Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 18, 2009

VEJA Recomenda




DVD

Divulgação
Nick & Norah: encantador, bem escrito e protagonizado pelos atores certos nos papéis corretos

NICK & NORAH: UMA NOITE DE AMOR E MÚSICA (Nick and Norah’s Infinite Playlist, Estados Unidos, 2008. Sony)

• Nick (Michael Cera) foi largado pela namorada e está com dor de cotovelo aguda; Norah (Kat Dennings), que guarda todos os CDs que ele grava para a ex – que os joga no lixo –, está apaixonada por ele, embora nem o conheça: essa é a idade em que nada é mais importante do que a música que se ouve, e Nick e Norah adoram e detestam as mesmas músicas. Durante uma noite em Nova York, indo de show em show, tentando encontrar a amiga bêbada de Norah ou andando de carro com a banda gay da qual Nick – ele mesmo não gay – faz parte, os dois vão tomar conhecimento um do outro e testar essa afinidade. Encantador, extraordinariamente bem escrito e protagonizado pelos atores certos nos papéis corretos, Nick & Norah sugere que o diretor Peter Sollett é um nome a ser acompanhado com muita atenção.

LIVRO

CAVE CANEM, de Danila Comastri Montanari (tradução de Joana Angélica D’Ávila Melo; Record; 322 páginas; 39 reais)

Na casa de campo de um plebeu rico, na Roma antiga, o senador e detetive Públio Aurélio depara com a morte de três homens da família. Aceitando o pedido do patriarca para ser testemunha de um novo testamento, descobre que uma maldição assombra aquele clã – apesar de não acreditar em profecias nem em milagres – e conhece as terríveis mulheres da casa, que dificultam o resultado do inquérito. Cave Canem é o primeiro título de uma série de treze volumes protagonizados pelo detetive Aurélio e escritos pela autora que mais entende de policial histórico na Itália. Danila Montanari homenageia a romancista britânica Agatha Christie e abre o livro com uma frase do filósofo grego Epicuro: "É estupidez pedir aos deuses aquilo que podemos obter por nós mesmos". Leia trecho.

TELEVISÃO

Divulgação
Elton e Costello em Spectacle: música, bate-papo e alguma tietagem

SPECTACLE: ELVIS COSTELLO WITH... (Quartas-feiras, às 22h30, na HBO Plus)

Spectacle é um híbrido: Elvis Costello abre o programa tocando uma música que remeta ao convidado da noite (na do ex-presidente americano Bill Clinton, o cantor escolheu Mistery Train, de Elvis Presley, outro ícone sulista) e, em seguida, emenda um bate-papo. Os entrevistados raramente são obrigados a responder a questões de foro íntimo – mas, quando falam de suas inspirações musicais, acabam revelando mais do que fariam a um entrevistador convencional. Elton John, por exemplo, confessa que telefonou até para a mãe quando Frank Sinatra cantou uma música sua. Divertido também é o jeitão desengonçado de Costello, que às vezes parte para a tietagem. Nesta semana, os convidados são o cantor Lou Reed e o cineasta Julian Schnabel.

Divulgação
Peixonauta: desenho 100% nacional
para as crianças entre 4 e 8 anos

PEIXONAUTA (Segunda a sexta-feira, às 11h30, no Discovery Kids)

Peixonauta, para as crianças de 4 a 8 anos, é um marco na animação brasileira. A série tem mais de 570 minutos – o equivalente a cinco longas-metragens – e é 100% nacional. O desenho conta a história do peixe-astronauta, que faz parte de uma organização secreta que quer salvar o ambiente. Toda vez que é chamado, o simpático agente sai do seu habitat, o lago do parque das Árvores Felizes, para cumprir suas missões na companhia da menina Marina e do macaco Zico. A série, de 52 episódios com onze minutos cada um, vem com grandes pretensões: o lançamento de um longa-metragem, um portal exclusivo e o licenciamento de produtos dos personagens.

DISCO

Nikhil/Divulgação


Mariana Aydar: uma
cantora em evolução

PEIXES PÁSSAROS PESSOAS, Mariana Aydar (Universal)

• Em seu trabalho de estreia, Kavita1, de 2006, Mariana Aydar exibia voz bem colocada e personalidade na interpretação de sambas de Clara Nunes e Leci Brandão e baladas dos Los Hermanos. Nos três anos seguintes, a cantora evoluiu. Ela confirma o talento revelado no trabalho anterior, mas se mostra também uma intérprete mais segura, uma compositora promissora e uma artista em sintonia com os bons valores de sua geração. A começar pela produção, dividida entre Kassin (que trabalhou com Caetano Veloso e Los Hermanos) e Duani, parceiro e namorado de Mariana. O repertório privilegia sua verve "sambística" – Aqui em Casa e Manhã Azul são de uma beleza ímpar. Mas há espaço para gêneros como o baião (Tá?) e até para canções com um quê de psicodelia (Peixes).

Cinemateca VEJA

No Japão feudal do século XVI, um senhor da guerra morre e, para que seus inimigos não descubram a súbita fraqueza de seu clã, um sósia – um homem miserável, que vive de pequenos furtos – é obrigado a tomar o seu lugar. Pouco a pouco, ele esquece que está desempenhando um papel: em seu íntimo, começa a crer que é o suserano que interpreta e a se imbuir tanto de seu poder quanto de sua responsabilidade. O que, então, faz o homem – a índole ou o traje? Essa é a indagação que o cineasta Akira Kurosawa faz, com angústia e também com imensa capacidade de se maravilhar, em Kagemusha – A Sombra do Samurai, uma de suas várias obras-primas, que a Cinemateca VEJA lança neste sábado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nos demais estados, nesta semana: Fale com Ela, o comovente manifesto de amor às mulheres do espanhol Pedro Almodóvar.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo) ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

Publicidade



[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog