Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, julho 06, 2011

Fotos reveladoras VALDO CRUZ

FOLHA DE SP - 06/07/11

BRASÍLIA - As imagens do velório do presidente Itamar Franco não foram premeditadas, aconteceram de forma acidental, bem ao estilo do senador mineiro, mas refletem com nitidez o quadro político atual do governo Dilma e causam certa angústia na seara petista.
Enquanto Lula aparece nas fotos ao lado de peemedebistas como o vice Michel Temer e o senador José Sarney, Dilma surge rodeada de tucanos, como FHC e Aécio Neves.
Feitos em dias separados -Lula esteve no velório no domingo, Dilma, na segunda-, os instantâneos revelam com perfeição o balé político que está sendo ensaiado nos bastidores de Brasília.
Peemedebistas confessam, reservadamente, sentir saudades de Lula no Palácio do Planalto diante do tratamento dispensado a eles pela presidente. Tucanos estão atônitos com o namoro entre Dilma e Fernando Henrique, mais do que nunca o ator principal do PSDB.
Desde o início de seu governo, a presidente deixou claro que não se sente muito à vontade entre peemedebistas. Não dá ao PMDB a mesma atenção que Lula dedicava à legenda. Por sinal, coisa parecida se repete com outras siglas, como o PSB de Eduardo Campos.
Tal comportamento dilmista já fez acender sinais de alerta no PT. Fosse hoje a eleição presidencial, petistas vaticinam: PMDB e PSB embarcariam em outra canoa, ou própria ou dos tucanos, já que se sentem aliados de segunda categoria no atual governo.
O receio mais imediato é com a eleição municipal no próximo ano. Ali, acreditam petistas, poderão ser vistos os primeiros reflexos do tratamento dispensado por Dilma Rousseff aos dois aliados.
O principal temor, contudo, reside mesmo em 2014. Aí, ou Dilma termina seu primeiro mandato com a economia a todo vapor e atrai por gravidade quem desejar ou, então, só uma recandidatura presidencial de Lula segura PMDB e PSB no mesmo barco petista.

Arquivo do blog