Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 07, 2009

As gestantes que recuperam a forma a jato

Obsessão pós-parto

Grávidas que voltam à forma poucas semanas depois
de dar à luz não são a regra. A cinturinha das mamães
recentes e famosas é para ser admirada, não imitada


Juliana Linhares

Roberto Abreu/Coperphoto/Futura Press
NASCIDAS PARA ENXUGAR
Claudia Leitte diz que não faz regime e tem condicionamento de atleta; Jessica Alba admitiu: "Eu chorava"

A primeira reação da maioria das mulheres que engravidam, sobretudo na primeira vez, é se sentir nas nuvens. A segunda, atualmente, é pensar: como vou voltar à forma rapidamente? Resposta: não vai. Por mais que artistas e modelos impressionem pela velocidade com que aparecem de barriga (tanque) de fora semanas depois do parto, a recuperação a jato da cinturinha só acontece com mulheres que já eram magras, atléticas e predispostas à rápida perda de peso. Como a cantora baiana Claudia Leitte, 28 anos, que um mês depois de ter dado à luz o filho Davi comandou um trio elétrico, com pouca roupa e muita energia, nos intermináveis dias e noites do Carnaval de Salvador. "Tenho movimentação de atleta. Chego a ficar oito horas pulando nos shows. Meu corpo é forte e, por isso, se recuperou rapidamente", diz Claudia, já livre de todos os 10 quilos que ganhou na gravidez e mais 1, para garantir. Ela merece todos os elogios, mas não deve ser tomada como exemplo. Ao contrário, a expectativa de emagrecimento rápido pode acrescentar uma carga de alto stress à vida já tão modificada pelo nascimento de um filho. Em média, o esperado é que mulheres com bom condicionamento físico que engordaram de 10 a 13 quilos durante a gestação recuperem o peso habitual em três a quatro meses, o mesmo prazo para que o útero retorne ao tamanho original. Não custa repetir: cada corpo tem o próprio ritmo. "Na gravidez, os músculos retroabdominais são esticados em até 50%. O prazo de três meses para a recuperação é o mínimo", diz o cirurgião plástico Miguel Sabino Neto, da Escola Paulista de Medicina.

Claudia está amamentando e não mudou a dieta habitual, mas fez caminhadas todos os dias desde que saiu da cama; vinte dias depois do parto já estava correndo quarenta minutos na esteira. Ganhou medalha de ouro na competição pós-parto que se desenvolve entre as mães famosas, provavelmente empatada com a modelo Alessandra Ambrosio, 28 anos, que engordou 20 quilos, teve a filha Anja em agosto e, no dia 15 de novembro, desfilou para a grife de lingerie Victoria’s Secret de calcinha, sutiã e 18 quilos a menos. Ao contrário da maioria das famosas que disfarçam os sacrifícios exigidos pela vida diante das câmeras, ela não esconde o que sofreu. "Fiz um regime rígido. Uma nutricionista me mandava as cinco refeições diárias, de baixas calorias. Depois de um mês, comecei a fazer musculação e caminhadas puxadas, durante duas horas, todos os dias. Morria de medo de ficar com a barriga caída", admite. A atriz americana Jessica Alba, 27, também teve a mesma e reconfortante sinceridade. Ela deu à luz uma menina em junho, engordou 15 quilos e sofreu para recuperar em três meses a forma que lhe rendeu o título de um dos mais belos corpos do cinema. Com o compromisso comercial de posar para o calendário de uma marca de bebida, Jessica começou a fazer ginástica moderada três semanas após o parto. Dois meses depois, era uma hora por dia, seis dias por semana. "Os exercícios eram horríveis. Eu chorava. Depois disso, nunca mais fiz ginástica", conta. Ela aparece linda e esbelta no calendário, embora não o suficiente – aos olhos de especialistas, a cinturinha foi eletronicamente afinada.

Kevin Mazur/Wire Image/Getty Images, John Parra/Wire Image/Getty Images e Fernando Torquatto/Boa Forma
REGIME PUXADO
Alessandra Ambrosio fez "dieta rígida", Tameka Foster, mulher do cantor Usher, quase morreu em São Paulo e Carolina Dieckmann "sentia uma fominha"

Se até Jessica Alba precisa de Photoshop, imagine-se as mulheres comuns. "A paranoia é tão grande que algumas já começam mentindo. Engordam 10 quilos, mas dizem que foram 30, para impressionar", diz a nutricionista Gabriella Guerrero, de São Paulo. Os regimes de fome, já habitualmente condenáveis, não devem nem ser cogitados por mães recentes. "O saudável na gravidez é uma dieta de cerca de 1 800 calorias por dia. No pós-parto, sobe para 2 000 a 2 300", prescreve a nutricionista. "Mães que cortam muito a alimentação, incluindo os carboidratos necessários para produzir leite, podem ter hipoglicemia, cansaço e tonturas. E talvez os bebês não ganhem peso na quantidade e velocidade ideais." A prática de exercícios também exige moderação. "Na porção inferior do corpo, é preciso tomar cuidado com os pontos. E a musculatura peitoral estará debilitada por causa da amamentação, o que pode tornar dolorosos os exercícios com peso", diz o ginecologista Jorge Andalaft, da Casa de Saúde da Mulher da Universidade Federal de São Paulo. Da mesma forma que o excesso de cuidados do período de resguardo do passado, quando as mulheres nem lavavam os cabelos, os exageros do presente impressionam. Um caso recente foi o de Tameka Foster, mulher do cantor americano Usher. Em fevereiro, apenas dois meses depois de ter dado à luz, internou-se para uma lipoaspiração na barriga numa clínica de São Paulo. Ao médico, disse que o parto havia sido seis meses antes. Tameka sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a anestesia e passou onze dias internada. É possível estabelecer uma relação entre os dois fatos? O corpo de parturientes recentes contém excesso de líquido, o que aumenta o volume de sangue. Durante uma operação, a paciente recebe ainda mais líquido. "O coração não dá conta de bombear todo esse sangue e pode sofrer uma parada", explica Andalaft. "Além disso, o útero ainda não voltou a seu tamanho normal e pode comprimir as veias das pernas, que fazem a ligação do coração com os membros inferiores, causando uma embolia", completa Miguel Sabino Neto. Como as dores do parto, os sacrifícios em favor do emagrecimento rápido podem parecer mais vagos com o passar do tempo. A atriz Carolina Dieckmann engordou 30 quilos na segunda gravidez e impressionou pela recuperação da cinturinha. Durante o esforço emagrecedor, chegou a reclamar: "Sim, passo muita fome". Hoje, corpo perfeito, releva: "É, sentia uma fominha". Todas as que não são Carolina estão desobrigadas de fome de qualquer tamanho.

Arquivo do blog