Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 12, 2009

Panorama Radar



Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

O que Tim Geithner disse para Meirelles

Fotos Evaristo Sa/AFP e Heather Ainsworth/AP
No caminho certo
Meirelles e Geithner: elogio ao Brasil em alto e bom som – e com testemunhas de peso


No sábado 5, Henrique Meirelles estava saindo da reunião do G 20, realizada no prédio do Tesouro britânico, em Londres, na companhia de alguns presidentes de BCs. De repente, o grupo esbarra no secretário do Tesouro dos EUA, Tim Geithner, que saía da mesma reunião. "O Brasil está liderando o mundo", disse Geithner, dirigindo-se a Meirelles, que fez um gesto como de quem não tinha escutado. "O Brasil está liderando o mundo para fora da recessão", repetiu Geithner em alto e bom som. Dessa vez, todos ouviram.

Governo

Pediu para sair
O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, pediu demissão do cargo na segunda-feira passada por causa das declarações de Lula decidindo a compra dos 36 caças franceses antes mesmo que a própria Aeronáutica terminasse a análise das propostas. Lula contornou a ressaca da crise e Saito resolveu ficar.

Judiciário

A vez de Toffoli
Só um terremoto tira de José Antonio Toffoli a indicação para o cargo de ministro do Supremo.

Brasil

Sergio Lima/Folha Imagem
Na frente
Paulinho da Força: a cara do sindicalismo no país?


A força de Paulinho
Memória curta? Possivelmente, mas o fato é que hoje o "líder sindical mais importante e influente do país" para os paulistas é o deputado Paulinho da Força, presidente da Força Sindical, segundo uma pesquisa do Vox Populi concluída no início do mês. Para 35% dos entrevistados, Paulinho ocupa essa posição (Lula vem depois com 17% e Vicentinho o segue com 1%). Pelo visto, a ida dos principais sindicalistas da CUT para o governo deixou o terreno livre para Paulinho.

Buraco na pista
Vem confusão por aí na Infraero: a juíza Pollyanna Kelly, da 12ª Vara Federal de Brasília, expediu um mandado de busca e apreensão de documentos de seis ex-diretores da estatal, de um diretor da OAS e de duas empresas que participaram de obras de ampliação de aeroportos brasileiros.

Economia

Boi gordo
Voltaram a se intensificar as negociações para a compra da Bertin pela JBS-Friboi, ambas gigantes da produção e exportação de carne bovina.

Só falta anunciar
Até o fim do mês, a Cemig anuncia uma nova aquisição de peso.

De Aécio para Berlusconi
A propósito da estatal mineira, no dia 30, em Roma, Aécio Neves entregará a Silvio Berlusconi um cheque de 1,3 bilhão de euros (3,5 bilhões de reais) pela compra da Terna (holding de transmissão de energia elétrica) pela Cemig.

Segurança

A popularização da blindagem
Como a insegurança atinge democraticamente da classe A à Z, nada mais natural que a blindagem desça aos carros dos não tão ricos. Faz sucesso no mercado um processo de blindagem da DuPont que custa 19 000 reais, menos da metade do preço da opção tradicional mais barata. A proteção é apenas ligeiramente menos eficiente e o peso é de 90 quilos, contra 200 quilos dos vidros e placas da blindagem completa. Por enquanto, só oito modelos de automóvel podem receber o novo produto.

Internet

Na rede
A Record estreia o seu portal, o R7, no dia 27. Foram contratados 130 jornalistas e trinta blogueiros.

Cinema

Stephen Lovekin/Wireimages/Getty Images
Negociações
Allen: filmagens podem ser feitas no Rio de Janeiro ou em São Paulo

Allen no Brasil
Está ficando quente a possibilidade de Woody Allen filmar no Brasil em 2011. No dia 3 de outubro, Stephen Tenenbaum e Letty Aronson, produtores de Allen (ela é também irmã do diretor), desembarcam em São Paulo, onde ficam dois dias. Depois seguem para o Rio de Janeiro, para mais cinco dias. Visitarão possíveis locações nas duas cidades: está quase certo que o filme seja rodado no Rio, mas Allen pediu que os dois fossem também a São Paulo. As produtoras Conspiração e O2 estão numa disputa à parte para saber quem coproduzirá o filme.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog