas do acidente). Foi uma ducha de água fria. A empresa ofereceu quinze salários mínimos (brasileiros) de indenização – cerca de 6 900 reais. Até agora, ninguém aceitou a oferta.

Questão de imagem
A propósito, a organização do evento de gastronomia Semana Mesa São Paulo, que começa no dia 26 trazendo 25 estrelados chefs franceses, foi comprar as passagens Paris-São Paulo e recebeu um pedido expresso da turma das caçarolas: eles não queriam viajar pela Air France.

Sustentabilidade

Em Copenhague
O martelo está quase batido: em dezembro, Lula deve desembarcar em Copenhague para participar da Cúpula do Clima.

Para ficar bem na foto
Atenção, empresas que investem em sustentabilidade: o brasileiro tem um pé atrás em relação à sinceridade de suas intenções. Uma pesquisa inédita sobre sustentabilidade feita em dez países (incluindo o Brasil) pelo grupo Havas/Media Contacts/Z+ revelou que dois terços dos consumidores brasileiros acreditam que as marcas só se envolvem no tema para melhorar sua imagem. Mas, se duvida dos verdadeiros propósitos das empresas, o brasileiro é mais crente no seu poder do que os 21 000 entrevistados nos outros nove países: a mesma pesquisa diz que 84% dos brasileiros creem ter força para fazer com que as empresas se comportem com mais responsabilidade; no mundo, esse percentual é de 63%.

Carnaval

Tem computador no samba
Quem vai patrocinar o enredo da Portela no Carnaval carioca de 2010 é a Positivo Informática. Vai ser o samba do computador doido.

Televisão

Lula e a Record
Com a presença de Lula, a Record inaugura no dia 28 no Rio de Janeiro as obras de ampliação de sua central de produção de novelas, o RecNov, uma espécie de Projac da emissora.

Livros

Casa nova aos 92
A recém-chegada LeYa é a nova editora do poeta Manoel de Barros, de 92 anos de idade e há mais de duas décadas na Record.

Cinema

Divulgação
Gosto musical
Zezé Di Camargo e Luciano: o som que agrada ao presidente

As preferidas do Lula
Parte da trilha sonora do filme Lula, o Filho do Brasil foi escolhida a dedo adivinhe por quem? Sim, ele mesmo. Três músicas do CD que sai em dezembro pela EMI foram selecionadas por Lula. As outras dez foram aprovadas por ele. O critério usado foi o de serem músicas marcantes em sua vida. Zezé Di Camargo e Luciano entram na trilha com Meu Primeiro Amor. Nossa Canção, de Luiz Ayrão, mais conhecida pela gravação de Roberto Carlos nos anos 60, foi regravada por Nana Caymmi. E, finalmente, Desesperar, Jamais, da dupla Ivan Lins e Vitor Martins. Entre as aprovadas, aparece desde Altemar Dutra até Celly Campello, passando pelo hino da seleção de 1970, Pra Frente, Brasil.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog