Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 20, 2009

Radar

VEJA

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

 

Uma questão de perfil

Anja Niedringhaus/AP
Na banca Lula: seu destino é virar banqueiro?

E então, Lula vira presidente do Banco Mundial, depois de deixar o Palácio do Planalto? Rumores não faltam de que Barack Obama patrocinaria a candidatura de Lula para substituir Robert Zoellick, que tem mandato até 2011 (quem indica o presidente do Banco Mundial são os americanos). A conversa chegou até o Cazaquistão. Durante a visita oficial de Lula àquele país na semana passada, o primeiro-ministro, Karim Massimov, fez a Lula essa pergunta na reunião que tiveram. Lula negou de pés juntos: "Não é verdade, não tenho perfil de banqueiro".

 

 

Michel Filho/Ag. O Globo
Midas carioca Eike: o mais rico ficou ainda mais rico

• Economia

14 bilhões de dólares
O bom momento da Bovespa fez bem ao já encorpado patrimônio de Eike Batista. A OGX, sua empresa de petróleo, depois de uma queda vertiginosa, já supera o seu valor de lançamento na bolsa, há um ano. Com isso, a fortuna de Eike, que em março a revista Forbes estimou em 7,5 bilhões de dólares, saltou para 14 bilhões de dólares. Nesse cálculo está computado somente o que ele possui nas empresas de capital aberto de que participa. Ficam fora dessa conta seus outros negócios, como hotel, hospital, restaurante etc.

 

 Eleições 2010

Estilo Serra
Em conversa dez dias atrás, José Serra disse a Lula que só decidirá se é de fato candidato a presidente em março. Ou seja, até para Lula, Serra reforça que não quer prévias neste ano.

 

 Governo

Apertem os cintos
A nova previsão do governo para a queda de arrecadação neste ano é de 60 bilhões de reais em comparação com 2008. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já está definindo os novos cortes no Orçamento e o contingenciamento que serão anunciados em breve.

 

 Minas Gerais

Tempos difíceis
A pancada da crise também deixa grogue a arrecadação em Minas Gerais – assim como em todos os estados brasileiros. Em maio, o setor de mineração arrecadou 5,5 milhões de reais. É um volume 90% menor do que os 60 milhões de reais apurados em outubro passado. Na siderurgia, a queda é de 55% comparando-se o mesmo período.

 

 Brasil

"Se eu soubesse..."
Roseana Sarney assistiu na semana passada ao vídeo de sua cirurgia de correção do seu aneurisma cerebral, que durou quatro horas. Depois, comentou com os mais próximos: "Se eu soubesse que era assim, não teria feito".

 

 Câmara

Pingue-pongue de denúncias
A crise que hoje assola o Senado deve voltar para a Câmara muito em breve. Venceu na terça-feira passada o prazo para a comissão de sindicância apurar o esquema de venda de passagens aéreas de deputados a agências de viagens. O resultado ainda não chegou a Michel Temer, mas está a caminho. Pela amplitude do esquema, vem chumbo grosso aí.

Com a verba indenizatória
Em 2004, Fernando Gabeira contratou a empresa da então namorada (e atual mulher), Neila Tavares, para fazer o site Cidade Sustentável. A Lavorare Produções recebeu pelo trabalho pouco mais de 20 000 reais. A conta foi paga através da verba indenizatória que recebe como deputado.

 

 Carros

O novo GM
A GM batizou de Agile o carro que lançará no Brasil no último trimestre. Vai entrar no mercado para substituir aos poucos a linha Corsa e para concorrer na faixa do Fox, da Volks.

 

Damian Dovarganes/AP
Megaturnê McCartney: de volta ao Brasil depois de vinte anos do show no Maracanã

 Showbiz

Paul McCartney vem aí
O empresário Luiz Oscar Niemeyer praticamente fechou a vinda de Paul McCartney ao Brasil em 2010. Serão apenas dois shows, ambos em abril. Um em São Paulo e outro em Brasília, comemorando os 50 anos da cidade. A nova rodada de shows de McCartney passará por cerca de 100 cidades, deve durar dois anos e provavelmente será a última megaturnê de sua carreira.

 

Com Paulo Celso Pereira


Arquivo do blog