Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 20, 2009

O que Lula foi fazer no Cazaquistão? Por Giulio Sanmartini

blog Prosa & Politica


Sempre critiquei a inutilidade das viagens do Presidente Luiz Inácio a países sem expressão alguma para o Brasil e vou continuar a fazê-lo. Nessa última, partiu para uma excêntrica viajem à República do Cazaquistão. Pra que? Ninguém sabe muito bem.

Como Lula usa os recursos do país muito mais para se divertir que para trabalhar, talvez foi para satisfazer sua medíocre vaidade de poder dizer que foi o primeiro presidente "na história desse país" a visitar o Cazaquistão. Seu porta-voz Marcelo Baumbach, deu uma explicação onde não diz absolutamente nada: que a visita do presidente é "elemento adicional na consolidação de um diálogo" entre os dois países.

O Cazaquistão é ex-membro da União Soviética e o maior país centro-asiático, que obteve sua independência em 1991. Uma parte de seu território fica na Europa. A base da economia local é o petróleo: o território cazaque é rico em combustíveis fósseis.

Bem, pode ser que Lula tenha ido àquele país para ficar sabendo como o presidente Nursultan Nazarbayev, formado dentro dos ditames comunistas, vem conseguindo estar no poder de 1990, mudando a Constituição, impondo regras que atendam simplesmente à sua ambição pessoal, tenha conseguido nas últimas eleições 90% dos votos.

Certamente Lula quer conselhos e saber a chave desse totalitarismo apelidado de democracia.

(*) Foto: presidentes Lula e Nursultan Nazarbayev,

Arquivo do blog