EXPOSIÇÃO
VIVA VILLA! (a partir de segunda-feira, 12 de outubro, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro) ![]() |
| Acervo Museu Villa-Lobos![]() EXPOSIÇÃO Villa-Lobos: a vida apresentada em vagões de trem |
LIVROS
FEITIÇO DE AMOR E OUTROS CONTOS, de Ludwig Tieck (tradução
de Maria Aparecida Barbosa e Karin Volobuef; Hedra; 224 páginas; 22 reais)
Expoente da primeira geração do movimento romântico na Alemanha, Ludwig Tieck (1773-1853) era um admirador dos contos folclóricos de seu país e das peças mais fantasiosas de William Shakespeare – como A Tempestade, que ele traduziu para o alemão. Os seis contos desta coletânea atestam esse gosto pela narrativa mais extravagante: são histórias de terror, eivadas de detalhes lúgubres e até sórdidos – incesto, assassinato –, mas que ainda assim conservam o encantamento luminoso dos contos de fadas. O Loiro Eckbert, que abre o livro, é um bom exemplo: começa com uma situação típica das histórias infantis – a menina abandonada tentando se achar em um bosque – e vai progredindo por uma série de crimes gratuitos, até a revelação monstruosa do final.
CENAS DA VIDA NA ALDEIA, de Amós Oz
(tradução de Paulo Geiger; Companhia das Letras; 184 páginas; 38 reais)
Na juventude, o escritor israelense Amós Oz viveu em um kibutz – uma fazenda coletiva. Hoje, ele mora em Arad, pequena cidade do Deserto de Negev. A experiência da vida em localidades pequenas e isoladas transparece nesta coletânea – sete dos oito contos têm lugar em uma aldeia fictícia, Tel Ilan. Não é uma visão compassiva: são contos muitas vezes amargos, com personagens que buscam a aldeia não pela suposta vida simples do interior, mas para se refugiar de vilezas e mesquinharias do passado. Um dos maiores escritores de seu país, Oz, de 70 anos, é conhecido como uma personalidade atuante – e uma voz moderada – no conturbado cenário político de Israel. Mas se irrita com os críticos que tentam ler alegorias políticas em seus contos: "A ação do livro transcorre em Israel, mas ele não trata da condição israelense, e sim da condição humana", disse em entrevista ao jornal Haaretz.
DISCO
ALL IN ONE, Bebel Gilberto (Verve)
Henrique Gendreo/divulgação![]() DISCO Bebel Gilberto: uma voz suave para todos os estilos |
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DVDs
![]() (Estados Unidos, 1951. Paramount) ![]() |
| Divulgação![]() DVD I Love Lucy: a avó de todas as séries cômicas americanas |
SHORT CUTS – CENAS DA VIDA (Short Cuts, Estados Unidos, 1993. Lume)
Divulgação![]() | ![]() | DVD |
Depois de uma longa fase em que parecia ter perdido a capacidade de se comunicar com o público e também com a crítica, o diretor Robert Altman (1925-2006) reencontrou seu prumo e renasceu artisticamente – primeiro com O Jogador, de 1992, e de forma gloriosa com Short Cuts, no ano seguinte. Ao adaptar contos do escritor Raymond Carver, um dos ícones do minimalismo literário americano, Altman arma uma rede de pequenas histórias, vividas por diferentes personagens, que não se cruzam propriamente, e sim apenas se tocam. Tudo muito simples, mas devastador na sua concepção dos acontecimentos que, inofensivos para uns, ressoam de forma trágica para outros. É emblemático o enredo do padeiro que atormenta uma freguesa que não foi buscar um bolo de aniversário, sem saber que o dono da festa acabou de morrer.