Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, julho 15, 2009

O BRASIL APÓIA EVO. E VEJAM COMO EVO RECOMPENSA O BRASIL

DO BLOG REINALDO AZEVEDO

quarta-feira, 15 de julho de 2009 | 4:41

Traduzi a notícia abaixo do jornal HoyBolivia.com. Leiam. Volto em seguida:
O deputado nacional Mario Cronembold denunciou que o plano de "colonização" levado adiante pelo governo de Evo Morales, com o assentamento de 4 mil famílias no departamento de Pando, tem a finalidade de promover o cultivo em grande escala da folha de coca.
"O objetivo imediato do plano de colonização é eleitoral, buscando interferir nos resultados de 6 de dezembro. Mas o objetivo estratégico é criar um segundo Chapare no Norte da Bolívia, disse Cronembold.
O parlamentar comentou que "a migração promovida pelo governo desde 2007 para Pando já provocou a existência de cultivo de folhas de coca nesse departamento, especialmente na região vizinha a Esmeralda, como anunciaram os próprios dirigentes da Adepcoca [
Adepcoca é a associação que reúne os produtores de folha de coca].
"Os próprios camponeses de Pando, que são parte da base do MAS [
partido de Evo Morales], estão preocupados porque, entre os colonos, há uma grande quantidade de chaparenhos [pessoas oriundas de Chapare].
Mario Cronembold disse que "o departamento de Pando é um território geoestratégico para o narcotráfico porque faz fronteira com Peru e Brasil, tem terras férteis para o cultivo de coca e tem selva onde esconder as fábricas de cocaína.
"Agora entendemos por que tanta preocupação do governo em controlar esse departamento. É preciso alertar a tempo o país e a comunidade internacional de que se pretende criar outro bastião territorial para o narcotráfico", observou o deputado.

Comento
Acho que a notícia é clara, mas vamos lá. Chapare é o departamento boliviano que mais produz folha de coca. É ali que nasceram Evo Morales e o movimento dos cacaleros, que deu origem ao MAS, o partido do índio de araque. Pando é uma das regiões do país que mais se opõem a Evo, onde o cultivo da folha de coca era pequeno. Desde 2007, o que faz o presidente da Bolívia? Incentiva a migração em massa de chaparenhos para a Pando. Tenta, assim, interferir na política local, que lhe é hostil, e está criando uma região dedicada ao cultivo da coca.

Eis o governo que conta com o apoio integral do Brasil: Evo Morales está incentivando, com um programa oficial, o cultivo de folha de coca praticamente na fronteira com o Brasil. O resto vocês sabem: onde há a plantação, surge logo a demanda por um laboratório para produzir cocaína. Delírio de um deputado oposicionista? Não! O próprio movimento cocaleiro admite que a plantação.

Outra evidência de como se comporta Evo Morales? O governo Bush havia retirado a Bolívia de um programa que incentiva a exportação para os EUA. Pois bem: no começo do mês, o governo Obama manteve a punição — isto é, a Bolívia continua sem o benefício, concedido apenas a países que combatem o narcotráfico, o que o índio bandoleiro não faz. Longe disso! Como se nota, na prática, ele acaba criando facilidades para o narcotráfico.

O Brasil apóia incondicionalmente um governo que facilita a construção de uma base do narcotráfico em suas fronteiras. Convenham, né? Evo já fez coisa até pior: tomou a Petrobras do Brasil. Dias depois, Lula lhe ofereceu uma linha especial de crédito do BNDES…

Arquivo do blog