VEJA Recomenda
VIDA DE CASADO (Married Life, Estados Unidos/Canadá, 2007. Califórnia) • Solteirão confirmado, Richard (Pierce Brosnan) acompanha, com algum cinismo, a paixão que seu amigo Harry (Chris Cooper), muito casado há muito tempo, vive com uma moça mais jovem – até conhecer a moça (Rachel McAdams) e ficar também ele meio bobo. O dado inesperado nessa situação: está-se na virada dos anos 40 para os 50 e ter um marido que pede o divórcio é uma situação humilhante para uma mulher. Harry quer casar com a namorada, mas não quer humilhar a sua mulher (Patricia Clarkson). Decide, portanto, que o mais misericordioso é tramar seu assassinato. E descobre que não é o único capaz de ter ideias surpreendentes, nesta divertida combinação de crime com humor cáustico.
LIVROS TENHO ALGO A TE DIZER, de Hanif Kureishi (tradução de Celso Nogueira; Companhia das Letras; 504 páginas; 62 reais) • Inglês de ascendência paquistanesa, Kureishi é um cronista da Londres dos imigrantes – uma paisagem que ele já desenhou em romances como O Buda do Subúrbio e em roteiros de filmes como Minha Adorável Lavanderia. As tensões raciais da Inglaterra continuam no centro deste novo romance, mas agora com um toque de psicanálise. O protagonista é o terapeuta londrino Jamal Khan – que, como o nome revela, tem ascendência paquistanesa. Admirador do Freud mais desencantado de O Mal-Estar na Civilização, Khan observa, com o mesmo mal-estar do pai da psicanálise, a degradação social que o ronda: tem um filho adolescente e problemático e uma irmã depressiva e promíscua. Leia trecho.
VOCÊ NUNCA CHEGARÁ A NADA, de Juan Benet (tradução de Maria Alzira Brum Lemos; José Olympio; 252 páginas; 33 reais) • Um dos mais celebrados escritores espanhóis da segunda metade do século XX, Juan Benet (1927-1993) ganha sua primeira tradução no Brasil. Lançada na Espanha em 1961, em uma edição paga pelo próprio autor – que ganhava a vida como engenheiro –, a coletânea de contos Você Nunca Chegará a Nada distanciou-se do realismo social que era comum então na literatura espanhola. São apenas quatro contos, marcados por uma prosa metafórica e por enredos que cruzam vários planos temporais. A narrativa que dá título ao livro tem lugar em uma longa viagem de trem – uma "desenfreada loucura ferroviária", diz um personagem – que não parece ter destino. Personagens errantes e paisagens desoladas são comuns na obra de Benet. Leia trecho.
DISCOS
LIVE, Gotan Project (MCD) • Philippe Cohen Solal, Christoph H. Müller e Eduardo Makaroff são pioneiros da mistura de música eletrônica e tango. Mas a sonoridade do Gotan Project não pode ser resumida à fusão desses dois elementos. O trio faz uso ainda de outros gêneros dolentes, como o trip hop e o dub. A soma desses elementos transforma as apresentações do Gotan Project numa espécie de transe, com canções mais convidativas ao relaxamento do que à pista de dança. Live reúne dois espetáculos, realizados em 2003 e 2007. Além de faixas de sua própria autoria, o Gotan faz versões ousadas para Vuelvo al Sur, de Astor Piazzolla, e Chunga’s Revenge, de Frank Zappa.
• Em 1959, Berry Gordy Jr. pediu 800 dólares emprestados às suas irmãs para criar seu próprio negócio – uma gravadora que lançaria artistas da cidade de Detroit. Passados cinquenta anos, a Motown, criação de Gordy, tornou-se a maior referência da música negra de qualidade. Marvin Gaye, Stevie Wonder, Jackson Five, Temptations e Diana Ross são alguns dos artistas gestados na companhia. Esta coletânea tripla é uma pequena amostra da importância da Motown para o pop. Canções como My Girl, dos Temptations, e Signed, Sealed, Delivered, de Stevie Wonder, obedecem ao esquema rigoroso proposto por Gordy: as músicas têm no máximo três minutos, não falam de política, mas de preocupações comuns ao adolescente de qualquer latitude – o amor, sobretudo.
|
[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior B] há quantas semanas o livro aparece na lista #] semanas não consecutivas |
Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano. |
|