Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, abril 10, 2009

Luiz Garcia - Para a lei pegar

O GLOBO
A Lei Seca está em vigor no país inteiro desde junho do ano passado. Teve lançamento de transatlântico, mas hoje lembra um cargueiro velho, que faz água — na verdade, outros líquidos — por todos os lados.

É uma triste constatação. Parece que os pessimistas tinham razão, e nunca é bom quando isso acontece.

Mas os números de pesquisas oficiais, patrocinadas pelo Ministério da Saúde, falam alto. Em dezembro de 2007, 2.1% dos motoristas ouvidos confessaram que dirigiam depois de beber. Um ano depois, com a lei valendo há seis meses, a porcentagem era de 2,6%.

Outros levantamentos revelaram que a proibição foi eficaz durante uns quatro meses. É muito pouco.

Ou seja, os brasileiros não pararam de beber e dirigir por terem consciência de que isso era comportamento antissocial e também um risco para eles mesmos. Na verdade, andaram na linha apenas por medo de serem apanhados pela fiscalização.

Enquanto esta foi frequente e visível, os motoristas ficaram na linha. Quando as blitzes escassearam, o comportamento irresponsável voltou às pistas.

Segundo as pesquisas, o problema é maior entre os homens.

Na verdade, sempre foi. Eles e elas têm consciência de que beber e dirigir é um risco. E o macho se acha mais macho por correr riscos.

Existem razões para a diminuição na diferença de postura entre os sexos. Há mais mulheres trabalhando e conquistando independência financeira. Faz sentido que comecem a ter atitudes mais parecidas com as dos homens, inclusive as condenáveis.

Elas trabalham fora, ganham seu próprio dinheiro — e estão bebendo mais. Ainda menos do que eles, mas os índices estão crescendo.

O Ministério da Saúde anuncia uma nova campanha, unissex, com o lema "dirigir alcoolizado, quando não dá morte, dá cadeia." Palpite de amador: seria melhor "bêbado" do que "alcoolizado". É mais forte, mais coloquial.

Ninguém xinga ninguém de "alcoolizado".

Mas nenhuma campanha irá muito longe se os motoristas não sentirem como real e iminente o risco da cadeia. A Polícia Rodoviária Federal diz que o problema só continua grave nas cidades, porque nas estradas as blitzes continuam. Ela atribui a isso o fato de que nas suas barreiras o número de motoristas embriagados encontrados caiu de um em cada nove para um em 16.

Depoimento pessoal, de valor muito relativo: dirijo em estradas — sóbrio, sempre impecavelmente sóbrio — quase todo fim de semana. Há muito tempo que não vejo uma blitz pela frente. Certamente uma coincidência.

Seja como for, nas ruas e nas estradas, números oficiais indicam cerca de 17 mil mortes por ano em acidentes causados por embriaguez. O ministro José Temporão está coberto de razão ao rezar para que a Lei Seca acabe pegando.

Campanhas publicitárias com certeza podem ajudar. Mas se as blitzes nas cidades continuarem escassas — principalmente à noite e nos fins de semana — dificilmente os bêbados ao volante darão atenção aos apelos por sobriedade.

Arquivo do blog