Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, novembro 04, 2009

FHC, Lula, apatia e "autoritarismo": Vinicius Torres Freire

FOLHA DE S. PAULO

Satisfação com a economia ofusca "desvio da democracia", mas é preciso "balançar o coreto", afirma ex-presidente

A SATISFAÇÃO com a economia é um fator de "apatia" no Brasil. Tal ambiente favorece o "autoritarismo popular" que está no "DNA" do governo Lula e do lulismo. Mas por que a oposição é também apática e omissa, pergunta-se ao autor da tese da "apatia cum autoritarismo popular", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? "Sim, a oposição está meio apática, como quase todo o país. Mas a oposição partidária é congressual.

Não repercute na sociedade. A sociedade, por sua vez, não tem dado muito ouvido ao que se passa por lá no Congresso, por achar que o Congresso não decide assuntos de relevância cotidiana ou por desconfiar do que sai de lá [Congresso], pelos motivos conhecidos. E o governo [Lula] teve papel importante nesse apequenamento do Congresso, dadas as ingerências e os chamados "escândalos"", diz FHC a esta coluna.

E a apatia do PSDB e de seus candidatos indecisos? "O Congresso, os partidos, o PSDB também, as lideranças, não repercutem. Falta mais articulação com a sociedade. Mas os candidatos se movem pelo cálculo eleitoral, não tem jeito. Mas a discussão desses problemas interessa a muito mais gente, vai muito além do PSDB. Não escrevi para conclamar a oposição. Esse debate não pode ser rebaixado pela partidarização excessiva. Mas, afora o "partido dos economistas", os intelectuais não se manifestam, contra ou a favor, de maneira pública, pensada (o Brasil tinha o partido dos advogados, agora tem o dos economistas, sinal da mercantilização do Brasil e do mundo). Os movimentos sociais, as organizações da sociedade, quando não estão aninhadas na burocracia do Estado, limitam-se a temas especializados. Isso por um lado é bom: discute-se a sério ambiente, drogas, violência. Mas não a política maior desses e outros assuntos", diz FHC.

Mas qual a relação atual entre popularidade e risco de autoritarismo? "O país está mais apático porque a situação econômica vai bem. E espero que vá cada vez melhor. Mas a satisfação com as condições de agora não nos deve impedir de pensar que tipo de sociedade e de Estado que estamos construindo. As pessoas aplaudem porque estão satisfeitas com o que lhes diz respeito, mais imediatamente. Mas o aplauso não significa aprovação a qualquer atitude do governo, e muitas vezes as pessoas não têm consciência das consequências de várias dessas ações."

Mas onde está o autoritarismo? "Há uma grande cooptação. Há ingerência direta nos partidos, ataques à imprensa, à gestão de empresas. O presidente escolhe não só a candidata (até sem ela mesma saber) mas define nomes pelo país todo, em vários partidos, interfere diretamente no Congresso. Não sou "neoliberal". E não sou a favor disso que chamam "Estado forte", mas de um Estado competente. Esse "Estado forte" é paternalista, organiza os negócios, destrói os partidos, coopta setores sociais com recursos do Estado.

Tudo isso ocorre em clima de forte personalização, em que o presidente centraliza em si decisões estratégicas (como na compra dos caças, do pré-sal, coisas feitas com atropelo, sem seriedade), com alianças partidárias que não foram feitas com base em um programa. Isso reforça as características da nossa "Presidência imperial"", diz FHC.

Arquivo do blog