ljardim@abril.com.br
Governo
Dilma e Lula em alta definição
|
Pode ter surpresa
Apesar do que se diz em contrário, Lula ainda não decidiu o que fazer com o terrorista Cesare Battisti.
Brasil
Kassab submerso
Gilberto Kassab já bateu o martelo: apesar de ser integrante da executiva nacional do DEM, não irá a Brasília na semana que vem para votar no processo de expulsão de José Roberto Arruda. Kassab só pretende retomar a vida partidária quando Arruda e sua crise estiverem bem distantes do partido. Deve, então, estar pensando em férias longas...
Recomeçar de novo 1
O DEM já está organizando a equipe que vai tentar recuperar sua imagem. O grupo botará o bloco na rua logo após o réveillon. O núcleo da equipe está definido. Será composto pelo marqueteiro Antonio Lavareda, o publicitário Adriano Guedes, a produtora Paula Lavigne e os diretores do instituto de pesquisas GPP.
sergio neves/ae Distância calculada | Recomeçar de novo 2 |
No lugar certo
Na quarta-feira, no Brasília Alvorada Hotel (ex-Blue Tree), haverá um evento em comemoração ao "Dia Internacional contra a Corrupção". Não foi possível confirmar se convidaram o governador do Distrito Federal para o discurso de abertura.
Queremos reajuste
As operadoras de planos de saúde têm em mãos um estudo mostrando que o total de despesas médico-hospitalares pago por elas subiu 14,2% entre junho de 2008 e maio deste ano. Enquanto isso, no mesmo período, o IPCA aumentou 5,96%. E o que significa isso? Significa que os planos de sáude vão pedir ao governo que libere um reajuste nas mensalidades.
Décimo quinto salário
Minas Gerais já paga há três anos um décimo quarto salário aos seus 600 000 servidores. O recebimento está condicionado, é claro, ao cumprimento de metas de produtividade. Agora, Aécio Neves vai dobrar a aposta: está enviando à Assembleia Legislativa um projeto, que deve ser votado ainda neste ano, para dar o décimo quinto salário. Não deixa de ser uma poderosa arma eleitoral numa eventual candidatura a presidente.
Economia
Cartão de crédito no Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal prepara o lançamento de um cartão de crédito próprio (a bandeira não será nem Visa nem MasterCard) que promete fazer barulho. Voltado para a população de baixa renda, deve ter uma base inicial de cerca de 15 milhões de clientes, incluindo os beneficiários do Bolsa Família.
Negócio (quase) fechado
Chegou aos 44 minutos do segundo tempo a disputa pela Neo Química, um dos maiores laboratórios farmacêuticos do Brasil. Trata-se de um negócio em torno de 1 bilhão de dólares. Na briga, a americana Pfizer, a brasileira EMS e a Hypermarcas. Quem está mais perto de marcar um gol de desempate no último minuto é a Hypermarcas.
Stress no EBX
Um sério desentendimento com o chefe Eike Batista pode encurtar a carreira de Rodolfo Landim no grupo EBX. Landim, ex-presidente da BR, já comandou a OGX e atualmente toca a OSX, estaleiro que construirá navios e plataformas de petróleo. É uma das estrelas do time de executivos de Eike. O desenlace depende de uma conversa entre os dois nos próximos dias. Landim nega qualquer problema com Eike.
Cerveja
A Bud vem aí
A AmBev prepara para 2010 o lançamento no Brasil da Budweiser, a cerveja mais vendida do mundo, que passa a ser fabricada aqui.
Mulher
Vai atrasar
Lembra-se da tal licença-maternidade de seis meses? A única coisa certa é que vai atrasar. Faltam menos de trinta dias para acabar o ano, mas até agora o governo não regulamentou o funcionamento dos benefícios para as empresas que concederem a licença de seis meses. A nova lei foi sancionada em 2008 e começaria a valer em 1º de janeiro de 2010. Todas as empresas que aderissem ao Programa Empresa-Cidadã poderiam dar sessenta dias a mais de licença-maternidade, além dos quatro meses já previstos, e depois deduzir os dois salários extras do imposto devido à Receita. Só que o programa ainda não foi regulamentado e o Leão não sabe informar quando será.
Copa 2010
"Nós" quem?
Na sexta-feira, durante o sorteio das chaves da Copa da África do Sul, Carlos Alberto Parreira impressionou a delegação brasileira com o seu otimismo. Dizia o tempo todo: "Nós vamos ser campeões". Referia-se ao Brasil. Parreira é atualmente técnico da África do Sul.
dida sampaio/ae Boa imagem | De patinho feio a queridinho |
Com Paulo Celso Pereira