Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 07, 2009

Radar Lauro Jardim

VEJA Panorama


ljardim@abril.com.b

O conselho de Brown para Lula

Carl de Souza/AFP
Parceria
Brown e Lula: o britânico quer a participação de Lula na Conferência do Clima, em Copenhague


Quando falava sobre a cúpula de Copenhague na reunião privada que teve com Gordon Brown na quarta-feira, Lula avisou ao primeiro-ministro britânico que preferia enviar Dilma Rousseff ao encontro. Brown, que irá à Conferência do Clima, reagiu: "Ficarei desapontado. Ela não é presidente da República. Nós temos de liderar essa questão". E sugeriu: "Por que o senhor não convida os presidentes dos países que compõem a Bacia Amazônica para ir a Copenhague em seu avião?". Lula não respondeu.

Eleições 2010

Serra 40%
Uma pesquisa nacional do Vox Populi concluída na segunda-feira passada confirmou a folgada liderança de José Serra na corrida presidencial. Ele tem 40% das intenções de voto. É mais do que o dobro dos 15% obtidos por Dilma Rousseff e mais do que o triplo dos 12% registrados por Ciro Gomes. Marina Silva ficou com 5%. Nesse quadro, Serra levaria no primeiro turno.

Aécio na frente
Quando Aécio Neves é apresentado como candidato tucano no lugar de Serra, constatou-se uma surpresa: Aécio superou Dilma Rousseff pela primeira vez numa pesquisa do Vox Populi. Ainda que seja por 1 ponto porcentual e, portanto, dentro da margem de erro.

À la garçonne
Está decidido: em dezembro, Dilma Rousseff tira a peruca e aparece em público com novo visual.

Muito prazer, eu sou a Dilma
Houve resistência, mas será João Santana quem comandará a criação do programa de televisão do PT, que vai ao ar em dezembro. O programa cumprirá o papel de apresentar Dilma Rousseff ao eleitor pela última vez antes de a campanha começar de fato, em 2010.

Prato que se come frio
José Serra vai ter de fazer algum carinho para acalmar Rodrigo Maia, presidente do DEM. Aos mais próximos, Maia tem dito que coleciona numa pasta notícias que saíram na imprensa nos últimos meses. Todas contra ele, devidamente recortadas e datadas. Maia atribui a Serra a fonte de onde jorram essas notícias.

Governo

Alan Marques/Folha Imagem
Apetite
Alencar: torresmo, feijoada, vinho, cachaça e chope


A festa de Alencar
No almoço-surpresa de aniversário dos 64 anos de Lula, no sábado 31, na Granja do Torto,José Alencar se esbaldou: comeu torresmo, feijoada, bebeu vinho, cachaça e chope.

Brasil

Sobel foi, mas volta
Clifford Sobel, ex-embaixador dos EUA em Brasília, vai surfar na onda brasileira. Decidiu montar um escritório de assessoria internacional e está se mudando com a família para São Paulo.

Futebol

A força da seleção
O Itaú, patrocinador da seleção brasileira, foi a marca que mais cresceu em recall entre os torcedores do país. Uma pesquisa realizada em outubro pela TNS Sport com 8 216 pessoas em todos os estados indica que o banco é a segunda instituição mais associada ao futebol. Desbancou da vice-liderança a Adidas. No levantamento realizado em março de 2008, o Itaú estava em 17º lugar. A líder continua sendo a Nike.

Televisão

Em ano de Copa
A Globo inicia 2010 com 2 bilhões de reais em vendas antecipadas de cotas de patrocínio – em sua maioria, de eventos esportivos.

Economia

Pedro Rubens
No país das maravilhas
Telles: o Brasil virou um paraíso visto de fora


Menos, menos
Hoje, qualquer empresário que vai ao exterior para fazer contatos com investidores volta com a mesma impressão: lá fora, o Brasil é visto como um país sem defeitos, em que tudo corre às mil maravilhas no mundo dos negócios. Marcel Telles, um dos controladores da AB InBev, retornou agora de mais uma rodada de conversas nos EUA: "Nunca vi tanto entusiasmo em relação ao Brasil. É até um entusiasmo cego. Quando se tenta baixar um pouco a bola e discutir alguns problemas, não querem nem ouvir".

Mais, mais
A propósito, a AmBev já decidiu expandir as linhas de produção e ampliar suas fábricas por todo o Brasil para poder dar conta do crescimento previsto para o setor de cervejas.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog