Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, agosto 30, 2012

CLAUDIO HUMBERTO


CLAUDIO HUMBERTO

“...como nós descemos na escala das degradações”
Ministro Gilmar Mendes (STF) sobre o afano de R$ 73 milhões do Banco do Brasil

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO “NÃO PEGOU” NO MP

Contrariando o princípio da “transparência”, que tanto inspirou ações de procuradores na Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público interpretou de modo particular a Lei de Acesso à Informação. Ao contrário dos demais órgãos, obrigados a divulgar nominalmente os valores dos salários, o CNMP enxergou certa “exigência de individualização” na lei para limitar a divulgação às matrículas. 

DECISÃO NOTURNA

A decisão do CNMP ocorreu terça (28) na “calada da noite”, conforme expressão muito utilizada pelo Ministério Publico em suas denúncias.

DEMOROU

Sempre ativo na pregação de transparência, o CNMP demorou a “regulamentar” a lei federal, em vigor desde novembro de 2011.

LETRA MORTA

A Lei de Acesso à Informação não se aplica ao MP: conselheiros do CNMP votaram pela divulgação nominal dos salários, mas perderam. 

HOMEM-TRAQUE

Para o deputado Mendes Thame (PSDB-SP), o fiasco de Luiz Pagot na CPI do Cachoeira o transformou de homem-bomba em homem-traque. 

DILMA IGNORA TOMBAMENTO E FAZ CANIL NO ALVORADA

Conhecida pelo jeito búlgaro de ser, a presidente Dilma reserva seus instantes de ternura ao cão labrador “Nego”, que ganhou do ex-ministro José Dirceu. Ministros brincam sentindo inveja do único frequentador dos palácios presidenciais a receber tratamento gentil e afetuoso de Dilma. Ela até mandou construir um amplo canil para “Nego” nos jardins do Alvorada, mas ignorou a exigência legal de autorização de órgãos como Iphan. O canil pode ofender o tombamento do palácio.

À PRIMEIRA VISTA

Ao sair do cargo, José Dirceu deixou “Nego” na residência oficial com a substituta dele na Casa Civil. E Dilma acabou por se afeiçoar ao cão.

IMPACIÊNCIA

Para passear “Nego”, a presidente precisa mandar seus seguranças pegar o cão na Granja do Torto, distante 17km. Mas a demora a irrita.

FALTA ALVARÁ

A Presidência também precisava de alvará, mas chama a construção de “substituição” do espaço do cão por outro, “mais apropriado”.

RELEMBRAR É VIVER 

Pouco antes de iniciar o julgamento, o deputado e réu João Paulo Cunha (PT-SP) se irritou com a coluna, que descobriu sua visita ao ministro Dias Toffoli: “Não sou imbecil de ir lá (STF) falar de mensalão”.

SEPARAÇÃO JUDICIAL

O Tribunal Regional do Trabalho de Brasília decidiu ontem que a Sadia não responde por dívidas trabalhistas da falida Transbrasil. O plenário do TRT deu a palavra definitiva em razão de uma antiga polêmica sobre a configuração ou não de grupo econômico entre as empresas.

PSDB CONTRA PAGOT

O PSDB estuda entrar com representação no Ministério Público contra o ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot, que admitiu na CPI do Cachoeira haver procurado empresas com contratos com o órgão para pedir doações à campanha da presidente Dilma, em 2010. 

COMPRA DE VOTO

O PSDB também processará o ministro Gilberto Carvalho, que em Franco da Rocha (SP) prometeu quintuplicar os recursos federais para o município, caso o candidato do PT vença a eleição. 

MAL NA FITA

Com medo de vaias, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), não pôs os pés na corrida Stock Car no fim de semana. “Ele está com alergia ao povo, ou o povo a ele”, alfineta Lúcio Vieira Lima (PMDB). 

PM INEFICIENTE

O governo do Distrito Federal espera que cem homens da Força Nacional de Segurança façam o que a Policia Militar, com seus 15 mil integrantes, não consegue: patrulhar os acessos e as saídas do Distrito Federal, para abordar a bandidagem do entorno que faz sequestros relâmpagos.

LAÇOS FORTES

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), desafeto de Lula, minimiza a própria força ao considerar que sua aliança com Eduardo Campos (PSB) não afastará o governador de Pernambuco do ex-presidente: “Eles têm laços fortes, não serão afetados por questões locais”. 

GRANA SUJA

Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), ativo integrante da CPI, somente no ano de 2010 foram destinados R$ 170 milhões a empresas laranjas do bicheiro Carlos Cachoeira.

GATO POR LEBRE

Quem paga passagem da GOL Rio-Ilhéus, mais cara, ao embarcar vê que uma das pernas viajará pela Webjet, baratinha, mas ordinária. 

PODER SEM PUDOR

GASOLINA CAPITALISTA

O deputado Henrique Lima Santos era líder estudantil na Faculdade de Direito de Salvador quando sua carteira de motorista foi indeferida, sob a alegação de que "o proprietário do automóvel é fichado como comunista", segundo documento do Detran. O secretário de Segurança, deputado Lafaiete Coutinho (UDN), despachou o papel ao governador Antonio Balbino (PSD) "para decidir se o automóvel é do centro, da direita ou da esquerda". Balbino respondeu, por escrito:

- Conceda-se. O automóvel pode ser comunista, mas a gasolina, com certeza, é americana.

Arquivo do blog