Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 27, 2010

FH: 'É inédito na História republicana'

O GLOBO

Ex-presidente diz que seu sucessor tem que mudar comportamento e seguir a lei

O EX-PRESIDENTE Fernando Henrique: tucano criticou o petista Lula

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem, durante almoço-palestra no Instituto dos Advogados de São Paulo (IAB), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria mudar seu comportamento e passar a cumprir as determinações da legislação eleitoral, que não permite campanha eleitoral antecipada. Lula vem fazendo declarações de apoio à candidatura da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e por isso já foi multado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

- Em primeiro lugar, decisão de tribunal não se discute. Acho que o presidente Lula tem que refletir um pouco porque esta é a segunda vez que é multado pelo TSE. Isso é inédito na História republicana. Foi chamado a atenção duas vezes pelo tribunal. Ele tem que mudar o comportamento. Quer dizer, ele tem que se comportar de acordo com alei. É o mínimo que se espera de um presidente - disse FH após palestra sobre "O Brasil no cenário mundial", na qual criticou a política externa brasileira, por se "se intrometer" na questão palestina.

FH disse que o Brasil não tem que dar palpites na discussão envolvendo árabes e judeus no conflito do Oriente Médio.

Fernando Henrique disse que vai à festa de lançamento da candidatura presidencial do governador José Serra (PSDB), marcada o próximo dia 10, em Brasília; mas não confirmou se pretende discursar no evento.

- Isso não foi acertado ainda. Eu já falo bastante e, quando tem muitos oradores, prefiro não falar para não cansar ainda mais as pessoas. Mas, numa festa como essa, o importante é a mensagem do candidato. Os outros têm que ser acólicos, e estarei lá para bater palmas. Quero ouvir é o que o Serra tem a dizer - disse.

O ex-presidente voltou a dizer que não espera que o PSDB defenda seu governo na campanha eleitoral:

- Campanha eleitoral não pode ser isso (discussão dos governos anteriores), falar do passado. Tem que ser transmissão de um futuro, de um caminho, de inspirar confiança no povo. Não se inspira confiança simplesmente com o que foi feito. Se fosse assim, o Lula poderia dizer: "Basta eu, não preciso da Dilma". Queremos ouvir os pré-candidatos para saber o que pensam. Precisamos saber se ela inspira ou não capacidade de confiança e liderança. O mesmo de diz do Serra, mas o Serra é mais conhecido, já mostrou sua capacidade de liderança. Ela vai ter que mostrar se é capaz - disse FH, após o almoço com os advogados.

Arquivo do blog