Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 14, 2009

VEJA Recomenda



DVD

GUERRA DO FOGO (La Guerre du Feu, Canadá/França/Estados Unidos, 1981. Lume)

• Algo como 80.000 anos atrás, uma tribo perde seu maior bem: a fagulha a partir da qual, todos os dias, acende o fogo. Alguns voluntários, então, saem pelas paisagens dramáticas do Paleolítico à cata de uma reposição para a preciosidade. São atacados por tribos antropófagas, fogem de animais, passam fome – e encontram uma representante de gente bem mais avançada do que eles, que lhes ensina a produzir fogo, a rir (manifestação que eles desconheciam) e, bem, algumas outras coisinhas mais. O trabalho mais criativo e cativante do diretor Jean-Jacques Annaud (também de O Nome da Rosa e Sete Anos no Tibet) acerta tudo em um gênero que já derrotou todos os outros, sem exceção, que se arriscaram nele: a aventura pré-histórica.

LIVROS

Lipnitzki/Roger Viollet/ Getty Images


Blaise Cendrars: entusiasmo infantil pela Hollywood dos anos 30

HOLLYWOOD, de Blaise Cendrars (tradução de Vera Ribeiro; José Olympio; 154 páginas; 27 reais)

• Poeta, romancista, ensaísta, o suíço Blaise Cendrars (1887-1961) pertencia à estirpe dos escritores-viajantes. Visitou o Brasil, onde se tornou amigo de intelectuais modernistas, como Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda. Hollywood resultou de um período de quinze dias que Cendrars passou na "meca do cinema", em 1936. É uma divertida crônica da indústria cinematográfica de então, com suas modas e extravagâncias. Apaixonado por tudo o que era moderno, Cendrars fala de Hollywood com um entusiasmo quase infantil. Eis, por exemplo, sua descrição do departamento de efeitos especiais de um estúdio: "Manipula os cataclismos do final do mundo (...). Aniquilou a palavra ‘impossível’". Imagine-se o que ele diria das atuais tecnologias digitais. Leia trecho.


BARBIES, BAMBOLÊS E BOLAS DE BILHAR, de Joe Schwarcz (tradução de José Maurício Gradel; Jorge Zahar; 240 páginas; 39,90 reais)

• A expressão "produtos químicos" está cercada de associações nefastas: para certo senso comum, lembra aditivos artificiais que fazem muito mal à saúde ou poluentes cancerígenos. Professor da Faculdade McGill, de Montreal, o químico Joe Schwarcz desmistifica a química do cotidiano. Em ensaios divertidos, ele apresenta, em termos acessíveis para o leigo (não, ele não emprega nenhuma fórmula), os princípios envolvidos na produção do xampu, da bola de pingue-pongue ou dos suplementos vitamínicos. É um livro leve, despretensioso, mas também iluminador: Schwarcz desmonta muita baboseira pseudocientífica que se vê em comerciais de televisão, especialmente de produtos pretensamente naturais. Leia trecho.

DISCOS

Divulgação


O DJ Gui Boratto: música para ser apreciada com fone de ouvido

TAKE MY BREATH AWAY, Gui Boratto (ST2)

• Poucos DJs são dotados da sensibilidade e da criatividade do paulistano Gui Boratto. Sua música é tão rica em timbres e sutilezas que pede para ser apreciada com fone de ouvido, para que não se perca nenhum detalhe. Take My Breath Away é o segundo disco-solo do DJ, que já trabalhou ao lado das cantoras Gal Costa e Daniela Mercury e participou de um disco de remixes dos temas da trilha sonora de Cidade de Deus. O disco é quase todo instrumental (a única exceção são os vocais femininos em No Turning Back), e as canções não dão espaço à monotonia – vão dos climas lúgubres de Atomic Soda a Besides, com um riff de guitarra e um som de baixo que lembra o grupo inglês New Order.


Bettmann/Corbis/Latinstock
Villa-Lobos: diálogo entre música europeia, instrumentos brasileiros e linguagem indígena

HEITOR VILLA-LOBOS: CHOROS Nº 2, 3, 10 E 12 — Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e John Neschling (Biscoito Fino)

• A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) tem se dedicado à obra de compositores eruditos brasileiros. Nos últimos anos, gravou as sinfonias de Camargo Guarnieri, de Claudio Santoro, as Bachianas e os Choros de Villa-Lobos. Este CD traz os choros nº 2, 3, 10, 12 e Introdução aos Choros, compostos entre 1924 e 1929. São peças nas quais Villa-Lobos busca um diálogo entre música europeia, instrumentos brasileiros e linguagem indígena. Essa última pode ser percebida principalmente em Choros Nº 3, cujo coro entoa palavras indígenas e onomatopeias. Introdução aos Choros, escrita depois de Villa-Lobos ter completado esse ciclo de composições, funciona como prelúdio à obra toda – e aqui o destaque são os solos do violonista Fábio Zanon.

Cinemateca VEJA

Um dos mais geniais cineastas de toda a história, Stanley Kubrick fez filmes definitivos em todos os gêneros em que se aventurou – da guerra, com Glória Feita de Sangue, à ficção científica, com 2001 – Uma Odisseia no Espaço. No terror, não foi diferente: O Iluminado, que a Cinemateca VEJA lança nesta semana no país (menos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro), trata de um sujeito (Jack Nicholson) que se muda com mulher e filho pequeno para um imenso hotel que fica isolado no inverno – e lá enlouquece. Kubrick caminha sobre uma linha difícil. Os estranhos acontecimentos que se sucedem são sobrenaturais ou não passam de alucinações? A dúvida permanece, mas o medo, venha de onde vier, é autêntico.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: o fantástico roubo arquitetado por George Clooney e Brad Pitt em Onze Homens e Um Segredo.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o
exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo)
ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira,
das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com





[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog