Entrevista:O Estado inteligente

sábado, fevereiro 07, 2009

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

O PMDB quer a cabeça dele

Janine Moraes/ABR
Na prancha
Stephanes: briga interna

Agora que já tem a presidência da Câmara e do Senado, o PMDB quer ir à caça. O partido está descontente com dois ministros, José Temporão e Reinhold Stephanes. São ministros tidos como da cota do partido, mas os peemedebistas acham que o PMDB não manda de verdade na Saúde e na Agricultura. A ideia, no entanto, é pedir a Lula a substituição apenas de Stephanes. Consideram que seria um risco pedir a cabeça de Temporão e ver Lula nomear um petista para a Saúde. Quanto a Stephanes, acusado de não dar bola para os deputados do partido, não haverá refresco. Resta saber o que Lula acha de tudo isso...

Câmara

Na boca do caixa
O novo corregedor da Câmara, Edmar Moreira, aquele do castelo mineiro de 25 milhões de reais, é um sujeito precavido. Soterrado por denúncias de dívidas fiscais, trabalhistas e com fornecedores, Edmar optou por não receber seu salário de deputado na conta-corrente. Seus vencimentos são recebidos na boca do caixa. Tudo para a Justiça não levar o que cairia em sua conta-salário. Este é, repita-se, o novo corregedor da Câmara.

Ele não está só
Aliás, vários colegas de Edmar Moreira na Câmara preferem, ou melhor, são obrigados a receber seus proventos assim.

PMDB

Mais forte ainda
O PMDB está forte. Todo mundo se cansou de ouvir essa assertiva nos últimos dias. Só que o partido pode ficar mais poderoso ainda: se, nos próximos dias, o TSE confirmar a cassação de Cássio Cunha Lima e cassar Jackson Lago, o partido ganhará mais dois governadores – José Maranhão (Paraíba) e Roseana Sarney (Maranhão).

Senado

Pablo Valadares/AE
O presidente
Sarney, aos 78 anos, está de olho em outra presidência

Sarney quer outra presidência
Quem conhece a alma de José Sarney sabe que, aos 78 anos, a presidência do Senado não deve ser a última de sua coleção, se depender dele. Sarney ambiciona presidir a Academia Brasileira de Letras, quando largar o comando do Senado. Publicamente, no entanto, ele ainda não admite sua pretensão – o que, como se viu na disputa pelo Senado, não quer dizer muita coisa.

Brasil

A classe C cresce...
A classe C – a classe média emergente – continua em expansão. Uma pesquisa inédita que o Centro de Políticas Sociais da FGV/RJ lançará na quarta-feira mostra que em dezembro ela atingiu 53,8% do total dos brasileiros das seis maiores regiões metropolitanas do país. Um ano antes, o tamanho da classe C era de 51,8%.

...assim como as classes A e B
Mais: as classes A e B também ficaram maiores: eram 14,76% da população em dezembro de 2007 e passaram para 15,33%. Menores, evidentemente, ficaram as classes D e E. O problema é manter esses bons indicadores a partir de 2009.

Suspeita no concurso dos sonhos
O Ministério Público Federal entrou com uma ação pedindo a suspensão imediata e a anulação do concurso para prático, organizado pela Marinha no ano passado. O prático é o responsável por manobrar navios nos portos e tem vencimentos – pagos pelas empresas, e não pela Marinha – que variam entre 60 000 e 130 000 reais por mês. Isso mesmo, por mês, e não há zero a mais na frase anterior. O MP alega que houve quebra do sigilo das provas e suspeita de favorecimento a alguns candidatos, inclusive parentes de militares de alta patente. O concurso, o maior já realizado na área, é para a contratação de 117 práticos.

Imprensa

Do blog para o papel
Em março, Cesar Maia estreia como articulista semanal da Folha de S.Paulo.

Brasil-EUA

Lula vai a Washington...
O Itamaraty e o Departamento de Estado dos EUA fecharam, enfim, a data do encontro entre Lula e Barack Obama: 17 de março. Na véspera, Lula estará em Nova York para falar a investidores internacionais, num grande seminário.

Lawrence Jackson/AP
Poderosa
Hillary: ela chega em abril, mas o encontro anual da fundação de Bill não vem mais

...E Hillary vai a Brasília
Em meados de abril, será a vez de Hillary Clinton reunir-se com Lula em Brasília.

Encontro cancelado
Aliás, é por causa da nomeação de Hillary para a chefia do Departamento de Estado que não será mais realizado neste ano no Rio de Janeiro o megaencontro anual da Clinton Global Initiative (CGI), a fundação do marido, Bill: uma das condições impostas a Bill Clinton por Barack Obama para a nomeação de Hillary foi que o ex-presidente cancelasse todos os eventos relacionados a filantropia planejados pela CGI fora dos EUA. A reunião será realizada em Nova York.

Música

1 milhão de canções
A música gratuita e legal sobe um degrau na internet brasileira: neste fim de semana, o portal Terra libera 1 milhão de músicas para ser ouvidas de modo legal, sem pirataria. Uma parceria com todas as grandes gravadoras (exceto a Warner) e várias independentes resultou nessa novidade, após oito meses de negociação. Todo o catálogo dessas gravadoras estará liberado. Para baixar a canção, claro, paga-se um tanto – mas, para ouvi-la, é gratuito.

Olimpíada

Quartos flutuantes
No projeto que o COB entrega ao Comitê Olímpico Internacional na quinta-feira para tentar fazer do Rio de Janeiro a sede da Olimpíada de 2016, consta a promessa de 48 000 quartos de hotel para hospedar desde turistas até atletas e jornalistas. Desse total, 8 500 quartos estarão localizados dentro de seis navios, que virão ao Rio somente com essa finalidade.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog