Entrevista:O Estado inteligente

domingo, março 08, 2009

Uma verdade dolorosa ( Giulio Sanmartini)


Fernando Henrique Cardoso, no encontro de ex-presidentes da América Latina em São Paulo, foi objetivo, breve e contundente em suas críticas ao atual governo petista. Disse que o governo tem tentado passar um falso otimismo à população diante da crise econômica mundial, mas com medidas que "não se concretizam". Segundo o ex-presidente, falta "competência" à gestão de Lula para, por exemplo, executar o PAC.

"Estamos indo dia-a-dia com medidas de impacto, mas que não se concretizam. O governo não pode deixar de passar uma mensagem de esperança à sociedade, mas não pode ser retórica [...]. O PAC não está sendo afogado por falta de recursos, está sendo afogado por falta de competência", disse FHC.

Sobre as invasões do MST, Fernando Henrique disse que o movimento tem cometido "abusos" e que o governo tem sido "indulgente" no cumprimento da lei. Ele citou que o governo não está cumprindo a medida provisória (MP) que estabelece que terras ocupadas não podem ser desapropriadas. "Isso não está sendo posto em prática. O que é uma indulgência do governo com a transgressão da lei. Esse é um problema grave", afirmou.

"O principal problema no caso é que houve uma divisão no governo. O ministro da Justiça justificou que era uma coisa natural que houvesse invasões, que era um amadurecimento do movimento, e o presidente Lula disse que era inaceitável", afirmou. "Esse é o problema. Não se sabe qual é a posição do governo a respeito. O País inteiro sabe que está havendo um abuso enorme. Nesse caso, especificamente, houve mortes. Não foi só uma ocupação de terra, mas uma ocupação violenta", criticou.

Fato é que FHC está perfeitamente certo nisso que disse e não há dúvida que essa ilusão lançada como isca eleitoral trará um triste resultado para o país

(*) Texto de apoio: Thiago Faria e Anne Warth

Arquivo do blog