Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 14, 2009

Alemanha Um massacre na escola

Horror numa escola alemã

Adolescente entra no colégio onde estudou
e mata quinze pessoas. O mais intrigante
é o fato de um crime tipicamente americano
ter se tornado comum na Europa


Duda Teixeira

Reuters
Kretschmer promoveu o massacre: a arma estava no quarto do pai
VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
Linha do tempo: Massacres chocantes
Do Acervo Digital
Mortes em Columbine
Dos arquivos de VEJA
O que inspirou os jovens responsáveis pelos massacres em escolas da Finlândia (1/10/2008)
A mente do atirador que matou 32 pessoas na universidade (25/4/2007)


Na manhã da quarta-feira passada, um jovem de 17 anos abriu fogo numa escola secundária alemã, matando a sangue-frio nove estudantes de 14 a 16 anos e três professores. A maioria dos alunos foi baleada na nuca e alguns corpos foram encontrados ainda com a caneta entre os dedos. Tim Kretschmer, o assassino, saiu então às ruas de Winnenden, pacífica cidadezinha de 27.000 habitantes, próxima a Stuttgart, tomado por fúria assassina. Abateu um funcionário da clínica psiquiátrica em frente à escola, roubou um carro, matou mais duas pessoas numa loja de veículos e trocou tiros com a polícia. Só parou quando foi ferido nas pernas pelos policiais. Suicidou-se então com um tiro na cabeça.

A chacina deixa pais e autoridades com a desconfortável sensação de impotência. Vasculhar a vida do assassino para dar um sentido ao crime absurdo muitas vezes é uma busca vã. Kretschmer tinha amigos, família abastada e estudava em uma escola profissionalizante. Era exímio no tênis de mesa. É fato que adorava Counter Strike, um videogame violento, mas isso não explica nada. "Tim não jogava mais no computador nem via mais televisão do que eu ou qualquer outro de meus amigos", afirmou um de seus ex-colegas à revista alemã Der Spiegel. Seu único sinal de alerta foi um surto depressivo, no ano passado. Provavelmente não por coincidência, uma de suas vítimas trabalhava na clínica psiquiátrica em que ele fizera o tratamento. O problema não é o excesso de armas, como nos Estados Unidos. A legislação alemã restringe com rigor a posse de armas de fogo. A Beretta 9 milímetros usada pelo adolescente pertencia a seu pai, frequen-tador de um dos inúmeros clubes de tiro na Alemanha rural. Em sua casa havia dezesseis armas guardadas em um cofre, e Kretschmer usou a única disponível, deixada em uma gaveta no quarto do pai.

O crime brutal ressoou pela Europa, que sempre viu ataques às escolas como típicos dos Estados Unidos. Já não é assim. Foi depois do massacre na escola Columbine, há dez anos, em que dois adolescentes americanos vestidos de preto assassinaram treze colegas antes de cometer suicídio, que crimes parecidos se tornaram mais frequentes na Europa. A Finlândia já contabiliza dois e a Alemanha viveu agora o terceiro. Uma explicação seria o efeito imitação. "Esse é um crime de alto impacto, que pode levar pessoas com perturbações psicológicas a imitá-lo", diz o psiquiatra forense José Geraldo Taborda, de Porto Alegre. "O problema é que quase nada pode ser feito para contê-lo."

Arquivo do blog