Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 04, 2009

VEJA Recomenda


DVDs

Divulgação
O Espião: o lugar mais perigoso para um agente duplo

O ESPIÃO (Fifty Dead Men Walking, Inglaterra/ Canadá, 2008. Imagem)

• No fim da década de 80, auge do conflito na Irlanda do Norte, Martin McGartland, um rapaz de Belfast que vive de contrabando miúdo, é recrutado pelo IRA. Os terroristas, porém, não sabem que seu novo soldado não é exatamente leal: antes que chegassem a Martin, ele já fora recrutado pela inteligência britânica. Dada a violência do IRA, poucas situações poderiam ser mais perigosas para um agente duplo – McGartland, em cuja autobiografia se baseia a história, sobreviveu por pouco a atentados e vive foragido. Além da direção firme da canadense Kari Skogland, o que torna o filme tão tenso são as excelentes atuações de Jim Sturgess, como o espião, e de Ben Kingsley, no papel do inglês que o recruta.



Divulgação
 
O Sopro do Coração: Édipo com desfecho inesperado

O SOPRO DO CORAÇÃO (Le Souffle au Coeur, França/Itália, 1971. Lume)

• Alguns filmes são verdadeiramente mágicos – como este trabalho do diretor Louis Malle (1932-1995) sobre um menino de 14 anos, Laurent, que é o queridinho dos irmãos mais velhos, da empregada e em particular da mãe. Que, na interpretação ensolarada da italiana Léa Massari, é linda, jovem e alvo inevitável do complexo de Édipo de um garoto repleto das inquietações intelectuais da França dos anos 50. Num lance ousadíssimo, Malle coloca mãe e filho a sós, numa longa temporada num hotel – e deixa que as coisas aconteçam. E, então, dá-lhes um desfecho inesperado, o qual subtrai do enredo tudo que se poderia imaginar de salaz a respeito dele. Um filme em um milhão, enfim.




Dieter Nagl/AFP
 
Daniel Barenboim: dos concertos de Beethoven ao tango de Gardel

BEETHOVEN PIANO CONCERTOS; THE LISZT RECITAL; TANGO ARGENTINA: LIVE FROM BUENOS AIRES, de Daniel Barenboim (Music Brokers)

• Os três DVDs apresentam faces distintas de um dos mais importantes regentes e pianistas da atualidade, o argentino naturalizado israelense Daniel Barenboim. O melhor deles traz os cincoConcertos para Piano de Beethoven, que Barenboim toca e rege ao mesmo tempo, acompanhado pela competentíssima Staatskapelle de Berlim. Sua performance no Concerto para Piano 5 é nada menos que magistral. Liszt Recital traz um exercício de virtuosismo (as composições do autor húngaro são um desafio na carreira de qualquer pianista). Por fim, Tango Argentina é um tributo do maestro à música de sua terra natal – ele rege a Filarmônica de Buenos Aires em obras de Piazzolla, Ginastera e Carlos Gardel.

 

LIVROS

O CHAMADO DE CTHULHU E OUTROS CONTOS, de H.P. Lovecraft (tradução de Guilherme da Silva Braga; Hedra; 160 páginas; 17 reais); O PEQUENO ZACARIAS CHAMADO CINÁBRIO, de E.T.A. Hoffmann (tradução de Karin Volobuef; Hedra; 160 páginas; 15 reais)

• O alemão Hoffmann (1776-1822) – tema de O Estranho, um ensaio clássico de Freud – e o americano Lovecraft (1890-1937) – admirado por Jorge Luis Borges – são, cada um a seu modo, mestres da literatura fantástica. O Pequeno Zacarias é um conto de fadas ambientado em um reino fictício do qual as fadas foram banidas por decreto do príncipe, que deseja governar segundo os princípios do iluminismo. Lovecraft é um representante do gótico. A coletânea traz sete de seus assustadores contos e um artigo em que ele explica como os escrevia – para uma história de horror, ensina, a atmosfera é mais importante do que a ação.

Leia trechos: 

• O CHAMADO DE CTHULHU E OUTROS CONTOS
• O PEQUENO ZACARIAS CHAMADO CINÁBRIO

 

DISCO

Nelson Faria
Mario Adnet e Philippe Baden Powell: afro-sambas com uma levada de jazz

AFROSAMBAJAZZ, Mario Adnet e Philippe Baden Powell (Biscoito Fino)

• Compostos nos anos 60 pelo poeta Vinícius de Moraes e pelo violonista Baden Powell, os afro-sambas misturavam música afro-brasileira com os estilos mais diversos – até canto gregoriano. A receita é mantida em AfroSambaJazz, que reúne o maestro e instrumentista Mario Adnet e o pianista Philippe Baden Powell (filho do violonista). Como o nome sugere, o álbum traz canções de Powell e Vinícius com arranjos jazzísticos, que contam com naipe de sopros e a voz de Monica Salmaso. Além de regravações de músicas consagradas como Canto de Ossanha, a dupla apresenta sete composições inéditas de Baden Powell – como Domingo de Ramos, que se assemelha a uma melodia do período barroco.

 

Cinemateca VEJA

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: Harry & Sally – Feitos um para o Outro, uma comédia romântica como não se faz mais (leia a crítica).

Nos demais estados, nesta semana: Charlton Heston desvenda um enigma antológico em O Planeta dos Macacos. (leia a crítica).

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

Arquivo do blog