Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 18, 2014

Papo em causa própria Zuenir Ventura

Papo em causa própria

O Globo

A velhice não é um tema que mobilize os governos, a não ser para considerá-la um estorvo que custa aos cofres públicos não sei quanto e que, ainda por cima, não produz. Agora mesmo acho que nem chegou a ser citada nos debates dos presidenciáveis. Os dois talvez se julguem distantes dessa faixa etária, sendo muito jovens, quem sabe, para se preocuparem com o problema, preferem os ataques e as ofensas pessoais, o baixo nível (até quando vamos aguentar esse modelo de campanha?). Além do mais, para a cultura do consumo, a velhice não tem o glamour da juventude, embora o Brasil seja cada vez mais um país de cabelos brancos. Já são, ou melhor, somos, cerca de 26 milhões, e, em 2050, o número quase triplicará. Ou seja, temos futuro. Como desforra ao descaso oficial, esta semana deixei de me interessar pela disputa eleitoral, trocando-a pelo IX Fórum de Longevidade Bradesco em SP, na proveitosa companhia de especialistas daqui e de fora, como o psicólogo americano John Gray, autor de "Homens são de Marte, mulheres são de Vênus". Ali foram abordadas as diferenças do processo de envelhecimento entre homens e mulheres. Participei também no Rio (mas, aqui, depois de escrever esta coluna) não pelo saber, talvez como curiosidade. Acho que o gerontólogo Alexandre Kalache, curador do evento, queria mostrar como alguém na minha idade ainda conserva as funções vitais.

Nesse seminário em que as mulheres brilharam — as jovens coroas Mirian Goldenberg, Mary Del Priore e Cláudia Burlá foram as estrelas brasileiras —, a lição mais importante para mim foi aquela sintetizada por Mirian em "A bela velhice", um livro que os velhos de hoje e os de amanhã deveriam ler. Desconstruindo preconceitos e estereótipos negativos, a antropóloga sugere os caminhos para tornar mais feliz a chamada terceira idade. O primeiro deles é "não se aposentar de si mesmo ou mesma", ou seja, ter um "projeto de vida". É também fundamental valorizar a liberdade, buscar a felicidade, cultivar a amizade, aprender a dizer "não", vencer os medos, aceitar a própria idade. Em suma, "viver intensamente o presente e dar muitas risadas". Em outras palavras, eu acrescentaria a receita de Vinicius de Moraes, o poeta que mais entendia de vida: "A coisa mais divina/ Que há no mundo/ É viver cada segundo".

______

Também em SP, assisti a "Relatos selvagens", do jovem cineasta argentino Damián Zsifron, com Ricardo Darín. O mínimo que posso dizer do filme, que abriu a 38ª Mostra Internacional, é que ninguém deve deixar de ver essa inteligente, divertida, sutil, genial comédia, que estreia no Rio na próxima semana.



Enviado do meu iPhone

Arquivo do blog